Philip Kotler: 10 lições do pai do marketing

O marketing é um elemento essencial para as empresas, pois consiste em um conjunto de estratégias e ações que visam promover a marca e fidelizar clientes. Para que essas estratégias sejam assertivas, existem algumas diretrizes e conhecimentos estabelecidos por Philip Kotler, considerado o pai do marketing.

Neste artigo, você conhecerá quais são os ensinamentos passados por esse pesquisador tão importante para essa área, identificando aspectos que impactam diretamente nos resultados das estratégias aplicadas.

Ter esse conhecimento é essencial para o planejamento de ações direcionadas ao marketing, levando em conta a obtenção de resultados positivos. 

Entenda quem é Philip Kotler

Antes de falarmos sobre os 10 ensinamentos que foram transmitidos por Philip Kotler, é essencial compreender quem é esse autor e qual é sua importância para a área do marketing.

O profissional nasceu em 1931, na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. 

Philip Kotler se formou como Ph.D. em economia e decidiu aprofundar seus conhecimentos na área do marketing, tornando-se a principal referência no assunto. 

Seu pós-doutorado ocorreu na Universidade de Harvard, tendo conhecimentos na área de Ciências Comportamentais. Em 1967, o autor publicou uma obra considerada essencial e que transformou o marketing, atuando como um guia até os dias de hoje para os profissionais da área.

Intitulada de “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, esse livro é uma referência para os pesquisadores de comunicação e marketing e, por isso, deve estar na cabeceira de quem trabalha nesse segmento. 

Sua influência foi tão grande que, no ano de 1988, o autor assumiu um lugar no Marketing Internacional, dentro da Universidade de Northwestern. 

Mas, afinal, qual foi a grande contribuição do autor? É exatamente sobre isso que abordaremos no decorrer deste material.

Inicialmente, é importante compreender que Kotler trabalhou em cima da ampliação do conceito voltado para o mundo do marketing, trazendo sua importância para o ambiente empresarial. 

Ou seja, o autor enxergou a importância do segmento e a possibilidade de aplicação nos negócios, desenvolvendo técnicas para a melhor utilização das estratégias de marketing.

As fases do marketing segundo Philip Kotler

Agora que você já sabe a importância de Philip Kotler para a área do marketing enquanto pesquisador e professor, é fundamental visualizar seus ensinamentos e compreender os aspectos agregados à essa área de conhecimento.

O primeiro impacto do autor diz respeito às fases do marketing. Isso porque, para ele, o marketing se divide em três partes principais, considerando o relacionamento com o consumidor e o foco das estratégias traçadas.

  1. Produto

A primeira fase é o marketing 1.0, tendo como objetivo principal atingir o público-alvo em massa, alcançando clientes ao evidenciar os produtos e suas características.

Isso era feito por meio da oferta de produtos, como é o caso de roupas, sapatos, aparelho de endoscopia ou um veículo automotivo. As ações eram voltadas ao material em si e ao processo de venda.

Para se ter uma ideia, na área do varejo, assim como no ambiente comercial, a fase de ofertar os produtos era muito importante pois era vista como uma forma de despertar e  promover a atenção dos clientes.

Contudo, a partir do reconhecimento do cliente como ponto essencial no processo de compra e venda, bem como para o sucesso dos empreendimentos, as ações de marketing passaram a ter um novo centro.

  1. Consumidor

Como dito anteriormente, com a percepção da mudança na forma de consumo e da importância dos consumidores no processo e relação com o mercado, as empresas passaram a desenvolver um bom relacionamento com o cliente, e não somente focar na venda. 

Com esse movimento surge o marketing 2.0, que também é visto como um marketing de reconhecimento do público-alvo e de aproximação com o cliente. 

Essa fase do marketing é voltada para a compreensão sobre quem é o consumidor, suas necessidades, dores, interesses e qual é a melhor forma de atender essas demandas. 

Com isso, a empresa consegue criar e desenvolver produtos e campanhas que sejam otimizadas para esse público, atingindo esses usuários de forma qualificada e atendendo os aspectos traçados.

  1. Valores

Na fase do Marketing 3.0, os elementos digitais, sobretudo, a presença das empresas em sites e redes sociais fez com que a área do marketing precisasse desenvolver estratégias de engajamento com o público-alvo. 

Dessa forma, existe a intenção de destacar os valores dos produtos e causas relacionados à marca, criando identificação dos consumidores com a empresa e evidenciando os impactos dos produtos.

Além disso, há como intuito fazer com que o público seja atingido da melhor forma pela mensagem, estimulando a interação por meio do compartilhamento, curtidas e comentários no conteúdo sobre estudo de impacto ambiental na página da empresa. 

Cabe ressaltar que outros autores, inclusive o próprio Kotler, defendem a existência do marketing 4.0, e até de um processo 5.0, que se desenvolveram nos novos modelos de relacionamento de consumo.

Conheça os 10 ensinamentos de Philip Kotler

A partir do entendimento sobre quem é o autor, assim como as categorias do marketing que ele defende, falaremos sobre os 10 ensinamentos de Philip Kotler que são essenciais para quem atua com marketing. 

Isso porque ele percebeu algumas ações fundamentais para criar estratégias mais efetivas e ter melhores resultados com o negócio.

  1. Entenda o público-alvo

Um dos desafios do ambiente empresarial é compreender que os clientes são diferentes e se relacionam de formas distintas com cada segmento de mercado. 

Apesar disso, cada nicho consegue segmentar o público com base em comportamentos, desejos e características semelhantes.

Assim, com base no marketing 2.0, é importante direcionar o olhar e a intenção para um bom relacionamento com o cliente, identificando suas especificidades e a melhor forma de se relacionar com sua audiência.

