Técnicas de link building que funcionam: conheça as principais

Para quem quer aparecer nos primeiros lugares da busca do Google de forma orgânica precisa executar algumas estratégias, dentre as principais podemos citar o SEO.

SEO significa Search Engine Optimization, ele é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs, páginas e portais. Técnicas essas utilizadas com o objetivo de alcançar um bom posicionamento orgânico na SERP.

Dentro das técnicas de SEO encontra-se o link building, resumidamente o objetivo dele é criar uma rede de links em torno da página que você deseja colocar bem posicionada nos resultados de pesquisa para que o Google entenda que ela é uma autoridade na área em que atua.

A técnica de link building pode ser considerada um dos principais, ou até mesmo o principal, pilar dentro das estratégias montadas para virar autoridade nas pesquisas do Google. Isso porque, de nada adianta ter uma página com bons conteúdos, design responsivo e ter uma velocidade de carregamento adequada se a página não possuir uma boa rede de relacionamentos para o Google entender e indexar sua relevância.

O que é link building?

Link building, como dito anteriormente, é uma estratégia de SEO que visa conseguir links, sejam eles internos ou externos, com a intenção de direcionar atenção a sua página e mostrar ao Google sua autoridade no assunto que trata.

Os links, conforme dito, podem ser externos ou externos, porém, quando falamos de link building, o melhor é utilizar os externos, também conhecidos como backlinks.

Os backlinks quando utilizados por páginas relevantes e confiáveis, bem encaixado no contexto conseguem demonstrar de forma satisfatória ao Google sua importância no meio em que atua.

É importante ressaltar que o algoritmo do Google trabalha de forma inteligente, portanto, seus links devem ser bem encaixados dentro do contexto de forma a melhorar a experiência do leitor, onde ao clicar nesses links ele é direcionado a conteúdos contextualizados e relevantes.

Você não deve “forçar a barra” na utilização dos links, isso porque, o Google não vê com bons olhos essa ação, e ele próprio em sua Central de ajuda diz: “Todos os links criados para manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados da Pesquisa Google podem ser considerados parte de um esquema de links e uma violação das diretrizes para webmasters do Google. Isso inclui comportamentos que manipulam links para seu site ou links que direcionam os usuários a páginas externas.” Portanto, utilize-os de forma inteligente.

Além disso, para avaliar quais páginas devem ficar no topo das pesquisas, o Google utiliza inúmeros fatores, entre esses fatores estão a avaliação dos backlinks.

Principais Técnicas de link building

Não basta saber o que link é building se você não sabe aplicar as técnicas corretas para conseguir uma boa rede em torno da sua página.

Dentre as principais técnicas podemos citar:

Buscar parceria para backlinks:

Encontrar bons parceiros para trocar links é uma ótima estratégia. Os parceiros ideais são aqueles que já possuem uma página de relevância dentro do Google, ou seja, que são autoridade no mercado em que atuam.

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Guest Post:

Para que você consiga bons parceiros para trocar backlinks algo você precisará dar em troca já que eles já são considerados autoridades. Uma ótima estratégia é utilizar guest post. Guest post é a criação de conteúdos relevantes para o seu assunto e página de interesse em troca de links que direcionam para a sua página-. Mais uma vez, vale dizer, que essa técnica deve ser feita pensando na boa experiência do usuário, e não apenas pensando em backlinks, até mesmo porque, sites relevantes não costumam aceitar conteúdos de baixa qualidade.

Marketing de conteúdo:

Devido a necessidade de conteúdos relevantes e que agreguem realmente valor ao usuário, é interessante utilizar dentro das técnicas de link building o marketing de conteúdo. Através dele você conseguirá que os leitores que chegam até você fiquem interessados no assunto os quais você aborda e por isso, permaneçam por mais tempo na sua página, o que demonstra ao Google que sua página é interessante para os usuários.

E então? Este artigo foi útil para você? Procure um profissional qualificado e coloque em prática estas técnicas para otimizar o seu site.