Traduzir sem citar créditos é plágio?

Em alguns sites encontramos traduções de praticamente tudo, na blogosfera também podemos encontrar traduções de artigos, mas fica uma dúvida que muitas pessoas tem sobre isso. Traduzir sem citar os créditos do autor original também é plágio?

Há algum tempo li um artigo que fala sobre isso no site Diário do Nordeste da Globo.com onde o título é Plágio no mundo das traduções. Eu sempre achei que mesmo citando a fonte ou dando os devidos créditos de um artigo ao seu autor também fosse plágio, mas uma forma de plágio menos abusiva.

O plágio em traduções pode acontecer de diversas formas

Vamos agora usar nossa imaginação em um caso fictício. Vamos usar para este caso Rodrigo e Ruth.

Rodrigo estava lendo um blog em inglês, viu depois que o artigo que ele estava lendo tinha coerência com o nicho de publicação de seu blog. Gostando do artigo e das dicas publicadas no blog de Ruth, ele pegou algumas dicas e traduziu com o fim de publica-las em seu blog. Rodrigo então publicou, mas não citou os créditos. Ele achava que nenhum leitor de seu blog também fosse leitor do blog de Ruth. Em um certo dia ele recebeu um e-mail de um leitor de seu blog dizendo que tinha lido as dicas que ele publicou no blog da Ruth, e para o azar de Rodrigo, esse leitor era primo de Ruth. O leitor disse no e-mail que se ele não adiciona-se os créditos de autoria de Ruth e não informa-se à ela sobre essa tradução e publicação, ele iria avisa-la. Rodrigo não acreditou nisso e não adicionou os créditos. Foi ai que surgiu o problema. O leitor informou à Ruth sobre o caso e ela tomou medidas judiciais, e como sempre o plagiador, no caso o Rodrigo, \”levou\” um processo nas costas. Agora reflita, o que era melhor, citar os créditos ou ter um processo para responder?

Agora que você acompanhou essa pequena história de Rodrigo, Ruth e o leitor, você já sabe que mesmo sendo pequenas partes de um texto, essa pequena parte também é plágio. Ou seja, o plágio pode acontecer de diversas maneiras.

\"ctrl-c-v\"

Mesmo citando créditos cometemos o plágio?

A resposta para essa pergunta já citei acima, mas vou explicar. Depois de muita pesquisa constatei que isso é sim um plágio, mas esse tipo de plágio é menos abusivo, ou seja, você não tomou os direitos autorais do conteúdo para si.

Isso também pode ser considerado uma republicação de conteúdo, para que seja assim considerado, o autor do conteúdo deve ter pleno conhecimento sobre a publicação e ele deve permitir essa publicação, assim você estará publicando uma tradução, sendo que ela não é um plágio, e sim uma divulgação para o autor original do conteúdo.