Pesquisa de mercado: entenda por que ela é fundamental

Pesquisa de mercado é o nome dado a uma ferramenta que ajuda a planejar, coletar e analisar os dados de uma empresa. Por meio dela, torna-se mais simples conhecer o mercado, identificar oportunidades e melhorar as tomadas de decisões.

Fazer marketing hoje em dia é uma estratégia totalmente orientada por dados, e é muito mais fácil coletar informações por meio de ferramentas que também ajudam a prever os resultados de maneira precisa.

Ainda assim, as decisões continuam tendo um certo grau de incerteza, e para fomentá-las é necessário investir em pesquisa, pois ela mostra um pouco sobre a natureza do mercado e seu comportamento, reduzindo a margem de erro nas ações.

Tendo isso em vista, é correto afirmar que o estudo de mercado pode ser considerado uma ferramenta que minimiza os riscos e identifica oportunidades para os negócios, independentemente de qual seja sua situação atual.

Mas mesmo sendo algo muito importante, nem sempre os propósitos e métodos são claros, e é por isso que é preciso entender e praticar a pesquisa de mercado.

Neste artigo, vamos explicar seu conceito, importância e como seus benefícios auxiliam no crescimento do negócio. Confira!

Entenda o conceito de pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é o nome dado ao instrumento que ajuda a entender a realidade de uma empresa, tornando suas ações mais efetivas e eficientes.

É por meio dela que a organização coleta informações importantes que vão auxiliar em suas tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas e seguras.

Os dados coletados podem se relacionar aos hábitos de consumo e levantamentos de benchmarking de corporações de diferentes segmentos.

Uma confecção de camiseta uniforme feminino pode obter esses dados por meio de pesquisa primária, que é quando a pesquisa é realizada pela própria companhia ou por um profissional contratado por ela.

Também existe a pesquisa secundária, nas quais os dados são coletados e analisados por uma empresa especializada, que utiliza relatórios, artigos e guias disponibilizados por outras corporações.

A função da pesquisa de mercado é levantar informações que norteiam as decisões dos negócios, de modo que eles consigam se destacar em seus segmentos, vencer os concorrentes e atrair a atenção dos consumidores.

Sua principal característica é o modo como ela é realizada, levando em conta o seguinte passo a passo:

  • Determinação de um objetivo;
  • Definição do público-alvo;
  • Quantidade de pessoas entrevistadas;
  • Formulário com perguntas;
  • Aplicação;
  • Análise.

A pesquisa de mercado é fundamental porque entrega resultados satisfatórios, e nos últimos anos, as ferramentas de marketing digital também ajudam nesse processo, visto que fornecem dados ricos sobre a audiência.

Quando uma empresa de limpeza garagem condomínio coloca em prática as estratégias de Inbound Marketing, coleta dados continuamente, uma vez que os usuários podem interagir com suas ações.

Contudo, mesmo que isso seja possível, ainda é fundamental investir em uma pesquisa propriamente dita.

Importância desse estudo

Muitos empreendedores têm como foco a inovação, por isso enxergam com maus olhos esse tipo de pesquisa. Alguns não acreditam que seja necessário estudar as estratégias de seus concorrentes para obter lucro.

Além disso, eles acham que se basear na concorrência acaba fazendo com que sua marca se torne comum. Mas isso não é verdade, tendo em vista que a pesquisa de mercado não se limita apenas a analisar a concorrência.

Na verdade, ela também envolve outros tipos de informações, uma vez que sua intenção é trazer um panorama completo do ecossistema do negócio.

A corporação precisa conhecer o ambiente em que trabalha, saber mais sobre os desafios perante suas ideias e estratégias e descobrir necessidades dos consumidores que ainda não foram atendidas.

A pesquisa de mercado entrega todos esses dados, e cada vez que obtém uma nova informação, gera insights que tornam a realidade da companhia mais plausível e realista.

Em linhas gerais, por meio dessa pesquisa, uma empresa de segurança do trabalho avalia a viabilidade de seu negócio, torna suas estratégias mais competitivas, testa novas campanhas, explora novos nichos e cria segmentos inéditos.

Também é uma maneira de otimizar os processos internos e descobrir informações estratégicas que podem alavancar a marca.

Sabendo dessas características da pesquisa de mercado, não é difícil imaginar os benefícios que ela pode trazer.

Benefícios da pesquisa de mercado

As vantagens da pesquisa de mercado são evidentes, mas ainda assim, alguns gestores e empreendedores não conseguem perceber sua importância para o crescimento da empresa.

