O que é automação de mídia social?

A automação de marketing, de modo geral, é uma prática muito importante para os negócios porque permite que a empresa possa desenvolver melhor suas estratégias e colher bons resultados.

Quando se trata de marketing digital, existem muitas ações que podem ser colocadas em prática e em diferentes plataformas.

Por exemplo, a companhia pode publicar um texto no blog, vender pelo site, estabelecer uma comunicação com os clientes por e-mail e interagir com os seguidores nas redes sociais.

Também pode publicar anúncios nos buscadores para conseguir boas colocações nos resultados de pesquisa e atrair mais consumidores. Só que fazer tudo isso manualmente é inviável e prejudica os resultados.

As redes sociais são plataformas muito dinâmicas e quando um usuário envia uma mensagem para a marca ou faz um comentário em sua publicação, deseja obter uma resposta o quanto antes.

Mas as organizações que fazem isso manualmente acabam perdendo muito tempo respondendo a mensagens diretas e sentem dificuldades em planejar e criar conteúdos para esses canais.

A automação é a melhor saída, mas antes é necessário entender em que ela consiste, como usar essa ferramenta, como essa automatização funciona e quais são as vantagens de automatizar os processos nessas plataformas.

Conceito de automação de mídia social

Esta é uma ferramenta que lida com processos administrativos, como emissão de relatórios, monitoramento e postagem, permitindo que a empresa tenha uma boa presença social sem perder muito tempo no dia a dia.

Essas ferramentas lidam com tarefas demoradas que tratam da manutenção da marca nas mídias sociais, entre os processos realizados por esses recursos estão:

  • Programação de publicações;
  • Curadoria de conteúdos para republicação;
  • Triagem de clientes;
  • Produção de relatórios analíticos.

Quando tudo isso é feito do jeito certo, a automação de tarefas libera o tempo dos profissionais para que possam se concentrar na criação e em processos estratégicos que geram impactos para os objetivos do negócio.

Consequentemente, as clínicas de tratamento para dependentes químicos terão mais tempo para cuidar do que realmente importa. Só que nem todas as tarefas de mídia social podem ser automatizadas.

Isso porque existem alguns tipos de automatização que acabam se transformando em spam. Por exemplo, o uso de bots pagos no Instagram que curtem, seguem e comentam são óbvios para os usuários e isso acaba prejudicando a reputação da empresa.

Como usar as ferramentas de automação?

Para evitar problemas com a automatização das redes sociais, é fundamental saber usar as ferramentas voltadas para esse trabalho. Algumas dicas para isso são:

Publicar em horários de pico

Um fabricante de rolo de papelão corrugado consegue otimizar o alcance fazendo suas publicações apenas quando os usuários estão mais ativos nas redes sociais.

Isso é tão relevante que existem até mesmo pesquisas que mostram quais são os melhores dias e horários para publicar nessas plataformas, tendo como base a interação entre diversos setores e redes.

Analisar dados sociais

Essas ferramentas analisam os dados em tempo real e a partir disso criam relatórios de métricas importantes, como níveis de interação, alcance e impressões.

Também existem plataformas que enviam relatórios personalizados para a caixa de entrada no horário escolhido pelo usuário.

Ter constância nas publicações

Se a marca não tiver uma equipe exclusivamente dedicada às redes sociais, terá mais dificuldade para publicar regularmente. Além disso, é essencial que a equipe divida as responsabilidades para um trabalho completo.

A automação das redes sociais permite enviar a agenda de conteúdos para que os profissionais se concentrem em coisas mais imprescindíveis.

Se um deles sair de férias ou quiser fazer publicações fora do horário comercial, pode enviar os posts e apenas agendar as datas de publicação com antecedência.

Configurar mensagens automáticas

Uma empresa especializada em certificados de LSA pode usar as redes sociais para melhorar o atendimento ao cliente.

Com base nisso, é possível configurar mensagens automáticas no software que vão responder perguntas e comentários dos seguidores.

Como funciona a automação de redes sociais

A função de um sistema de automação é substituir pessoas para melhorar a produtividade e o tempo dos profissionais.

Isso elimina a necessidade de fazer publicações manuais nas plataformas, além disso, os chatbots evitam que os consumidores fiquem sem respostas, caso entrem em contato com a marca pelas redes sociais.

