Vantagens de termos um site próprio no google

Ter um site próprio no Google é fundamental hoje em dia porque as pessoas localizam as empresas, produtos e serviços, durante suas pesquisas na internet.

Mesmo que elas não pesquisem diretamente uma solução, acabam encontrando ofertas compatíveis com suas necessidades. Só que muitos empreendedores acabam se frustrando porque não sabem como criar um site para a empresa.

Também existem casos em que o potencial comprador não consegue encontrar o site do negócio na internet, o que acaba inviabilizando as estratégias.

O fato é que não ter uma presença nos canais digitais pode até mesmo descredibilizar o negócio, afinal, para o consumidor moderno, é muito estranho não encontrar uma marca nos canais digitais, principalmente, por meio de um site institucional.

Também existem empreendedores que acreditam que ter um perfil nas redes sociais ou um canal no YouTube é suficiente para colocar o nome da empresa na web, mas mesmo que isso seja relevante, nada substitui o site.

É por meio dessa plataforma que os usuários vão encontrar o negócio em suas buscas no Google, além disso, todas as estratégias de marketing digital são voltadas para ele.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é site próprio no Google, quais são os tipos de site, o que é domínio próprio e quanto custa ter um.

O que é site próprio no Google?

O Google site é um recurso disponível pelo Google para que os usuários do pacote de ferramenta de gestão do Google possam construir uma página na internet, usando funcionalidades simples, intuitivas e bem parecidas com os editores Word e PowerPoint.

O usuário pode inserir e editar o conteúdo como se estivesse elaborando um documento de texto, planilha ou slide. Também oferece layout pronto que permite a inserção e gerenciamento de conteúdo.

Para um fabricante de caixa de marcha agile, o recurso vale a pena porque o domínio, a manutenção e a hospedagem são de responsabilidades da plataforma, o que dispensa conhecimentos técnicos e uma equipe de TI.

Ele oferece modelos de sites de diferentes tipos para que possa atender todo tipo de empresa e profissional. Entre as opções estão:

  • Site de portfólio;
  • Eventos;
  • Atendimento ao cliente;
  • Empreendimentos.

Embora tenha muitas limitações de layouts, é um tipo de sistema que suporta o uso de códigos para quem conhece Javascript ou HTML, uma opção que traz mais liberdade e flexibilidade para customizar as páginas.

Mas, mesmo sem utilizá-los, ter um site próprio no Google continua sendo uma forma de usar uma ferramenta versátil, útil e funcional na hora de elaborar páginas online eficazes.

Por meio dele, um fabricante de saco silagem 200 micras consegue construir páginas otimizadas, além de contar com automação e suporte do Google.

Tipos de site

Existem diferentes tipos de site que uma empresa pode criar para construir sua presença na internet, e entre eles estão:

Blog

O blog é um site voltado para a publicação de conteúdos de maneira recorrente, usado por organizações dos mais variados tamanhos e segmentos para atrair o público e nutrir os potenciais clientes dentro da jornada de compra.

Assim sendo, é uma ótima ferramenta para as estratégias de marketing de conteúdo, além de ajudar a criar relacionamento com os usuários. É possível publicar materiais bem estruturados e objetivos de diversos formatos, como áudios, textos e vídeos.

Portfólio

O site de portfólio ajuda a divulgar os produtos e serviços de pessoas que trabalham por conta, uma vez que o currículo não é um documento que consegue transmitir aos potenciais clientes e empregadores todos os conhecimentos e habilidades do candidato.

Para as empresas, o site portfólio é composto por serviços prestados da melhor qualidade, o que demonstra profissionalismo e seriedade para os potenciais clientes.

Loja virtual

Outra opção para uma empresa de alugar serra tico tico é criar uma loja virtual para disponibilizar os produtos e poder falar um pouco mais sobre suas características, especificações e preço.

Existem muitas lojas virtuais na internet e as vendas nessas plataformas cresceram muito nos últimos anos. O próprio consumidor percebeu as vantagens de comprar dessa forma e as aquisições crescem continuamente.

