A rede social mais badalada do Brasil no momento continua sendo o Facebook, que vem crescendo cada dia mais em números e consequentemente em usuários mal intencionados.
No Orkut tinha, como ainda têm os conhecidos spammers. Eles são crackers que lançam algum vírus na rede e isso vira uma bola de neve difícil de combater.
No Orkut viamos quase sempre perfis hackeados e por algum tempo com bastante facilidade. Porém agora, essa praga chegou ao novo queridinho Facebook!
Desde 2011 o Facebook no Brasil vem sofrendo com ataques deste gênero e sinceramente está ficando algo muito chato.
1. É publicado um link sendo no status de um perfil já infectado, na aba de comentários ou no mural de um amigo;
2. O usuário não-infectado clica no link e é levado a uma fanpage;
3. O internauta é orientado a baixar um aplicativo ou extensão para o navegador web para ter acesso ao recurso prometido;
4. É realizada a intalação do aplicativo ou extensão;
5. O cracker a partir daí poderá controlar o navegador da vítima para dar “curtir” em páginas específicas, além de continuar compartilhando as referidas mensagens na rede social.
Eles vendem \”curtidas\” para interessados que acreditam que influência em redes sociais se é medida por números e não através da sociabilidade e informação. Alguns bandidos chegam a cobrar R$ 4.000,00 por 100 mil \”curtidas.\”
– Colocar música no seu perfil.
– Mudar a cor do Facebook.
– Ver quem visitou seu perfil.
– Descobrir quem visualizou suas fotos.
– Tirar vírus do Facebook etc.
Basta conhecer o mínimo da Política de Privacidade do Facebook. No Facebook não há como saber quem visitou seu perfil, quem viu suas fotos ou muito mesmo mudar a interface do site.
Não saia clicando em qualquer link de instalação. Seja esperto!
No Brasil não tem lei anti-spam e a prática de envio de mensagens em massa ainda não é ilegal judicialmente. Porém, para o regimento interno do site isto é ilegal e tu não só pode, como deve denunciar. O Facebook tem uma equipe que fica por conta apenas de atender estas denúncias.
Se encontrar uma página maliciosa basta denunciá-la como na imagem abaixo, escolhendo após, o aspecto que mais define o seu delato!