O que levar em conta na escolha do nome do seu bebê?

Escolher o nome do filho é uma tarefa muito especial para os pais, principalmente quando é o primeiro. Quanto antes for feita essa escolha melhor, pois os vínculos vão sendo fortalecidos durante a gestação, quando os pais começam a conversar com o bebê.

Principalmente quando se trata do primeiro filho, escolher o nome pode ser desafiador, porque passa pelas referências, vontades, acordos entre o casal, expectativas de familiares e amigos e várias mudanças. 

A primeira gravidez é recheada de emoções, são várias coisas que compõem o enxoval e precisam ser compradas, como o berço de bebê, roupinhas, carrinhos e outros. Por isso, o ideal é não deixar a escolha do nome para depois.

Sabemos que não existe certo e errado, nem regras para escolher, mas é bom ter um guia para ajudar a evitar arrependimentos e estresses desnecessários. Sendo assim, separamos algumas dicas para ajudar os pais de primeira viagem a fazer a escolha do nome.

Pesquise o significado do nome

É por meio do nome que o bebê é apresentado ao mundo, e isso o torna único em vários aspectos, além de ser indispensável para a criação da nossa identidade. Assim, antes de escolher um nome para seu filho, é importante considerar o que aquele nome representa.

Avalie também os apelidos que poderão vir desse nome, as brincadeiras e as associações. É importante entender que o nome será atribuído a alguém que se tornará um adulto com autonomia e vontades.

Os pais podem fazer uma lista com os significados dos nomes e suas ideias correspondentes. Lembre-se de que os nomes em alta, que são tendência num momento, acabam caindo no esquecimento e podem perder o sentido com o tempo.

Seja aberto e escute a opinião de pessoas queridas

Escutar as sugestões de quem você gosta, como familiares e amigos próximos, não significa que você será obrigado a seguir a ideia. Elas podem ser consideradas, mas não escolha o nome do seu bebê apenas para agradar alguém.

Tudo bem não gostar das sugestões e querer escolher outro nome. Você não precisa ceder à pressão, mas, às vezes, é bom escutar e entrar em contato com outras ideias. Isso pode ajudar a gerar insights.

Esteja pronto para lidar com o julgamento das pessoas

Não importa o nome que você escolher para o bebê, o julgamento sempre vai acontecer. Por isso, ao anunciar a escolha do nome, tenha certeza dele, pois as opiniões de terceiros podem acabar influenciando sua decisão.

Quando se deparar com situações desagradáveis, seja gentil e firme e agradeça as sugestões, mas mostre que você já tomou sua decisão. Se achar que ainda não está pronto para lidar com algumas críticas, espere até o momento certo para revelar o nome ou converse apenas com pessoas mais íntimas. 

Se ficar em dúvida, tenha mais de uma opção

A chegada do primeiro filho é cheia de desejos e surpresas, por isso a escolha do nome deve ser feita com cuidado. Assim, ter um plano B é importante. Se fizer uma lista dos nomes, separe os que são mais estimados e deixe algumas opções caso fique em dúvida a respeito do nome principal.

Escolha o nome que for mais agradável para o casal ou para você

Se a decisão for tomada pelo casal, é importante que haja um consenso para a escolha do nome do bebê. Não existem regras, mas é um momento importante e pode ser vivido de maneira leve. Aqui  é importante que a comunicação seja a mais clara possível para que os desejos de cada um sejam conhecidos. Se a mãe for sozinha, será dela a responsabilidade de escolher o nome que mais lhe agradar.