Pagar ou não pagar por um antivírus? Eis a questão!

A internet é parte essencial do cotidiano e pode ser usada de infinitas maneiras, inclusive de forma mal intencionada, o que torna a preocupação com segurança online imprescindível. E para se proteger e evitar a perda de dados e informações sigilosas, pessoais ou profissionais, o uso de um bom antivírus atualizado é necessário.

No momento da escolha, porém, é comum se questionar o motivo de escolher um antivírus pago. Para ajudá-lo a se decidir, apresentamos algumas considerações sobre quais os fatores devem pesar na sua decisão, e sobre como deve ser escolhido o programa para evitar contaminações no seu computador.

\"\"

A maioria dos usuários tende a optar por versões gratuitas, que são baixadas em sites especializados ou diretamente no site das empresas desenvolvedoras. Esses pacotes gratuitos costumam ter uma ação simples e localizada, ou seja, identificam o vírus e o retiram do sistema. No entanto, para infecções mais elaboradas, eles são ineficientes. Além disso, cibercriminosos costumam criar antivírus gratuitos falsificados para fazerem o oposto do que deveriam.

Nesse sentido, confira algumas dicas sobre como evitar e fugir de um antivírus falso:

  • Não clique em links suspeitos: é a regra de segurança número 1 da internet;
  • Confira a procedência do site: prefira os especializados e com boas indicações;
  • Preste atenção ao nome do antivírus: empresas idôneas, como a Bitdefender, por exemplo, costumam batizar seus produtos com denominações específicas.
    Nomes genéricos como “control center, antivírus 2011” têm grandes chances de serem falsificações;
  • Pesquise, pesquise e pesquise: procure fóruns, peça conselhos a especialistas e conhecidos até certificar-se por completo da confiabilidade de tal produto.

Mesmo tomando todas as precauções acima, nada garante que o produto baixado seja confiável. Isso porque é cada vez maior a sofisticação dos cibercriminosos. Por isso, é melhor optar por antivirus pago, que é a maneira mais eficaz de se proteger, sem maiores complicações e com menor risco.

\"\"

Confira algumas vantagens de se utilizar um antivírus pago:

  • Suporte: apenas as versões pagas garantem o direito de receber apoio, orientação e mesmo de reclamar por algum problema de uso ou mau funcionamento do antivírus;
  • Atualizações mais frequentes: como há uma maior proximidade com os usuários, as empresas desenvolvedoras sabem quais são as deficiências de seus produtos e, por isso, têm maiores condições de promover melhoras nos mesmos. Desse modo, o usuário se mantém sempre protegido, pois a cada nova ameaça, soluções são desenvolvidas imediatamente;
  • Proteção completa: ao contrário das versões gratuitas que apenas identificam e retiram os vírus, as versões pagas são mais completas. Elas normalmente contam com antimalwares, antispywares, antiphishing, antispam e parental control. Essas funções protegem contra programas espiões, e-mails falsificados e contaminados, assim como permitem total controle sobre quais os tipos de sites acessados. Além disso, os antivírus pagos cuidam de uma máquina de forma preventiva, enviando alertas sempre que algo suspeito for detectado.

Sendo assim, é possível afirmar que o investimento em um antivírus pago é providencial para proteger dados pessoais, empresariais e, sobretudo, aqueles que devem se manter longe do conhecimento público.