Dessa forma, será preciso segmentar os conteúdos e campanhas desenvolvidos, criando processos claros para atender os usuários de melhor forma. Além disso, será necessário identificar e prestar atenção aos assuntos que fazem parte do interesse do seu público. 

O conhecimento sobre o público-alvo faz parte das estratégias de marketing que são base para a criação de um plano de comunicação assertivo. 

  1. Fidelize os clientes

Você sabia que fidelizar um cliente, em muitos casos, é mais importante e barato do que prospectar um novo consumidor?

Isso porque é mais trabalhoso encontrar novos clientes para prestar serviços de proteção radiológica de forma recorrente, por exemplo, além de demandar a qualificação constante desses novos usuários.

Enquanto isso, a fidelização possibilita que os clientes retornem para novas aquisições e até para a manutenção da proteção instalada, considerando o exemplo anterior. Mais ainda, recomendações mais qualificadas podem ocorrer.

Dessa forma, é preciso pensar em ações para reter os usuários, mantendo uma base de clientes sempre adequadamente nutrida, conquistando esse cliente. 

Com isso, quando o cliente necessitar dos seus serviços novamente, ele não terá dúvidas sobre procurar o seu negócio – ou mesmo recomendá-lo.

  1. Desenvolva responsabilidade social

As empresas precisam trabalhar para garantir que sua missão, visão e valores não sejam somente direcionadas às vendas e ao lucro, mas também em melhorar o espaço social e contribuir para o desenvolvimento sustentável – tendo em vista toda a evolução do marketing e do relacionamento com o consumidor.

Essa consciência ambiental traz muitos benefícios para a empresa, desde a melhora da imagem diante do público, estímulo à identificação dos usuários e criação de valor para as atividades desempenhadas, bem como a regularização devida.

Por esse motivo, é importante que também seja trabalhada internamente, como potencial causa do negócio. Desse modo, é possível estimular os colaboradores a adotarem práticas como:

  • Usar garrafas para bebidas;
  • Adotar um copo próprio;
  • Utilizar pouca água durante a lavagem das mãos;
  • Desligar as luzes ao sair dos ambientes. 
  1. Elabore boas estratégias e considere um tempo adequado para isso

Atualmente, o ritmo das atividades rotineiras é mais corrido. 

No entanto, o autor acredita que o desenvolvimento de boas estratégias demanda tempo e atenção.

Ou seja, em alguns momentos é essencial desacelerar e buscar entender como estão seus funcionários, quais os resultados que sua empresa pretende atingir, quais as melhores táticas para atender e alcançar o público, dentre outros aspectos que ajudam na tomada de decisão. 

  1. Invista em ciência de dados 

No marketing, sobretudo no espaço digital, é essencial analisar os dados para obter as melhores estratégias para a empresa.

Para otimizar os processos e acelerar a segmentação, a tomada de decisão e melhorar a coleta e identificação das informações e personas, é possível recorrer a um banco de dados automatizado. 

Com isso, os dados serão colhidos conforme os contatos rapidamente, e a segmentação também será feita conforme estipulado, permitindo a personalização do atendimento. 

  1. Promova a satisfação dos clientes

Como já falamos neste artigo, é essencial que o cliente tenha uma boa experiência no contato com sua marca. 

Um cliente que realiza um conserto de Iphone e gosta do atendimento e serviços prestados tende a voltar em novas necessidades e a divulgar em redes sociais, parentes e amigos. Essa ação é essencial para reforçar a autoridade da marca. 

  1. Preveja os desejos e necessidades dos consumidores 

O que os seus clientes querem? Prever ações acerca dos interesses e necessidades dos seus clientes é uma estratégia muito interessante e fundamental para o desenvolvimento da marca. 

Desse modo, sua empresa pode lançar tendências e se antecipar ao mercado. Ou seja, é possível adotar uma postura mais competitiva e melhorar o relacionamento com os consumidores.

  1. Acompanhe a evolução do marketing

É essencial que sua empresa saiba que o marketing está em constante evolução e que é preciso acompanhar as ferramentas, canais, plataformas e hábitos que surgem para adequar o negócio.

Isso é ainda mais forte com a presença do ambiente digital e o consumo mais acelerado. 

  1. Ofereça bons produtos/serviços e alinhe expectativas

Não adianta somente criar estratégias de marketing para divulgar um produto ou serviço e no momento em que o cliente contatar a marca o atendimento não for de qualidade, afastando esse usuário. 

Ou seja, seus serviços precisam ser bons e ter qualidade, mas é fundamental que todos os processos estejam alinhados e que os pontos de contato também representem a identidade do negócio e transmitam segurança, empatia e qualificação, retendo esse potencial cliente. 

  1. Avalie os custos de atividades e os riscos de não implementar melhorias

Uma pergunta importante para qualquer empresa é referente ao custo de operações e estratégias. No entanto, ainda mais importante é avaliar qual será o custo de não aplicar uma atividade ou tecnologia.

Muitos líderes só pensam no quanto vão gastar ao realizar uma ação e deixam projetos potenciais de lado, perdendo oportunidades de se destacar ou se tornar referência em uma tecnologia.

Assim, é necessário avaliar o potencial de uma nova tecnologia ou estratégia. Uma vantagem do marketing é que alguns projetos podem ser aplicados em um grupo de teste, reduzindo os custos e permitindo mensurar os resultados obtidos.

Com isso, o gestor pode identificar quando vale a pena expandir a campanha para o público geral de forma assertiva. 

Orientações finais

É essencial fazer a avaliação das lições trazidas pelo autor antes de tomar uma decisão para as campanhas de marketing e posicionamento da empresa.

Isso porque ele traçou os principais conceitos e impactos do marketing, observando as mudanças do mercado e como elas impactam no relacionamento com o consumidor e o processo de vendas, obtendo melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.