SEO para imagens: é assim que você sobe no Google

A pesquisa de imagens do Google traz tráfego – se as imagens forem otimizadas de acordo. Porque as imagens dizem mais de 1000 palavras. Isso é verdade com humanos, podemos interpretar imagens rapidamente e extrair informações delas. 

Mas embora reconheçamos objetos rapidamente, mesmo na infância, as máquinas ainda não são capazes de fazer isso hoje. Depois que a criança entende a aparência de um gato, ela o reconhecerá continuamente. 

Não importa se na vida real, desenhado ou em uma fotografia, seja de frente, de lado ou apenas um corte. Talvez a criança confunda o gato com o cachorro algumas vezes no início, mas aprendemos de maneira fascinante e rápida a reconhecer objetos corretamente.

Google e imagens: quando as máquinas interpretam imagens

As máquinas, por outro lado, não conseguem ler as informações da imagem corretamente. Para que nossas fotos ainda possam ser encontradas pelo Google, temos que contar a ela o que pode ser visto na foto. 

O Google e outros mecanismos de pesquisa usam o nome do arquivo , o texto alternativo especificado  (atributo alt) e o contexto no qual a imagem é usada para interpretar a imagem da forma mais adequada possível. Para aparecer o mais alto possível nas pesquisas de imagens, há algumas dicas a serem lembradas.

1. Inclua fotos em sua página inicial

Se você usar imagens em sua página inicial, deverá possuir os direitos sobre as imagens. Você pode comprar licenças para imagens, criar suas próprias imagens ou usar imagens livres de royalties . Em qualquer caso, esteja ciente de cada imagem se e como você pode usá-la.

Você pode comprar imagens de bancos de dados de imagens , como Istockphoto ou Pixelio. Muitas fotos da Wikipédia também podem ser usadas sob certas condições. Você pode descobrir quais são essas condições clicando na imagem.

Além disso, as imagens devem ser de alta qualidade e representar o que é retratado da melhor forma possível. Se você deseja criar fotos sozinho, é aconselhável usar a busca de imagens do Google para ver o que já está indexado neste tópico. 

O que parece bom, o que é ruim, o que você pode fazer melhor para que sua foto seja clicada e não a do seu concorrente?

Pesquisa de imagens do Google para formação de imagens: logotipo nas imagens

Você pode fortalecer ainda mais sua marca, colocando seu logotipo em suas imagens. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à estética do seu site. Se o logotipo é irritante, você não deve usá-lo, se ele se encaixa bem na imagem geral, você pode usar esta opção de marca.

2. Pesquisa de Imagens do Google: Fatores de classificação

O ambiente: O contexto da imagem também conta!

Além dos fatores como nome da imagem e texto alternativo, que são explicados com mais detalhes a seguir, os arredores da imagem também são importantes para a classificação subsequente. 

Os títulos  (H-Tags), o título da página , o texto antes e depois da imagem e os links que se referem à página são fatores para a classificação da imagem. Você pode tomar os seguintes cuidados para que o Google não atribua automaticamente as imagens a certas palavras-chave, mas sim às que você deseja.

Importante para o Google: o nome do arquivo de imagem

O nome do arquivo pode informar aos mecanismos de pesquisa o que está na imagem. Frequentemente, as imagens não são renomeadas e são então chamadas de IMG6785, 193073203207 ou prontas para uso.

Você procuraria esses termos? Não? Em seguida, pense em quais palavras-chave devem ser usadas para encontrar a imagem e o que descreve bem a imagem.

Além disso, lembre-se de que o Google só reconhece palavras individuais se elas estiverem separadas por um hífen. Ao usar a palavra-chave \” motores de busca de otimização de imagem \”, é correto nomear a imagem com os motores de busca de otimização de imagem. É ruim chamar a imagem de “Mecanismos de busca para otimização de imagens” ou “Mecanismos de busca para otimização de imagens”.

Se a palavra-chave em foco da página for dicas de sapatenis, a imagem também deve ser nomeada sapatenis-tipps.jpg . Você também pode nomear outras palavras-chave que descrevem a imagem. Se houver várias imagens em uma página, vale a pena variar.

Textos alternativos para o Google: o atributo Alt

No atributo alt, um texto alternativo é especificado para a imagem que é mostrada em vez da imagem se ela não puder ser exibida. Descreva o conteúdo de suas imagens no atributo alt. 

Isso não é importante apenas para mecanismos de pesquisa, mas também para navegadores que não exibem imagens e para leitores de tela . Verifique também em sua página inicial se os textos alternativos são exibidos corretamente.

3. Analise a otimização da imagem

Quais imagens são pontos de entrada no Google?

Existe uma maneira no Google Analytics de descobrir qual página os visitantes acessaram usando a Pesquisa de imagens do Google. Para fazer isso, em Aquisição – Todas as referências, clique  em Google na visão geral e clique em / imgres. 

Lá você já pode ver algumas figuras-chave importantes. Por exemplo, para quantos visitantes a Pesquisa de imagens do Google agiu como ponto de entrada e quanto tempo permaneceu em seu site.

Se você entrar em Outros – Aquisição – Página de destino acima, poderá ver a qual página a imagem se refere. Aqui você pode ver quais páginas foram acessadas por meio da pesquisa de imagens.

Agora você pode olhar as imagens nas páginas que servem como pontos de entrada e tirar outras conclusões. Quais são as palavras-chave armazenadas? Os usuários também encontram o que procuram ? Além disso, você pode analisar mais a fundo usando os dados fornecidos pelo Google Analytics. Onde está a taxa de rejeição alta ou baixa? Onde as outras páginas são acessadas?