Saiba como planejar o orçamento de budget do marketing

Quando estamos fazendo o planejamento de um negócio, é importante saber o quanto será necessário ter de orçamento inicial para dar os primeiros passos no que será necessário fazer, e é exatamente esta a função do budget do marketing.

Em português, o termo budget significa “orçamento”. Quando o assunto são as melhorias de um empreendimento, parte do dinheiro que entra é dividido entre os setores que compõem a empresa e a parte destinada ao setor de propaganda do produto é o budget de marketing.

Esse montante irá ajudar a definir ainda mais as estratégias que precisam de mais investimento e quais precisam menos, tentando encaixá-las no valor que possuem.

Por exemplo, uma empresa de camiseta uniforme empresa vai usar o capital do budget de marketing para sua divulgação, seja online ou até mesmo em pontos físicos, enquanto o outro orçamento servirá para a obtenção dos materiais necessários. 

Então, a estratégia com o budget se torna uma parte vital para que o planejamento se concretize com sucesso, fazendo uma análise e colocando em prática com um olhar crítico, para que não haja erros, afinal, neste caso, erros significam perda de dinheiro.

As funções do budget do marketing

Responsável por fortalecer uma marca ou serviço, o budget será o primeiro passo para conectar o seu negócio de serviços de jardinagem e paisagismo com os consumidores, muito por conta do valor investido em algumas ferramentas de marketing.

O valor destinado ao budget de marketing pode ir para áreas como:

  • Anúncios pagos;
  • Realização de eventos;
  • Patrocínios;
  • Empregar colaboradores;
  • Administrar redes sociais;
  • Necessidade de material gráfico.

Embora algumas empresas possam contar com o próprio setor de marketing, existem ainda aquelas que contratam o serviço de agências especializadas para exercer a função publicitária, e isso também deve ser incluído no orçamento.

Da mesma forma, é necessário incluir a contratação de serviços terceirizados para a divulgação física, tal como empresas de panfletagem.

Passo a passo do budget de marketing

Para uma melhor organização na planilha de orçamentos de uma corporação, é importante listar o que vai ou não ser incluído no planejamento e quanto irá custar. Para isso, é necessário criar uma estimativa com avaliações.

O quanto foi gasto nos meses anteriores, o faturamento, a quantia que se deseja lucrar, além de quais áreas da empresa poderão receber aumentos ou cortes de investimentos.

Depois de definir o orçamento, deve-se ter um plano de passos para fortalecer a imagem do empreendimento no mercado, quais serão as comunicações que irão ser estabelecidas para que se conquiste novos clientes, para que se torne uma referência.

Essa etapa de comunicação é outra considerada importante, pois será por meio dela que os consumidores saberão sobre o produto ou o serviço. Assim, uma empresa que realiza reforma fachada sobrado pode apostar nas redes sociais para criação de portfólio.

Embora sejam populares e bastante visadas na atualidade, as redes sociais não são o único meio de se trazer mais consumidores, e algumas estratégias podem apostar em blog, sites ou até mesmo no e-mail marketing. 

O que pode ser de grande auxílio para medir os resultados são ferramentas de marketing, tal como o CRM, um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Com ele, será possível ter um armazenamento de informações que podem vir a ser úteis nas estratégias e em como melhorar os serviços oferecidos em seu negócio, seja ele especializado em limpeza de sofá de couro ou qualquer outro.

Afinal, com os dados dos clientes e uma relação bem estabelecida, será mais fácil ter um parâmetro para saber qual caminho levará o empreendimento para o caminho correto, de forma que ele cresça, ganhe destaque no mercado e conquiste muitos consumidores.

Por este motivo, é essencial acompanhar cada passo de desenvolvimento do marketing e do orçamento em torno dele para saber se o budget foi bem utilizado.

A importância do funil no budget

O funil de marketing é o processo pelo qual um consumidor passa até que ele conclua a compra, e, em alguns casos, se fidelize ao seu negócio. Contudo, para que isso ocorra, é necessário investir na estratégia como um todo.

Por começar abrangendo muitas pessoas, a primeira etapa do funil é onde devem conter informações gerais sobre o que está sendo ofertado e o público geral em que, dentre eles, são estabelecidos critérios que se encaixam melhor no que se é desejado alcançar.

