Backlinks continuam sendo um dos três principais fatores de SEO do Google. São considerados votos de confiança e autoridade. No entanto , obter backlinks para o seu site pode ser um processo longo e difícil, especialmente se você está apenas começando seu site.
Os links externos são, portanto, uma das bases de qualquer trabalho bem sucedido de netlinking e referenciamento natural. O algoritmo principal do Google é baseado em links, e isso não mudou desde a sua criação.
O backlink autoritário continua sendo um fator essencial de SEO, informando ao mecanismo de pesquisa que seu site é relevante e confiável.
Criar backlinks em número era mais fácil no passado, há alguns anos o Google sancionou estratégias de netlinking excessivamente agressivas , o que mudou as práticas.
No entanto, adaptando uma estratégia de notoriedade inteligente, relevante e com o aspecto “natural” é sempre possível obter excelentes resultados. Mas dá trabalho.
Eles são sua ferramenta de SEO:
- Eles são um dos principais critérios de classificação.
- Eles são rastreados por robôs para descobrir a web.
- Eles são um voto de confiança site a site.
- Eles transmitem energia (número).
- Eles transmitem autoridade (origem).
- Eles transmitem tráfego.
O que é um bom backlink?
Todos os backlinks não são iguais , alguns são muito mais qualitativos do que outros, enquanto alguns são certamente tóxicos para sua referência natural.
Se tivéssemos que fazer rapidamente uma folha de identidade sobre as características de um backlink de qualidade ideal , aqui estão os ativos que ele deve ter e alguns conselhos:
- De uma fonte relevante: o Google dá importância à relevância do link de acordo com o site, seu tema, o texto em que está colocado, as palavras-chave que o cercam, o tema da página.
- De uma fonte confiável: nem todos os sites têm a mesma confiança do mecanismo de pesquisa. Aqueles vindos de um site de imprensa ou Wikipedia terão mais valor do que um vindo de um site sem notoriedade.
- Com uma âncora direcionada: As âncoras são importantes para melhorar sua classificação em consultas direcionadas. Sem abusar, correndo o risco de receber uma penalidade, uma âncora otimizada é boa.
- Contribuição de tráfego: Um link que gera visitas é clicado e fornece informações adicionais. Longe daquele colocado de forma aleatória, com o único propósito de criar um backlink em um site sem audiência.
- Colocado no conteúdo: Um link contextual, colocado no conteúdo editorial de um site, terá mais valor do que outro colocado em outro lugar do site.
- Colocado em uma página que tem autoridade: é colocado em uma página que é bem referenciada e tem importância transmitirá mais poder.
- Não recíproca: as trocas entre sites tiveram seu auge. A partir de agora, é melhor evitar esse tipo de prática.
- Colocado entre poucos: aquele colocado em uma página que faz dezenas de outras terá pouco valor.
- Difícil de adquirir: Os pontos mais qualitativos são geralmente bastante mesquinhos. Coletar esses links será mais recompensador do que aqueles de sites onde seus concorrentes também podem tê-los.
Nem todos os backlinks externos que você obtém marcarão todas essas caixas. No entanto, se corresponderem a vários desses critérios, já não será ruim na maioria das vezes.
Ao criar backlinks, você precisa manter a qualidade e a variação do texto âncora em mente para não correr o risco de ser penalizado.
Adapte sua estratégia de aquisição observando regularmente seu perfil e ajustando as coisas para manter um perfil natural, ou pelo menos um que não seja penalizador de acordo com as regras atuais do Google.
No entanto, tenha em mente que o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, e mantenha uma margem de segurança.
Colete backlinks que respeitem as Diretrizes
Para o Google e suas Diretrizes , todos os links devem ser naturais e não criados artificialmente para manipular seus algoritmos de classificação.
Qualquer link destinado a manipular o PageRank de um site ou a classificação nos resultados de pesquisa do Google pode ser considerado parte de um esquema de links e uma violação das Diretrizes para webmasters do Google. Isso inclui qualquer comportamento que manipule links para seu site ou links externos de seu site.
Certifique-se de que os links que você cria são naturais (ou parecem ser) e que eles não pensam que você está tentando manipular o algoritmo de busca deles.
O que é um link orgânico ou natural?
Links orgânicos referem-se àqueles colocados em sites sem intenção direta de influenciar os rankings. Eles são chamados de \”links naturais\” porque não foram solicitados de forma alguma.
Quando as pessoas encontrarem seus artigos ou páginas em seu site, elas serão vinculadas a uma página específica em seu site ou blog.
