Plano de carreira para empresas: 4 vantagens

O plano de carreira é uma ferramenta que podemos até mesmo chamar de estratégia, considerada muito importante para a gestão de pessoas de qualquer corporação, independentemente de seu segmento ou porte.

Essa prática aprimora as competências do colaborador e aumenta a sua motivação. Inclusive, ser competente e motivado são dois aspectos fundamentais para ser um bom profissional e trazer resultados positivos para a corporação.

É claro que existem outras ações voltadas para melhorias na competência e na motivação de um profissional, sendo um exemplo clássico disso o treinamento.

No entanto, o funcionário precisa enxergar possibilidades para o futuro, caso contrário, ele sente que não tem para onde ir e começa a se sentir desmotivado.

Isso é tão verdade que, no universo corporativo, é necessário que depois de conquistar algumas etapas o colaborador seja recompensado. Isto é, ele precisa sentir que seus esforços valem a pena.

É aqui que entra o plano de carreira, que nada mais é do que uma visão do trabalho e que exige um bom planejamento para ser traçado.

Neste artigo, vamos explicar sua importância, seu conceito e todas as vantagens que ele traz para as empresas. Confira!

A importância do plano de carreira

Em 2008, Chiavenato, conhecido como o pai do RH, disse que na era da informação, algo muito importante para as empresas é a agilidade, capacidade de aderir às mudanças necessárias, inovação e mobilidade.

Esses requisitos são importantes para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades no mercado, mesmo diante de períodos intensos de turbulência ou renovação.

O segredo do sucesso de uma empresa de limpeza de vidros em altura não está nas ferramentas que ela utiliza, como seus maquinários ou os métodos adotados. É claro que eles são essenciais, mas não são eles que operam essas ferramentas.

São as pessoas que administram os processos e, por conta disso, é fundamental investir em gestão de pessoas e desenvolver o potencial delas. E a melhor maneira de fazer isso é por meio da motivação.

Tendo essas informações como base, o plano de carreira surge como uma estratégia eficaz e fundamental para engajar e motivar o colaborador. Isso acontece porque ele estimula o crescimento profissional e permite um trabalho transparente.

A transparência se dá porque a corporação deixa claras suas intenções em relação ao funcionário. Consequentemente, o planejamento também evita questionamentos em relação a promoções ou quanto tempo o profissional vai permanecer em um cargo.

Ele tem uma meta que pretende atingir, e quando fizer isso, seus sonhos profissionais vão se tornar realidade.

Quando uma empresa de planos de internet cria um planejamento de carreira, consegue reter seus talentos.

É importante pensar nisso porque vivemos em um mundo extremamente conectado, e as pessoas são bombardeadas de informações e estímulos todos os dias, de todos os tipos.

Para manter o foco, é fundamental ter um planejamento que seja voltado tanto para as expectativas pessoais quanto profissionais.

Se a empresa oferece um plano de carreira, ela ajuda seus colaboradores a crescerem como profissionais dentro dela, mas também possibilita que esses indivíduos usem essas ferramentas para terem mais autonomia em seu trabalho.

Isso é vantajoso para as companhias porque são elas que determinam o caminho que os colaboradores vão percorrer dentro delas. É uma forma de gerar engajamento e motivação, que vão colaborar muito com o aumento dos lucros.

Mas, qual o conceito de plano de carreira?

O plano de carreira nada mais é do que um programa que traça as possibilidades em relação ao caminho que os funcionários podem percorrer dentro da organização.

É uma forma de cuidar do desenvolvimento dos profissionais e garantir a sustentabilidade do negócio em médio e longo prazo.

Quando uma escola de cursos de assistência técnica de celular cria esse planejamento, é capaz de alinhar suas expectativas com as expectativas dos funcionários, e isso é muito importante para fazer com que eles se sintam seguros.

Os talentos, ou seja, os bons colaboradores, saberão que podem contar com a corporação no futuro, e a própria empresa sabe que pode contar com eles também.

Este é o ponto que faz com que essa estratégia aumente a produtividade e retenha os talentos, possibilitando que a companhia desenvolva lideranças que correspondem às suas necessidades.

Pode-se dizer que o plano de carreira tem alguns propósitos, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Promoção;
  • Aumento de salário;
  • Novas responsabilidades;
  • Aquisição de novos conhecimentos;
  • Desenvolvimento de habilidades.

Essa estratégia pode ser desenvolvida de duas formas, conhecidas como plano de carreira em Y e plano de carreira em W.