Esse meio de captação pode ser o que mais necessita de orçamento, visto que as campanhas precisam estar em mais de um lugar e de várias formas, seja online ou offline, de modo a atrair o foco para seu empreendimento de limpeza de vidros profissional

Por esta razão, é importante que logo no início tenha informações e conteúdos de valor para conduzir o consumidor à próxima etapa, que é o meio do funil, onde o lead conhecerá mais sobre o empreendimento e será (ou não) transformado em cliente.

A conversão é a última etapa, conhecida também como o fundo de funil. Aqui, tudo o que foi planejado e apresentado ao consumidor ao longo do funil é o que pode “prendê-lo”, com ofertas que sejam vantajosas ao ponto de se tornarem irresistíveis e finalizar a compra.

Com isso, as possibilidades de fidelização podem aumentar e gerar lucros ainda mais consideráveis.

Benefícios e características do budget 

Muitas das vezes, o mercado passa por crises e até mesmo algumas quebras, o que pode acabar resultando no fechamento de portas de empreendimentos que estão começando, ou até mesmo daqueles que estão há anos no mercado.

Por situações como estas, é recomendável garantir uma reserva no montante final da empresa para evitar passar por crises financeiras, até para poder ter algum capital para se realizar algum investimento.

Afinal, a saúde financeira em dia de uma empresa é importante para mantê-la ativa no segmento em que atua.

Sobre o budget e o forecast

Quando o assunto é a área financeira de uma empresa, é fundamental que além de um orçamento ou budget do que será gasto pelo empreendimento, também haja algo que possa revisar estes gastos.

Essa é a função do forecast, que é um ajuste estático para o que irá ser gasto em um período específico.

Exemplificando, no caso de uma empresa de cabo de vassoura, o limite que foi dado de orçamento será revisado e ajustado, para que as verbas possam durar por todo o ano, mesmo que sejam realocadas para outros setores.

O forecast, unido ao budget, é um modo para que não se perca dinheiro ou acabe o faturamento anual no vermelho.

Investimentos em anúncio pago

Embora seja um dos recursos mais utilizados como forma de propaganda de algum produto ou de um serviço, os anúncios pagos podem apresentar não somente benefícios, mas também alguns cuidados que devem ser levados em conta ao serem planejados.

Como uma forma rápida de se obter resultado na captação de clientes, as ferramentas utilizadas neste processo de marketing podem ter um nível um pouco elevado de orçamento, principalmente se a contratação de equipes especializadas forem necessárias.

O que, por sua vez, irá definir e apresentar o melhor caminho para que o planejamento de marketing funcione dentro do orçamento estipulado e, com isso, será mais simples se prevenir para não haver perdas de investimentos.

Afinal, nem todos os anúncios pagos irão atrair os consumidores, ou serão vistos pela audiência ideal, já que algumas páginas permitem que os usuários ignorem os assuntos, deste modo, pode ser registrado como rejeição.

Assim, o anúncio de limpeza garagem condomínio pode aparecer para uma dona de casa, que, por sua vez, pode excluir o que lhe fora mandado. Isso acaba sendo registrado pelas ferramentas de gestão de marketing como algo negativo.

Portanto, deve-se ter em mente que os anúncios pagos nem sempre surtirão um efeito rápido, sendo preciso ter um orçamento para manter esse método de conteúdo pelo tempo que se deseja.

Considerações finais

O planejamento financeiro de um empreendimento é fundamental para saber quais serão os próximos passos e metas a serem alcançadas. Para isso, deve haver um excelente controle no que se diz respeito aos gastos de uma estratégia de marketing.

Sendo essas com foco em receber o dinheiro investido novamente, com métodos que tragam novos consumidores para o serviço ou para o produto, fidelizando-os.

O budget de marketing pode ser utilizado das mais diversas formas e nos mais diversos meios, bastando que haja um planejamento adequado com revisões periódicas, para não haver perdas.

Com isso, aos poucos, o empreendimento pode conquistar seu lugar no mercado em menos tempo do que o imaginado, se não fossem utilizadas estratégias de marketing.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.