Quais os benefícios de usar a educação digital?

Primeiramente, podemos destacar que o advento da educação digital vem sendo uma grande resposta ao crescimento exponencial da tecnologia. Dentro desse advento há diversos benefícios, porém também há alguns desafios, pois dentro das universidades não poderão prescindir somente com aula presencial.

Porém, será que realmente compreendemos o quanto isso pode beneficiar nossas instituições de ensino superior? Neste artigo vamos abordar alguns benefícios reais que uma educação digital tende a oferecer à sua faculdade.

Educação digital: como será construída a universidade do futuro?

Fatores como a pandemia de Covid-19 deram um impulso às tecnologias de informação e comunicação (TIC). Em pouco anos, as instituições de ensino superior tiveram que acelerar o processo de renovação e integrar novos recursos para ensinar na era digital.

Porém, como se estrutura atualmente a educação virtual? Podemos garantir que, em geral, com o objetivo de educar dentro da digital, devemos sempre considerar alguns elementos básicos.

Capacitação tecnológica

Infraestrutura digital que vai lhe ajudar a permitir que as instituições e academias acessem diversos recursos digitais. Incluindo desde o acesso à internet até a integração de outros programas e dispositivos móveis.

Ambiente Virtual

É o ambiente que será responsável por gerenciar recursos e conteúdos e gerenciar usuários. Tecnicamente, é aqui que ocorre o processo de aprendizagem, cuja eficiência depende muito da qualidade do suporte técnico.

Conteúdo digital

O material disponibilizado na plataforma de gestão deverá ser otimizado para um bom uso, isso quer dizer, deverá sempre estar de acordo com o formato exigido pela instituição. Além disso, deve ser consistente com o assunto a ser ensinado.

1) Otimização de tempo

Em 2000, o surgimento da Internet criou novos cenários para muitos mercados e acelerou a globalização. Com a prevalência dentro das barreiras físicas, a forma como o tempo é visto mudou, pois a possibilidade de presença virtual em vários locais tornou-se uma realidade.

Dentro da educação, a evolução digital otimiza o tempo, pois permite que processos antes realizados presencialmente sejam realizados digitalmente ou abreviados. Reuniões como conferências de pais agora podem ser realizadas de forma remota e os arquivos podem ser entregues virtualmente.

Dessa forma, a transformação digital dentro da educação ajuda a otimizar o tempo de professores e líderes estudantis que podem se concentrar mais no ensino dos alunos.

Claramente, para que essa operação seja bem-sucedida, é preciso investir na modernização das boas infraestrutura tecnológica e na qualidade das conexões institucionais.

2) Acervo digital

A criação de acervos digitais de conteúdo é comum no ensino superior público e privado. A evolução digital permite que vários formatos sejam compilados em plataformas online, facilitando a busca e o acesso.

Este modelo ultrapassa os limites da presença física tradicional, pois facilita a conexão de grande literatura e conteúdo relacionado aos alunos. Portanto, permite que exista uma criação dentro do conhecimento homogêneo.

Para coleções online, é necessário investimento em servidores em nuvem para suportar a distribuição de grandes quantidades de material em uma biblioteca virtual. Assim, vai lhe ajudar a garantir uma maior disponibilidade e estabilidade dentro dos acessos dos alunos.

3) Maior acessibilidade

Mais de 20% da população brasileira ainda não tem acesso à educação. Portanto, podemos destacar que a acessibilidade é um fator chave dentro do desenvolvimento da digitalização. Permitindo que cada vez mais pessoas se conectem com a rede, sendo uma das principais vantagens, pois beneficia o empoderamento social. Isso é importante para conduzir várias camadas e departamentos.

Podemos destacar que um sistema conectado a uma rede estável e com servidores repletos de conteúdo altamente relevante criarão uma grande experiência única para o setor educacional. Pois, ele vai reunir o melhor de cada mundo: um grande público e um conteúdo de alta qualidade.

Como, por exemplo, os Cursos Online, eles são excelentes formas de apostar em melhores formas dentro da área da educação com o objetivo de ajudar as pessoas a aprender melhores conhecimentos.

4) Compartilhamento

Compartilhar informações tornou-se um hábito comum entre aqueles que estão conectados. Áudio, vídeo e imagens são muito mais fáceis de compartilhar dentro das redes sociais.

Dentro da área da educação, esse processo tende a facilitar as conexões entre os agentes da cadeia educativa. A distribuição tem o objetivo de potencializar o conhecimento e ampliar assim as aspirações de todos que buscam aprender cada vez mais.

5) Aprendizagem imersiva

Com o aumento das procuradas por Cursos Online, a educação digital chegou com o objetivo de enriquecer o currículo dos profissionais. No entanto, como está revolucionando a forma como as salas de aula são dinâmicas, devemos destacar um aspecto: é a aprendizagem imersiva.

O termo \”imersivo\” refere-se à forma como determinado assunto será desenvolvido com o objetivo que haja uma realidade virtual que será utilizada dentro da educação: óculos virtuais, gamificação e desenho de ambientes virtuais.

O principal objetivo da aprendizagem imersiva é criar um ambiente que simultaneamente estimule nossos sentidos e guie os estudantes universitários a vivenciar uma experiência completa enquanto ouvem, observam e tocam o conteúdo de ensino para expressá-lo de forma mais autêntica.

As dinâmicas imersivas aumentam a colaboração, a criatividade e a motivação entre os alunos à medida que a sala de aula se torna mais objetiva e interessante, sem perder de vista o objetivo principal: os alunos podem usar esses recursos inovadores para construir seus próprios caminhos de aprendizagem.

Conclusão

Os desenvolvimentos digitais chegaram para ficar e estão mudando a forma como a educação tende a se conectar com alunos e professores. Isso traz muitos benefícios para estudantes e instituições de ensino.

No entanto, com o objetivo de fazer parte dessa transformação, é necessário investir em grandes tecnologias digitais modernas, como forte conectividade de rede, ferramentas em nuvem e segurança da informação.