SPAM! Entenda essa nova praga do Facebook brasileiro

A rede social mais badalada do Brasil no momento continua sendo o Facebook, que vem crescendo cada dia mais em números e consequentemente em usuários mal intencionados.
No Orkut tinha, como ainda têm os conhecidos spammers. Eles são crackers que lançam algum vírus na rede e isso vira uma bola de neve difícil de combater.

No Orkut viamos quase sempre perfis hackeados e por algum tempo com bastante facilidade. Porém agora, essa praga chegou ao novo queridinho Facebook!

Desde 2011 o Facebook no Brasil vem sofrendo com ataques deste gênero e sinceramente está ficando algo muito chato.

Como funcionam os ataques

1. É publicado um link sendo no status de um perfil já infectado, na aba de comentários ou no mural de um amigo;
2. O usuário não-infectado clica no link e é levado a uma fanpage;
3. O internauta é orientado a baixar um aplicativo ou extensão para o navegador web para ter acesso ao recurso prometido;
4. É realizada a intalação do aplicativo ou extensão;
5. O cracker a partir daí poderá controlar o navegador da vítima para dar “curtir” em páginas específicas, além de continuar compartilhando as referidas mensagens na rede social.

O que os spammers ganham com isso?

Eles vendem \”curtidas\” para interessados que acreditam que influência em redes sociais se é medida por números e não através da sociabilidade e informação. Alguns bandidos chegam a cobrar R$ 4.000,00 por 100 mil \”curtidas.\”

Alguns exemplos

– Colocar música no seu perfil.
– Mudar a cor do Facebook.
– Ver quem visitou seu perfil.
– Descobrir quem visualizou suas fotos.
– Tirar vírus do Facebook etc.

Como se prevenir?

Basta conhecer o mínimo da Política de Privacidade do Facebook. No Facebook não há como saber quem visitou seu perfil, quem viu suas fotos ou muito mesmo mudar a interface do site.
Não saia clicando em qualquer link de instalação. Seja esperto!

Denuncie

No Brasil não tem lei anti-spam e a prática de envio de mensagens em massa ainda não é ilegal judicialmente. Porém, para o regimento interno do site isto é ilegal e tu não só pode, como deve denunciar. O Facebook tem uma equipe que fica por conta apenas de atender estas denúncias.

Se encontrar uma página maliciosa basta denunciá-la como na imagem abaixo, escolhendo após, o aspecto que mais define o seu delato!

Vamos usar o Facebook sadiamente. Faz bem para você e faz bem para os seus amigos!