O do tipo Y é aquele em que o colaborador pode escolher entre uma carreira de gestão ou uma carreira de especialista, dois caminhos que desenvolvem competências diferentes.

O do tipo W, por sua vez, agrega as opções de gestor ou especialista uma opção mista na gestão de projetos. Em outras palavras, dentro de uma instituição de cursos de comunicação, o profissional atua em uma área específica.

Independentemente de qual seja o tipo de plano de carreira que a empresa quer colocar em prática, terá acesso a uma série de vantagens.

Vantagens do plano de carreira para as empresas

Cuidar da carreira dos colaboradores é uma maneira inteligente de beneficiar a companhia. Portanto, entre as principais vantagens dessa estratégia estão:

1.    Profissionais mais motivados

Se os funcionários têm metas e objetivos e sabem onde querem chegar, se sentem muito mais motivados para o trabalho e para superar desafios.

A pessoa tem uma linha de chegada, por essa razão compreende os propósitos de tudo o que faz. Quando ela sabe que a organização quer crescer junto e incentiva seu desenvolvimento, a motivação é ainda maior.

Dentro dos escritórios compartilhados, os colaboradores motivados entregam serviços com qualidade e os resultados são visíveis. Como resultado, a empresa consegue conquistar novos espaços no mercado em que atua.

2.    Mais economia

Toda empresa sabe que os processos seletivos externos, bem como as demissões, geram muitos gastos para a corporação.

A dispensa de um colaborador demanda ao pagamento de todos os seus direitos trabalhistas, o que inclui férias, 13º salário proporcional, multa por rescisão de contrato, dentre outras exigências.

A contratação também custa caro, não só por conta do processo seletivo, mas também porque um funcionário novo não entrega os mesmos resultados de um funcionário antigo, que já conhecia bem as tarefas.

Nesse sentido, o plano de carreiras também traz mais economia para a organização, uma vez que é muito provável que suas vagas sejam preenchidas por pessoas que já trabalham com ela.

Tudo isso reduz a taxa de rotatividade e a economia permite que a empresa invista em outras melhorias, como o aluguel de sala comercial por hora.

Em linhas gerais, todo o dinheiro que seria usado para contratar ou dispensar um colaborador, pode ser empregado em treinamentos, cursos profissionalizantes e outros recursos que valorizam os profissionais da companhia.

3.    Desenvolve talentos

Os talentos são aqueles profissionais que realmente trazem resultados para a corporação, e eles são sentidos porque os benefícios de seus esforços são muitos.

Uma organização que trabalha junto com seus colaboradores e preparam o plano de carreira cuidadoso, é capaz de entender suas necessidades de desenvolvimento e em quais áreas investir para chegar aos seus objetivos.

As propostas de ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas são muito mais assertivas, tanto é que os treinamentos se tornam muito mais específicos e voltados para uma necessidade realmente importante.

Se um fabricante de balcão promocional tem foco total no desenvolvimento, também consegue aprimorar seus talentos e retê-los por muito mais tempo.

4.    Diminui a rotatividade

Infelizmente, muitos trabalhadores formais estão insatisfeitos com seu serviço. Essa situação é muito complicada porque leva a pedidos de demissão e à falta de comprometimento com as tarefas do dia a dia.

Se o colaborador não está comprometido com o trabalho, não vai entregar resultados e isso pode impactar o crescimento da corporação em muitos sentidos.

Por outro lado, um bom profissional sabe que o mercado o valoriza, e ao sentir que a empresa em que trabalha não preza pelos seus serviços, ele vai procurar oportunidades em outros lugares.

Contudo, se uma gráfica que faz brinde personalizado investe em um plano de carreira, os colaboradores se comprometem mais com as metas.

Eles sabem que existe a possibilidade de crescer, o que faz com que se sintam mais seguros e dispostos a vestir a camisa da corporação. Como consequência, os índices de rotatividade diminuem.

Considerações finais

A vida profissional importa, e assim como a vida pessoal, ela precisa ser saudável e trazer boas perspectivas.

Uma parte do desenvolvimento é de responsabilidade do próprio colaborador, que procura se especializar e se desenvolver, mas isso não descarta a necessidade de as empresas cuidarem da carreira de seus funcionários.

O plano de carreira é o melhor modo de fazer isso, e além de estimular os profissionais que atuam na corporação, também mostra que ela está disposta a incentivar as melhorias e o crescimento de cada um.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.