Por que usar preservativo? Da proteção à diversão

A camisinha é o acessório mais usado em todo o mundo! De acordo com uma pesquisa, 93% das mulheres americanas sexualmente ativas usam preservativos ao fazer sexo com seu parceiro. Trabalho? A sua eficácia é comprovada? Absolutamente sim! Cientificamente, o preservativo tem uma eficácia de 98%, mas esse valor cai para cerca de 85% se considerarmos o erro humano. Nem todo mundo, de fato, sabe como usar o preservativo corretamente e em quais casos, no entanto, é melhor não usá-lo porque está danificado. A camisinha é o método contraceptivo de mais fácil acesso, possível encontrá-las em postos de saúde, como produtos de sex shop, farmácias e até mesmo mercados.    

1. Proteção

Você sabe, a camisinha é usada para proteger… Mas de quê? Existem duas proteções principais que este dispositivo oferece: protege contra gravidez indesejada e protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Essa proteção é segura? O preservativo é um dos produtos sexuais mais seguros, sua taxa de ruptura é de cerca de 5%, muito inferior à taxa de ruptura causada por erro humano que é de 13%. O que isto significa? Isso significa que 4 em cada 100 preservativos se rompem por causas atribuíveis a erros de fabricação, enquanto 13 em cada 100 se rompem por culpa do homem, por exemplo:

Como o preservativo consegue proteger os parceiros? Sua fina camada de látex permite criar uma camada entre o pênis e a vagina, sem afetar a naturalidade da relação sexual, mas impedindo o contato direto entre os dois órgãos sexuais!

Função contraceptiva

A primeira função protetora do preservativo é a anticoncepcional, ou seja, protege contra a gravidez indesejada. Existem muitos dispositivos contraceptivos no mercado, mas um dos mais utilizados é o preservativo. 

O preservativo realmente protege contra gravidez indesejada? E, se sim, por quanto? O risco de ter uma gravidez indesejada usando preservativo é de 18% o que, como vimos, se deve a 5% de risco de ruptura e 13% de risco por erro humano. Essa porcentagem de risco, no entanto, cai significativamente se você usar preservativos corretamente! Quais são os erros que podem ser cometidos durante a relação sexual que aumentam o risco de uma gravidez indesejada?

Se não é isento de riscos, por que usar camisinha?

De acordo com uma estatística de 2014, os preservativos são mais eficazes do que alguns métodos contraceptivos, mas menos eficazes do que outros! Então, por que não usar, por exemplo, a pílula anticoncepcional ou o anel com 9% de risco? E, porque não recorrer ao coito interrompido com um risco de 22%, ligeiramente superior ao do preservativo? A escolha do anticoncepcional certo inclui vários fatores:

Função profilática

O preservativo é o meio de barreira mais importante que lhe permite proteger-se das doenças sexualmente transmissíveis. O que eles são? São infecções causadas por vírus ou bactérias transmitidas por fluidos corporais. De que doenças estamos falando? Gonorreia, sífilis, HIV, Hepatite, Papiloma vírus, Candida, Herpes genital.

No caso de relações sexuais desprotegidas, é bom ficar atento a quaisquer sintomas que sirvam de alerta, como vermelhidão, ardência ou dor que não existia antes da relação sexual.

Quanto o preservativo protege contra doenças sexualmente transmissíveis?

Novamente, como em gestações indesejadas, há uma margem de erro! De fato, o preservativo, se usado corretamente, protege adequadamente contra infecções e atualmente é o método de barreira mais eficaz, porém sempre há um percentual de risco. Por exemplo, o HIV mostrou ser 10 vezes menos infectado com preservativos do que com relações sexuais desprotegidas, mas você não está completamente livre do risco. No entanto, é muito mais seguro do que outros métodos: a OMS declarou que as mulheres que usam um espermicida à base de nonoxinol-9 como método contraceptivo não estão nem um pouco protegidas contra o risco de contrair o vírus HIV!

2. Diversão

Os preservativos começaram como dispositivos médicos para proteger contra infecções e gravidez, mas com o tempo eles evoluíram e se tornaram verdadeiros aliados que ajudam os casais a apimentar o sexo! Existem benefícios adicionais que os preservativos podem dar à relação sexual? Absolutamente sim! Mas, especificamente, que papel os preservativos desempenham na satisfação sexual? 

Quão? Os resultados explicaram que se o preservativo é desconfortável, muito apertado ou tende a sair, o homem experimenta uma relação sexual menos satisfatória. Além disso, os homens com dificuldades de ereção tendem a ser mais propensos a experimentar um prazer insatisfatório e, em vez de correr em seu socorro, os preservativos arriscam piorar sua situação física e psicológica. Assim, um preservativo confortável melhora o prazer sexual masculino!

Podendo ser usado ate mesmo na companhia de brinquedos sexuais proporcionando mais prazer para o casal, podendo ser acompanhado de plug anal, beijo grego, vibradores. 

Alergias

Os preservativos podem causar alergias? Infelizmente! Embora o látex de borracha natural seja um material bem tolerado pela maioria da população, aproximadamente 4,3% da população é alérgica a este material. Para oferecer a todos a oportunidade de experimentar o sexo com as proteções adequadas, foram criados preservativos sintéticos que possuem as mesmas características do látex natural, mas que não causam alergias. Que material é? Quase todos os preservativos hipoalergênicos são feitos de poli-isopreno, um látex sintético que é bem tolerado pelos alérgicos. Use também quando sair com um acompanhante homem.

Conclusão

Então camisinha sim ou camisinha não? Absolutamente sim! O preservativo não é apenas um método contraceptivo, mas também tem uma importante função profilática na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis! Além disso, é um aparelho muito versátil e também pode ser usado em combinação com lubrificantes e jogos eróticos. Os prós são muito maiores que os contras!