Veja como ser a diferença em mercados fomentados

O mercado digital é o ambiente onde os negócios acontecem virtualmente, sendo a Internet o principal impulsionador e facilitador para os mercados fomentados.

Dentro do mercado digital, as empresas criam produtos e serviços que depois são comercializados online, o que resulta no consumo de produtos e serviços dentro desse meio.

Dizer que a internet mudou o mundo não é algo controverso. São inúmeras as diversas inovações, possibilidades e melhorias que a tecnologia trouxe ao mundo. Hoje, é praticamente impossível compreender a vida sem esses recursos.

Em termos de negócios, o desenvolvimento tecnológico trouxe novos mercados como os de porta documento veicular personalizado, novas ferramentas e novos formatos.

Junto com o avanço das máquinas, a era digital trouxe um novo ambiente a ser explorado pelas empresas e apreciado pelos consumidores.

Com isso, a evolução do mercado digital avançou de tal forma que esse ambiente se tornou essencial para qualquer negócio que deseja se manter rentável.

Isso porque, os smartphones começaram a ser um grande sucesso entre as pessoas, impulsionando a adoção do digital nas tarefas cotidianas.

Isso repercutiu tanto na forma como a comunicação era feita quanto na forma como os serviços e produtos eram consumidos, como em uma loja que vendia roupa de frio infantil atacado.

Então para que os empreendedores possam se destacar, eles precisam entender o que de fato é o mercado digital, como se adaptar a ele e as tendências do momento.

Mas afinal, o que é mercado digital?

Desde a Revolução Industrial, os sistemas de produção do mundo nunca foram interrompidos tão substancialmente como com o advento da era digital.

Principalmente por causa da internet, essa nova realidade criou o mercado digital, que se especializou em diversos nichos e segmentos e possui muitos espaços inexplorados, seja para vender serviços ou produtos não tão comuns como uma telha brasilit de 3 metros.

Com a crescente popularidade das compras online, surgiram novos modelos de negócios, entre eles o e-commerce, cujo marketing digital ganhou destaque e hoje é essencial para qualquer empresa que deseja crescer.

O mercado digital consiste em empresas tradicionais desenvolvendo negócios online, bem como novas empresas, startups, empresas SaaS (software como serviço), empresas fintech e outros modelos de negócios; incluindo franquias.

Ou seja, toda empresa que presta serviços ou vende seu produto por meio de uma plataforma, site ou aplicativo móvel é considerada parte do mercado digital.

Seu tamanho é incrível e abrange vários campos, incluindo finanças e saúde, como no caso de uma clínica de recuperação de alcoólatras. A indústria de franquias é essencialmente a mesma.

Várias partes da franquia estão cada vez mais conectadas ao mercado digital. Elas podem ir desde franquias de alimentação a performance de aplicativos de delivery até franquias de serviços digitais como redes de marketing, consultorias, entre outros.

Como é o funcionamento do mercado digital?

O ponto de partida para a funcionalidade interativa e transacional nos mercados digitais é, obviamente, o equipamento utilizado.

Esses dispositivos estarão presentes em cada uma das fases da pesquisa sobre um painel de ACM preço, por exemplo, e isso facilitará a compra e também a sua utilização.

Atualmente, os aparelhos eletrônicos mais populares do mundo são computadores e telefones celulares, mas os smartphones estão progredindo mais rápido do que qualquer outro dispositivo nessa área.

Pensando nisso, as empresas começaram a se preparar para receber visitas de dispositivos móveis, criando páginas mais personalizadas para elas, que são muito mais leves.

Vale ressaltar que nenhum mercado prospera sem clientes, portanto, se uma empresa que comercializa caixa de gordura externa inox quiser prosperar, eles dependem de que o público tenha uma conexão rápida à Internet.

Serviços do mercado digital como streaming de vídeo, por exemplo, exigem que o público tenha uma conexão forte, esses serviços muitas vezes fazem parceria com empresas como as que fornecem serviços de internet.

No que diz respeito ao atual funcionamento dos mercados digitais, deve também ser dada atenção à fragmentação dos serviços. Com o tempo, mais e mais serviços foram criados para resolver problemas específicos.

Como adaptar um negócio para a evolução digital?

O fato de os marketplaces digitais terem se tornado uma realidade bastante atraente, não significa que todas as empresas se beneficiem automaticamente deles.

Ao contrário, quem não entende como esse jogo de mercado funciona e tenta competir em alto nível corre o risco de perder espaço e passar por dificuldades.

Por isso, é fundamental que as empresas façam as alterações necessárias para posicionar seu negócio de forma que ele possa competir com sucesso com outros negócios online, ou seja, deve ter dificuldade em conquistar clientes. Para isso devem:

Desenvolver conteúdos de altíssima qualidade

A produção de conteúdo é um dos pilares fundamentais do mercado digital, pois é o meio pelo qual os clientes podem entender melhor seus problemas e necessidades. Além disso, serve como um limite para determinar quais marcas são mais confiáveis.