Os relatórios automáticos, por sua vez, agilizam a análise de dados e todas essas tarefas, quando são realizadas por uma ferramenta, facilitam muito o dia a dia dos profissionais.

Eles conseguem ter tempo para criar estratégias que vão fluir com naturalidade, tendo em vista que elas costumam demorar horas ou dependem de dedicação exclusiva.

Para um fabricante de pressostato LF55, é muito difícil avaliar diversas fanpages dos concorrentes e chegar a uma conclusão. Mas por meio da automação, uma grande quantidade de dados é reunida e exibida claramente.

Isso é feito considerando apenas as informações realmente relevantes para a corporação, além das automações de respostas e interações, como as curtidas, pessoas que estão seguindo a marca, entre outras.

Entretanto, o uso de automatização precisa ser muito bem avaliado para que as estratégias não se tornem muito robotizadas e prejudiquem o marketing de relacionamento.

Isso é necessário porque o consumidor moderno prefere se relacionar com outras pessoas. De qualquer forma, é inegável que esse recurso traz muitas vantagens para os negócios.

Benefícios da automação de mídias sociais

Investir na automação de redes sociais traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Insights valiosos para o negócio

As ferramentas usadas por uma loja de bateria Moura mi60ad para automatizar seus perfis nas redes sociais tem como uma de suas vantagens compreender o comportamento da persona.

Ela fica sabendo qual é o melhor horário para fazer as publicações, com base no período em que a audiência está mais conectada.

Isso é muito importante porque ajuda o negócio a alcançar mais pessoas e permite que a mensagem chegue no momento em que os consumidores, mas precisam do conteúdo.

Estratégias assertivas

O profissional que se responsabiliza pelas redes sociais do negócio precisa administrar corretamente todas as interações com os usuários, pois isso mostra como está a reputação da marca no ambiente digital.

O maior desafio é monitorar o conteúdo de maneira eficiente, principalmente se a organização tiver uma grande quantidade de seguidores.

A automatização dessas plataformas traz uma visão melhor sobre as informações de maneira centralizada, permitindo que o negócio saiba como está o cenário atual ao qual está inserido.

Se um fabricante de balança para caminhão tiver algum problema para interpretar os números nas redes sociais, é interessante contar com uma empresa especializada nisso.

Elas contam com profissionais que conseguem passar as informações mais importantes que influenciam positivamente nas estratégias de marketing.

Também é um tipo de automatização que oferece dicas importantes para a companhia, aumentando o engajamento com os usuários e facilitando o acompanhamento dos perfis de seguidores em cada canal.

Audiência mais engajada

Quando as empresas trabalham com marketing digital, principalmente nas redes sociais, um dos maiores objetivos é conquistar o engajamento da audiência.

Ele é crucial para que a marca consiga interagir com os seguidores, a testar a qualidade de seus conteúdos, além de mostrar para os canais que suas publicações agradam a audiência.

Por meio das ferramentas de automação, um fabricante de vidro temperado consegue aumentar o engajamento com a persona.

As redes sociais permitem uma interação mais eficiente entre marca e consumidores, mas ao contar com a automatização, a comunicação é mais direta com quem realmente se interessa pelos produtos e serviços e tem chances de comprar.

Ter essa assertividade é fundamental para aumentar o número de vendas e poupar esforços com pessoas e estratégias que não trazem os resultados esperados.

Aumenta a visibilidade do negócio

O mercado está cada dia mais competitivo, portanto, as organizações disputam por visibilidade, pois somente assim são vistas pelos consumidores e conseguem oferecer seus produtos e serviços.

As redes sociais são ótimas para conseguir mais visibilidade, e por meio de uma ferramenta de automação, uma empresa de peças usinadas em aço consegue aumentar ainda mais sua visibilidade.

O perfil do negócio pode seguir outros membros nas mídias sociais, e por meio desse contato, os usuários começam a se interessar e procuram informações sobre os produtos e serviços.

Além do mais, o fato de seguir pessoas nas redes sociais também aumenta a quantidade de seguidores, tendo em vista que os usuários costumam retribuir a ação executada.

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer empresa, independentemente de seu segmento, mas esse processo precisa ser automatizado com as ferramentas certas.

A automação de mídias sociais melhora muito o trabalho com essas plataformas, permitindo que os negócios alcancem seus propósitos, melhorem o relacionamento com os clientes e consigam aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.