Saiba como criar um conteúdo relevante

Investir em criação de conteúdo relevante deve ser uma das prioridades das empresas que querem crescer e se destacar na sua área de atuação. Isso porque essa ação está diretamente ligada com o alcance da marca no mercado digital.

O mundo passou por processo de transformação digital, onde é possível encontrar e adquirir uma infinidade de produtos e serviços através da internet.

Essa facilidade tornou as pessoas mais exigentes quanto àquilo que estão consumindo, já que elas possuem inúmeras opções de escolhas na rede, e quando algo não as agrada, basta pesquisar por uma outra empresa e fazer a substituição.

Por conta disso, surgiu a necessidade das marcas conquistarem os seus clientes, o que vai muito além de apenas estar presente nas redes sociais, é preciso criar conteúdos que chamem a atenção dos seus clientes e leads.

Criar conteúdos relevantes pode gerar uma série de funções importantes para o público da sua empresa, entre elas:

  • Educar;
  • Informar;
  • Entreter;
  • Atrair.

Diante disso, é possível perceber que não basta apenas juntar palavras sem sentido, é preciso conhecer bem o seu público, saber o que ele gosta e espera, e criar conteúdos que possam ajudá-lo a chegar na resposta esperada.

Essa é uma forma de atração eficaz, pois ela oferece aquilo que o público precisa e, em troca, sua empresa ganha a geração de leads de forma orgânica, chamando atenção através da procura do cliente por uma solução.

Assim, se o que o seu cliente procura é uma solução crm, ele pode chegar até a sua empresa através de um post do seu blog que fale sobre as vantagens de adquirir essa ferramenta. 

Estratégias para começar a criar conteúdos relevantes

Com tantas opções disponíveis na internet, criar um conteúdo que realmente seja relevante para o seu público-alvo pode ser uma tarefa desafiadora.

Antes de começar a produzir o seu texto, vídeo, post ou qualquer outro formato de conteúdo digital, é preciso realizar um estudo e definir alguns conceitos básicos, como:

  • Persona

A persona é um personagem semi-fictício que deve representar o cliente ideal para o seu negócio.

Para isso, é preciso definir características para ela que vão além de dados básicos, como suas dores, anseios, objetivos e frustrações, além de idade, emprego, entre outras informações que tracem um perfil do consumidor médio.

  • Funil de vendas

O funil de vendas é um processo estratégico definido por três fases: topo, meio e fundo de funil. 

Dentro dessas três fases é possível definir em qual fase do processo de compra o seu cliente se encontra. Utilizar um crm online gratis pode te ajudar nessa tarefa. 

  • SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em português.

Essa estratégia abrange um conjunto de ações para melhorar o ranqueamento do seu site ou blog nas páginas de busca na internet.

  • Planejamento de conteúdo

Por fim, é preciso estabelecer metas e organizar os objetivos. Criar um calendário utilizando sistemas de crm gratuitos irá te ajudar a distribuir corretamente a proporção e os temas que deverão ser abordados nos seus conteúdos, evitando repetições. 

Dicas para estruturar o seu conteúdo de forma fácil

O primeiro passo é pensar no tema da sua pauta, ela será o seu guia para criar um bom título e para  definir as palavras-chave que irão chamar a atenção do seu público-alvo.

Em seguida, é preciso definir a linguagem que será utilizada. Nessa etapa, resgate as informações da persona do seu negócio, pois ela será essencial para que o seu conteúdo atinja diretamente o público esperado.

Aqui pode ser necessário uma ajuda comercial crm para revisitar as informações estabelecidas através do funil de venda e identificar para qual público o tema da sua pauta será direcionado.

Após essas etapas, comece a produção do seu conteúdo seguindo a seguinte estrutura: 

  • Introdução;
  • Desenvolvimento de intertítulos;
  • Conclusão;
  • CTA (Call to Action).

Por fim, após estar satisfeito com o seu conteúdo, descanse, releia e revise. O ideal é que outra pessoa faça essa parte do trabalho, pois um novo olhar geralmente consegue enxergar coisas que quem escreveu não percebeu.

Caso não tenha um revisor para isso, tente analisar o conteúdo somente no dia seguinte, com o olhar descansado será mais fácil identificar algum possível erro.

Independente do formato do seu conteúdo, lembre-se de acompanhar o desempenho que o mesmo terá no canal em que será postado. Esses dados poderão ser analisados em um crm online free para te ajudar a medir a satisfação do público em relação ao seu conteúdo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.