Assim, quanto maior for a quantidade de materiais relevantes e interessantes para o público, maior a probabilidade de que os produtos e serviços sejam vendidos para eles.

Outra função significativa do conteúdo no mercado digital é divulgar a imagem da marca e torná-la conhecida em seu nicho específico, isso pode levar ao reconhecimento como autoridade em determinado assunto.

Estar presente em diversos canais e formatos

Apesar de ser a abordagem mais comum e ter um impacto significativo em uma estratégia bem-sucedida, existem outras opções a serem consideradas além das postagens de blog.

Uma clínica que realiza ASO exame laboratorial pode divulgar conteúdos nas redes sociais, enviar e-mails sobre a importância de realizar esse tipo de exame e informações úteis para quem já fez o procedimento.

Preparar o modelo de negócios para o digital

Normalmente, é fundamental estar bem preparado para trabalhar no ambiente digital. Isso é feito habitando esse meio, utilizando as redes sociais da mesma forma que os clientes a utilizam.

Essa forma de utilização do meio online permitirá uma melhor compreensão do que constitui uma experiência de usuário perfeita.

Esse tipo de preparação precisa ser realizada por qualquer negócio que deseje prosperar na era da internet, então se aqueles que vendem materiais de construção como saco de gesso de 40 kg desejam continuar atuando, devem entender os seguintes pontos:

  • Fornecer uma experiência móvel otimizada;
  • Aplicar técnicas de SEO;
  • Desenvolver estratégias para chamar atenção do público;
  • Reforçar a segurança de dados e informações sensíveis;
  • Se adaptar à constante mudança do mercado.

O mercado digital é grande demais para ser ignorado. As empresas que se adaptarem a essa nova realidade terão vantagem competitiva e se manterem ativas e saudáveis ​​no mercado.

Quais as principais tendências do mercado digital?

Como o mercado digital é altamente dinâmico e em constante evolução, as tendências do mercado digital têm um impacto significativo na direção do mercado.

No entanto, há algumas coisas que as empresas devem estar cientes que vêm ocorrendo há algum tempo e são cada vez mais prevalentes. Estas são:

Consumo online como foco dos consumidores

Muitas pessoas já se engajaram no mercado digital antes da pandemia. A comodidade de comprar produtos sem precisar se deslocar até uma loja, tudo do conforto da sua casa e em poucos minutos, atraiu originalmente os consumidores.

Durante a pandemia, essa prática aumentou drasticamente. Com isso, muitos empreendedores passaram a destinar recursos para plataformas que aumentassem suas vendas e melhorem suas práticas de negócios em um mercado competitivo.

Mobile marketing cada vez mais necessário

O marketing móvel é a utilização de táticas para se comunicar com o público-alvo por meio de telefones celulares. Os smartphones tornaram-se parte integrante de nossas vidas diárias, o que também afetou o consumo.

Alguns relatórios e pesquisas apontam que as compras de smartphones representaram 55,1% de todas as transações online.

Por isso, a preocupação com conteúdo compatível com dispositivos móveis, carregamento rápido e agradável de usar é crucial para o sucesso no mercado digital.

Aumento do uso de inteligência artificial

A inteligência artificial (ou IA), desenvolvida ao longo do tempo por cientistas e tecnólogos, é um sistema programado para reproduzir tarefas humanas de forma automatizada.

Com o aprendizado de máquina, essa tecnologia imita a capacidade do cérebro humano de aprender, observando o comportamento do usuário e desenvolvendo automaticamente respostas personalizadas, como um ser humano.

No mercado digital, essa tecnologia normalmente é empregada em atendimentos automatizados, via chatbots, ou em pontos de venda, por exemplo, via totens.

Marketing digital como necessidade e não opção

Com o aumento do consumo e das interações online, as estratégias de marketing digital são fundamentais para fazer com que os clientes comprem por meio de seus sites e aplicativos e garantir os melhores resultados às empresas.

Segundo algumas pesquisas, o tempo que as pessoas passam nas redes sociais aumentou 40% em apenas alguns anos. Isso por si só é indicativo do valor de investir em marketing digital para qualquer segmento de negócio.

Considerações finais

O mercado digital trouxe diversas mudanças benéficas no cotidiano das pessoas, sendo a mais notável a forma como as pessoas consomem produtos e serviços.

Hoje, todos os esforços estão centrados em conexões e soluções para os problemas que as empresas buscam promover e fidelizar.

Por isso, é fundamental que as empresas reconheçam que o mercado digital exige conhecimento, meta definida e coragem para investir no novo e assumir riscos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.