O cupom de desconto pode ser uma forma de fazer a empresa ganhar novos clientes e reter os antigos. Veja quais as vantagens de usar essa estratégia!
O comércio on-line no Brasil é algo que está crescendo cada vez mais. Principalmente depois do ano passado, quando diversas lojas tiveram que ser fechadas por conta da crise do coronavírus.
O cupom de desconto foi algo que levantou as lojas que tiveram que migrar para o mercado on-line para garantir as suas vendas. A mudança drástica do ambiente físico para o digital, fez com que as empresas buscassem alternativas para continuar obtendo sua receita, sem precisar fechar as portas.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre os cupons de desconto, citando algumas vantagens para o cliente. Isso pode ser usado como o impulso que a sua empresa precisa para crescer no mercado on-line.
Continue lendo para saber mais!
Atração de novos clientes e aumento do ticket médio
Uma das estratégias mais comuns quando uma empresa disponibiliza cupons de desconto é fazer uma campanha específica para novos clientes. Ou seja, oferecer cupons que sejam atrativos para as primeiras compras, gerando um interesse nos consumidores para o produto ou o serviço ofertado.
Além disso, aumentar o ticket médio através dos cupons é uma ótima forma de fazer a empresa crescer no mercado. Dessa maneira, incentivar o seu cliente a gastar mais (aumento do ticket médio) para poder ter direito ao benefício do cupom.
Aumento no marketing de relacionamento
Manter um cliente antigo é tão importante quanto conquistar um novo. Esse é o primeiro passo que um marketing de relacionamento precisa entender para colocar em prática as suas estratégias.
Realizar ações para manter esse cliente mais próximo da marca através de cupons de desconto exclusivos para ele é uma forma de garantir isso de maneira mais eficiente. Um cliente que está próximo da marca, além de comprar sempre que possível, garante o marketing de boca a boca, recomendando a marca para o seu círculo de amigos.
O mais importante aqui é saber o momento certo para o uso da ferramenta com esse objetivo, mostrando que a marca conhece bem o perfil de cada cliente. É com isso que as campanhas de relacionamento passam a ser mais assertivas.
Incentivo à inclusão de compra
Hoje em dia, um número que ajuda a mensurar as vendas on-line são os números relacionados a carrinhos abandonados. Esse número no e-commerce brasileiro é muito alto por diversos motivos, entre eles o valor alto de frete, desistência depois de comparar preços com outras lojas e, até mesmo, a desistência sem motivos.
Nesse cenário, o cupom de desconto pode ser um estímulo favorável para o cliente finalizar a compra. Oferecer um cupom no momento certo pode fazer com que o cliente não abandone o carrinho e finalize a compra na loja. Esses pequenos detalhes fazem a diferença quando incentivamos a inclusão de compras.
Marketing cooperado
Criar parcerias com fornecedores permite que você ofereça um cupom de desconto que ajuda a incentivar o consumo de algum serviço ou produto de algum nicho específico.
Uma marca que vende marmitas saudáveis, por exemplo, pode fazer uma parceria com uma academia ou centros de crossfit. Nesse caso, criar cupons personalizados para os parceiros pode incentivar a venda de marmitas saudáveis, e todos saem ganhando.
Nesse caso, adotar um cupom de desconto específico para mensurar o retorno que pode haver por conta dessa parceria provavelmente vai ajudar a sua empresa a preparar estratégias cada vez melhores.
O cupom de desconto é uma forma de incentivar e preparar estratégias cada vez mais específicas para cada cliente.