Além do mais, é uma plataforma que reforça a segurança da informação, uma vez que lida com dados sensíveis dos visitantes, como número de documentos, número do cartão de crédito e endereço.

Site institucional

O site institucional é focado nas informações da empresa, como contatos e endereço, traz o logo da companhia e apresenta um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

A organização também pode falar um pouco mais sobre ela, sua história, missão, visão e valores e criar uma parte para que profissionais possam se candidatar para as vagas.

Quando uma pessoa pesquisa sobre um produto ou serviço, como eslinga, a tendência é acessar o site institucional e por isso ele ajuda a fechar negócio.

Conceito de domínio próprio

Domínio próprio é ter um domínio registrado para a empresa, portanto, o nome do site pertence à organização, algo que traz mais autonomia e transmite profissionalismo.

O proprietário do site tem liberdade para escolher as configurações do servidor, gerenciar contas de e-mail, criar e gerenciar subdomínios, instalar e administrar aplicações, entre outras possibilidades.

O domínio próprio costuma ter valor de registro e um caso que varia de acordo com a empresa e o plano escolhido, além disso, o valor pago também pode variar de acordo com a extensão do domínio.

No entanto, é importante dizer que também existem outras opções de extensões gratuitas, além do fato de que boa parte dos registros costumam ter renovação anual.

Independentemente do tipo de negócio, seja uma oficina mecânica ou um fornecedor de doces finos para festa infantil, se estiverem no Brasil, precisam acessar a página de registros para executar a ação.

Importância do domínio próprio

Quem tem um domínio fica hospedado em um servidor e isso permite acessar as aplicações web disponíveis na internet. Em outras palavras, é possível criar um site, um sistema online, e-mails personalizados e assim por diante.

Com o domínio próprio, por sua vez, as vantagens são muito maiores, por exemplo, ter mais credibilidade e confiabilidade perante os consumidores.

Também é inegável o fato de que esse tipo de domínio possui reconhecimento muito maior nos mecanismos de busca, além de ser ótimo para as técnicas de otimização (SEO).

O proprietário do site consegue criar uma conta de e-mail personalizada, algo que traz ainda mais credibilidade para os clientes.

No caso de uma empresa de perfuração de poço de monitoramento, é possível criar subdomínios que geram impactos diretamente para o negócio.

Quanto custa criar um site?

Não é possível dizer com certeza quanto custa criar um site porque isso vai depender das características da plataforma e da quantidade de páginas.

O fato é que um site institucional é muito mais barato do que uma loja virtual, além do mais, existe a possibilidade de criar por conta própria ou contratar uma agência especializada.

As diversas opções demandam investimentos diferentes, mas de maneira geral, existem fatores que precisam ser considerados, como o servidor de hospedagem, funcionalidades, design do layout, domínio, entre outras.

Empresas que optam por contratar uma agência ainda precisam arcar com os custos dessa contratação. Para o site de um fabricante de cobertura de vidro retrátil manual, outros elementos que contam muito são o suporte e os plug-ins.

Mas não se deve ignorar o fato de que é possível sim criar um site totalmente gratuito, com a diferença de que ele não terá a mesma qualidade de um site profissional.

De qualquer forma, ao longo dos anos, ter um site próprio se tornou algo muito mais acessível e o empreendedor precisa ter em mente apenas alguns fatores que podem influenciar no preço cobrado.

Alguns elementos que costumam pesar bastante no preço final são o tipo de site e o número de páginas, o domínio, a hospedagem, layout do site, tipo de tecnologia usada, componentes adicionais e manutenção.

Com base nisso, uma lavanderia para uniformes precisa considerar qual é a sua realidade e suas necessidades para escolher o tipo de site mais adequado, dentro do preço que pode pagar.

Considerações finais

Ter um site é fundamental nos dias de hoje, independentemente de qual seja o segmento da empresa. É uma plataforma indispensável porque é por meio dela que os usuários vão conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços.

Para as pessoas, chega a ser estranho quando uma empresa não trabalha com esse tipo de plataforma, mesmo que ela esteja presente nas redes sociais. Além do mais, com as vendas virtuais crescendo consideravelmente, abrir mão do site significa perder vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.