TI: como trabalhar com Segurança da Informação?

Se você tem uma empresa ou é um profissional em busca de colocação no mercado, precisa aprender como trabalhar com Segurança da Informação. Afinal, essa é uma das áreas de maior crescimento dentro do reino do TI e também uma das que tem melhor pagamento atualmente. Afinal, a segurança dos dados digitais é de vital importância, especialmente agora que a LGPD está em vigor.

Além disso, vale lembrar que o prejuízo sofrido com os golpes digitais é enorme. Para se ter uma ideia, de acordo com o FBI, cerca de $3,5 bilhões de dólares são registrados em golpes cibernéticos por ano. Isso significa, portanto, que há um risco enorme para empresas e pessoas no geral, o que resulta em uma demanda por profissionais especializados em Segurança da Informação.

Quer aprender como trabalhar com Segurança da Informação? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção e dedicação!

Como trabalhar com Segurança da Informação em 3 passos

1. Obtenha as certificações

O primeiro passo para conseguir trabalhar na área de Segurança da Informação é obter as certificações necessárias para isso. As certificações são comprovantes de domínio de técnicas, frameworks ou estruturas capazes de garantir mais proteção para dados, sistemas e servidores.

Existem muitas certificações a serem conseguidas. Uma delas é a CompTIA Security+, que ajuda o profissional a ter uma compreensão fundamental da segurança da informação, além de desenvolver as principais funções da área. A CISSP é uma comprovação que somente profissionais de elite possuem e ajuda na criação de programas de segurança realmente eficazes.

Outra certificação de qualidade pode ser obtida por um curso online IOS 27001. Esse material ajuda o profissional a dominar a NBR ISO/IEC 27001 e a 27002, que são a base da formação de sistemas de gerenciamento da segurança da informação.

\"\"

2. Planeje a sua carreira na área

De posse das primeiras certificações que permitirão que você trabalhe na área, o próximo passo é projetar como será a sua carreira. Isso porque existem várias áreas e cargos para trabalhar dentro desse segmento.

É possível, por exemplo, se tornar um consultor de segurança, operando de maneira a ajudar empresas a montar sistemas mais seguros, desde a parte técnica, até a formulação de processos internos mais eficazes.

Há também o engenheiro de segurança, que é justamente o profissional que constrói sistemas de segurança eficazes. Ele precisa ter um conhecimento avançado em programação, por exemplo.

De um outro lado, há um analista de segurança. Sua função é analisar sistemas e conferir a qualidade deles, inclusive para fazer auditorias para empresas em relação aos sistemas atuais.

3. Participe de grupos e desafios

Depois de escolher qual será o seu cargo dentro desse segmento, o próximo passo é investir em otimização do seu conhecimento. Para isso, comece a participar de grupos e desafios específicos dentro da sua área de atuação. A ideia é não só que você possa otimizar os seus conhecimentos e aprender coisas novas, como também que você possa conhecer novas pessoas na área e fazer networking. Isso será vital para os seus prospectos de carreira, não só para conseguir uma colocação profissional, como também para achar clientes ou uma equipe para empreender e começar a trabalhar com você.

Agora que você já sabe como trabalhar com segurança da informação, é hora de colcoar esses passos em prática para conseguir uma posição no mercado nessa área. Lembre-se de que há uma grande responsabilidade em trabalhar nesse segmento, pois o mercado não só exige excelência no setor, como também oferece vários desafios para os profissionais da área.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!