Isso se deve ao fato de que eles acreditam que os custos são altos, sendo uma política restrita apenas para as grandes corporações.

Na verdade, é possível usar vários recursos para fazer um estudo mercadológico, utilizando desde meios mais básicos até recursos mais complexos. A partir disso, terão acesso às seguintes vantagens:

1 – Conhecer melhor o público-alvo

Por meio dessa estratégia, uma empresa de limpeza de colchão box começa a coletar dados específicos sobre sua audiência, o que facilita no processo da construção da persona, que é o personagem semi-fictício que representa o perfil de cliente ideal da marca. 

A persona fornece um entendimento rico sobre o público, algo fundamental para melhorar as tomadas de decisões em todas as áreas da companhia.

Em outras palavras, é possível otimizar desde o desenvolvimento de produtos até as estratégias de marketing digital.

2 – Entender as tendências do mercado

Essa pesquisa também permite uma noção melhor acerca das tendências de mercado. A companhia descobre quais são as soluções que os concorrentes estão usando e as inovações disponíveis.

É a melhor maneira de saber quais produtos e serviços são os preferidos entre os clientes, de modo a melhorar as estratégias.

3 – Saber as estratégias dos concorrentes

Uma empresa de limpeza de cadeiras de tecido precisa entender quais são as estratégias dos concorrentes para conduzir melhor suas próprias ações.

Lembre-se de que quem concorre diretamente com o seu negócio também fornece insights e experiências que têm muito a ensinar.

4 – Ajuda a implementar produtos e serviços

Se a marca pretende lançar novos produtos e serviços, com base nas informações oferecidas pela pesquisa de mercado, é mais simples compreender a relevância das novas soluções.

O negócio vai mapear as dores e necessidades de seus clientes e assim descobrir se os novos lançamentos fazem sentido para as pessoas, bem como se elas estão abertas a aderi-lo.

5 – Avaliar a disponibilidade dos empreendimentos

O mercado é formado por vários participantes, como os distribuidores, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, dentre outros. Se um deles tem algum problema, todos correm o risco de ser afetados.

Um fabricante de saboneteira líquida de parede deve se antecipar a essas possibilidades para criar promoções ou pensar em estratégias de expansão.

6 – Fazer o negócio crescer

Por meio de uma boa pesquisa mercadológica, é possível identificar demandas e nichos que ainda não foram atendidos. É dessa forma que a organização identifica uma oportunidade de expansão, podendo abrir filiais e franquias.

A marca consegue alcançar seus objetivos e aumentar o volume de vendas, tendo em vista que vai alcançar pessoas que demandam os produtos e serviços oferecidos.

7 – Dimensionar o mercado

Podemos dizer que a pesquisa de mercado ajuda a passar um pente fino no setor em que o negócio atua, para conhecer melhor os consumidores, identificar tendências, estimar segmentos mais lucrativos e avaliar a performance das soluções.

Outra possibilidade é estimar o limite das vendas que o público consegue atender, o que evita mercadorias paradas no estoque.

8 – Decisões mais seguras e assertivas

Ao coletar essas informações, um fabricante de rack padrão 19 se torna capaz e mais preparado para entender o melhor caminho para tomar decisões estratégicas.

Consequentemente, fica mais descomplicado expandir o negócio e atrair investidores, pois sempre conseguirá identificar oportunidades e riscos.

Além de dominar o conhecimento que precisa, o empreendedor estabelece um objetivo assertivo e toma ações voltadas a ele.

9 – Identificar oportunidades antecipadamente

Saber quais são os pontos positivos e negativos do seu mercado é uma maneira de detectar demandas com antecedência.

Assim, se um fabricante de baterias para caminhão descobre uma necessidade que nenhuma outra marca consegue atender, pode mudar completamente os rumos do negócio de maneira muito positiva.

Considerações finais

Para saber se o seu negócio precisa de uma pesquisa de mercado, basta olhar para o momento em que ele se encontra. Isso é essencial porque, antes de fazer qualquer tipo de estudo, é necessário conhecer as características de seu segmento.

A partir disso, fica mais fácil até mesmo escolher as ferramentas que você vai usar para realizar a pesquisa e quais são os principais pontos que precisa levantar.

Mais do que conhecer o mercado, a pesquisa precisa ser feita com base na realidade e nas necessidades da companhia. É dessa forma que ela vai se tornar muito mais competitiva e exclusiva em seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.