WordPress vs Drupal e Joomla! Qual CMS é o melhor?

Hoje vamos falar sobre criação de sites e sistemas próprios para gerencia-los. Obviamente, não basta você ter apenas a ideia do que você vai oferecer, seja serviço, produto ou conteúdo, mas principalmente como fará para tocar as pessoas. E assim, falamos desde a criação da sua plataforma virtual, até o conteúdo.

Uma opção interessante é o uso de um gerenciador de conteúdo, também conhecido como CMS. Mas para a escolha do CMS é necessário identificar qual melhor se adequa a necessidade da sua página e da capacidade das técnicas que são suportadas.

A questão mais importante não é a definição de qual é o melhor, mas sim quais dos 03 que melhor atende ao que você precisa naquele momento. E para ajudar nessa escolha, separamos uma explicação para que você conheça as principais características de cada um deles.

O que fazer após escolher seu domínio?


Após o registro do seu domínio, e encontrar a melhor hospedagem, de acordo com as necessidades do seu projeto, é necessário iniciar a construção da sua página, e lembre-se de adicionar seu logotipo. No entanto, existem diversas opções que podem ser utilizadas, como páginas de portfólio, páginas personalizadas ou mais direcionadas.

Lembre-se que a logo será a “face” do seu projeto. Há muitos fatores que indicam que grande parte do sucesso das empresas, deve-se ao fato de serem bem quistas e vistas por seus clientes.

Agora que você sabe que o Design é importante, vamos para o cerne do nosso assunto de hoje:

CMS: O que é?

CMS – Content Management System, é um gerenciador de conteúdo que tem o funcionamento parecido com um motor, onde ele fornecerá tudo que é necessário para o pleno funcionamento. Ele auxilia na criação dos elementos bem como sua edição, através de uma interface.

Dependendo do sistema escolhido e do seu uso, não é necessário a edição de linhas de código, o que torna uma opção muito mais viável e de rápida execução.

A principal característica desse tipo de sistema são os plugins que otimizam o funcionamento, permitindo uma facilidade na implementação de novos recursos. Existem diversos plugins que são necessários para melhorar o funcionamento da página, como plugins de SEO, para ranqueamento de conteúdo, para captação de leads, entre outros.

Sendo possível ainda escolher templates variados e novos temas, que são personalizáveis, de acordo com a sua marca e posicionamento.

O mercado dispõe vários sistemas de gerenciamento de conteúdo, mas existem 03 que são os principais: WordPress, Joomla e o Drupal. Eles são gratuitos, e são instalados de maneira simples e rápida, e ainda possuem planos de hospedagem, simplificando bastante a vida dos usuários. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

WordPress: o CMS mais popular

Atualmente, o WordPress é o mais popular dentre os CMSs atuais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Website Setup, mais de 40% de todos os sites que estão no ar atualmente, incluindo os blogs, utilizam o WordPress para gerenciamento de todo o seu conteúdo.

Sua criação aconteceu em 2003, e era utilizado primordialmente para blogs. Hoje em dia, ele é utilizado em larga escala, em sites, blogs, graças a sua facilidade de uso e edição.

Dos 03 CMS que citamos anteriormente, o WordPress é que possui mais plugins e temas disponíveis para utilização. Outra vantagem é que a comunidade é bem ativa, onde a resolução de problemas e dúvidas acaba sendo muito mais rápida do que os demais CMS.

Joomla: indicado para e-commerces

O Joomla é fruto da separação dos desenvolvedores do Mambo e do Miro, que era a empresa que tinha os direitos sobre o sistema Mambo. Ele pode ser considerado como um meio termo, a nível de recursos, entre o WordPress e o Drupal.

Já que ele possui características dos dois CMS, ele é de fácil edição e conta com recursos mais avançados. Ele é indicado para que estão buscando mais recursos avançados, que não estão disponíveis no WordPress e para quem entende que o Drupal é um pouco mais complexo.

Bem como o WordPress, o Joomla possui inúmeros plugins e temas disponíveis, e conta como uma comunidade disponível para auxílio de dúvidas e questionamentos sobre seu uso. Ele é indicado para quem está criando um e-commerce, pois seus recursos facilitam bastante essa criação. Além disso, também é indicado para a construção de intranets e sites institucionais.

Drupal: indicado para projetos mais complexos

O Drupal é um CMS que conta com uma plataforma mais robusta, que permite alterações de back-end, dos 03 sistemas de gerenciamento de conteúdo, o Drupal é o que necessita de mais conhecimentos específicos para que as edições sejam realizadas.

Ele foi criado em 2001, portanto é o mais antigo entre os CMS, e por ser muito mais robusto do que os demais, tem uma versatilidade maior, suportando projetos de maior porte, com uma complexidade mais alta.