Eles podem estar no conteúdo do artigo ou mencionados como referência no final do artigo. Eles são uma ótima maneira de direcionar visitantes direcionados ao seu site porque a pessoa que os criou garantiu sua postagem ou página.
As vantagens dos links orgânicos são:
- Eles direcionam o tráfego direcionado ao seu site.
- Os rastreadores de mecanismos de pesquisa seguem aqueles que encontram em outros sites e consideram um link de um site relacionado um bom voto para o seu site.
- É uma ótima maneira de se tornar conhecido em seu campo ou nicho.
- Quanto mais você obtiver de sites confiáveis relacionados ao seu nicho, melhor. Com o tempo, você também se tornará um dos confiáveis.
Link baiting
Link baiting é o processo de criação de conteúdo e netlinking cujo único objetivo é fazer com que as pessoas o acessem ou compartilhem. O objetivo do desenvolvimento de link baiting é gerar o maior número possível de links de entrada para um site. É importante ter muito cuidado nesse processo, o conteúdo deve ser atraente e ter valor.
As 5 melhores dicas para impulsionar sua aquisição
Não há balas de prata para voltar links para seu site. Existem várias estratégias que, quando usadas em conjunto, ajudarão seu site a gerar backlinks de média a alta qualidade e melhorar sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
As estratégias de vinculação devem ser mais maduras e qualitativas do que antes . Você tem que variar seu perfil e não tentar obter uma grande quantidade em detrimento da qualidade.
Aqui estão algumas estratégias que podem permitir gerar mais ou menos qualitativas, com mais ou menos facilidade.
1) Crie conteúdo qualitativo para gerar compartilhamentos
O conteúdo mais longo e informativo geralmente é aquele que gera mais interesse e compartilhamento. Esta é a forma mais eficaz de ser citado por sites do mesmo tema que o seu ou de ser adotado por meios de comunicação mais importantes.
Além de gerar mais links, conteúdo mais substancial, superior a 2000 palavras, também é o que geralmente obtém as melhores classificações nos motores de busca. Um dos efeitos não é alheio ao outro.
Algumas dicas para criar conteúdo de qualidade:
- Traga uma perspectiva diferente.
- Aborde o assunto com profundidade.
- Escreva artigos substanciais de mais de 2000 palavras.
- Inclua figuras, estudos, imagens…
- Cuide do estilo.
- Encontre títulos atraentes
2) Siga as estratégias de netlinking dos concorrentes
Para identificar quais editores provavelmente farão backlinks para seu site, comece analisando para quais seus concorrentes estão vinculando.
A melhor maneira de ficar à frente de um concorrente é fazer melhor do que ele. Observando seu perfil com diferentes ferramentas de SEO como Semrush, Majestifs, Ahrefs, você poderá saber de onde vêm seus bons links e estudar a possibilidade de tê-los também. Ao fazer isso regularmente, você encontrará novos pontos para usar.
3) Compre backlinks de qualidade
As plataformas de netlinking e compra de links estão florescendo há alguns anos e meses. Nessas diferentes plataformas, você pode comprar todos os tipos de links contextuais ou não contextuais em pontos de diferentes qualidades.
Do diretório às plataformas de imprensa, via blogs temáticos, é possível montar uma estratégia eficaz de netlinking.
A desvantagem de comprar é que para recuperar backlinks qualitativos, cada link pode custar de algumas centenas a milhares de euros.
4) Crie um blog para estimular os compartilhamentos
Um estudo descobriu que os sites apoiados por blogs receberam uma média de 97% mais links externos .
Ao desenvolver uma estratégia de blog de negócios, você não apenas gerará tráfego direcionado em torno do seu tema, atrairá leitores e clientes em potencial, mas também, por meio de compartilhamentos, estimulará a criação de links para os artigos do seu blog.
Esses links trarão popularidade geral ao seu site, o que aumentará o SEO de todas as suas páginas.
Escreva mensagens regularmente. Foque no seu negócio e nas necessidades de seus clientes e certifique-se de que seu conteúdo seja relevante, útil e bem estruturado. Criar postagens de blog de qualidade é uma maneira perfeita de atrair tráfego e compartilhamentos.
5) Registre-se em diretórios online
O registro em diretórios de qualidade é sempre uma boa maneira de começar a referenciar um site, mesmo que sua influência e poder não sejam mais os mesmos do início da web. Sem abusar, eles também permitem que você misture o perfil com âncoras correspondentes à marca ou à URL do site . Geralmente encontramos listagens em diretórios qualitativos em torno de 30 euros, escrita incluída nas plataformas de vendas.
A chave é a relevância . Portanto, é melhor vincular diretórios de nicho ou diretórios anexados a sites informativos relevantes para o seu negócio.