Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

Mídias sociais é muito mais amplo que redes sociais. A primeira promove a criação, divulgação, compartilhamento e com ela é possível desenvolver estratégias para promover a sua produção do conteúdo na internet e a outra é fundamentada no relacionamento entre as pessoas, onde ficam conectados através de grupos com interesses em comum. 

Mídias Sociais e redes sociais

Grande parte dos internautas confundem os termos, porém cada um tem suas características. As mídias sociais, envolvem tudo que é publicado na rede como vídeos, fotos, notícias, entre outros. Já as redes sociais é a interação com o público, em outras palavras, são plataformas desenvolvidas para que as pessoas postem, compartilhe e divulguem informações aos amigos, assim, estabelecendo a interação. 

Associando os conceitos, uma é subcategoria da outra, pois as redes sociais fazem parte das mídias sociais, sendo assim, ao mesmo tempo em que as pessoas se relacionam, também conseguem divulgar o conteúdo. Tanto em uma como em outra, os assuntos divulgados variam bastante – podendo ser algo da área da saúde, como cirurgia de enxaqueca ou do dia a dia, falando sobre uma boa alimentação. 

As diferenças entre mídias sociais e redes sociais

De modo geral, rede social significa a conexão entre um grupo de indivíduos e possuem como foco principal trocar informações, como por exemplo, o uso do e-mail (pare envio e recebimento de mensagens). Antes mesmo de adaptar o termo para o mundo virtual, o contexto já existia – aproximar as pessoas com interesse em comum. E no mundo virtual exerce a mesma coisa, porém de modo on-line. 

Mídia – meios de comunicação, divulgação de informações, impressa – termo usado em empresas desde 1990. Assim, sendo moldado para a era digital. As mídias sociais, são definidas como um canal de circulação de informações em grande volume ao qual permite a interação dos espectadores, porém, as relações ficam em segundo plano. 

Enquanto as redes sociais visa estabelecer e criar um elo entre a empresa e o público, as mídias sociais, fortalece a existência da marca. Sendo assim, a primeira, através da postagem de fotos ou mensagem de interesse dos espectadores, possibilita uma interação com os membros e possivelmente novos participantes. Já a segunda, mesmo permitindo conversas entre as pessoas, tem como foco o compartilhamento de informações. 

Fixando o conteúdo

Pelo objetivo definido de cada uma, é possível distinguir qual seria usada para rede de relacionamento e qual seria indicada para produção e compartilhamento de informações. O blog é um bom exemplo de mídia social – compartilha informações, tem possibilidade de interação, mas não é o foco principal. E o Facebook, uma rede social, pois é voltado no relacionamento entre as pessoas. Veja mais exemplos de ambos:

  • Redes sociais – Twitter ou LinkedIn – ideal para troca de mensagens.
  • Youtube ou Snapchat – específicos para divulgação de conteúdo.

Reforçando, as mídias sociais – publicações feitas em textos, áudios, vídeos, animações ou imagens, são conteúdos que podem ser colocados em diversas plataformas, e não cabe a rede social.  Já as redes sociais – plataforma usada para se comunicar e transmitir as informações e promoções para os espectadores.