Novos formatos de banners gigantes do Adsense

O Google Adsense é de longe o programa de afiliados mais utilizado do Brasil, e não é para menos, é muito fácil criar uma conta e inserir dentro do seu blog e já está gerando alguns cliques. Recentemente a equipe do Google tem feitos algumas alterações no programa, inclusive lançaram mais 2 tipos de banners para os webmasters e blogueiros utilizarem. Esses novos banners do Adsense são chamados de banners gigantes. Vamos conferir quais são e como utilizar da melhor maneira para ganhar mais dinheiro.

PORQUE NOVOS FORMATOS?

O que faz o portal girar são os blogs, ou seja, os muitos geradores de conteúdo que de pouquinho em pouco geram mais de 85% das impressões da empresa. Os outros 15% pertencem aos grandes portais. Os dois novos formatos tem as seguintes medidas:

  • 970×90
  • 300×600

Os formatos que sempre foram os mais recomendados (pelo próprio Google) foram os seguintes:

  • 300×250
  • 336×280
  • 728×90
  • 160×600

Isso acontece pois é dentro desses formatos que se concentram a maior parte dos anunciantes, logo, existe mais concorrência dentro dos nichos, logo pagam mais para aparecer na frente dos outros anunciantes. Como podem notar inclusive, aqui no Códigos Blog usamos os formatos 300×250 (blocos na sidebar) e o 728×90 (acima dos artigos). De fator são os que mais e melhor convertem 😉

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TESTES E MAIS TESTES

Nos últimos meses o Google tem feito muitos testes, de todo tipo: buscas orgânicas diferentes, anúncios em texto aparecendo de maneira diferente, novos banners gigantes… Como sempre referimos, teste é gigantescamente importante, uma prova disso é que o próprio Google o faz 😉

Amanhã ou depois eles podem simplesmente largar mão desses novos formatos, tudo depende de vários fatores:

  • Aceitação por parte dos anunciantes, pois se eles não criarem banners para atuar neste formato, a concorrência vai ser muito pequena, logo, o CPC vai ser muito baixo. Além disso, pouco anunciante muitas vezes significam campanhas ruins (imagem de má qualidade).
  • Aceitação por parte dos usuários. Na verdade, os blogueiros aceitam o que render mais, então acredito que esse ponto depende diretamente do ponto acima.
  • O quão rentável esses novos formatos serão para eles no fim das contas. Claro, esse é o foco do Google, ganhar MUITO dinheiro, assim como você e eu :p

Se você tem seu projeto (se está aqui é porque tem) é muito importante que faça o máximo de testes que puder, e usar esses novos formatos para ver qual será a rentabilidade do mesmo é muito importante. Vejamos agora onde são os melhores locais para utilizar os banners.

LOCAIS APROPRIADOS

São dois estilos de banners completamente diferentes, um é na vertical, outro na horizontal. Sendo assim, as aplicações são diferentes, vejamos quais são as indicações:

  • 970×90 – Você poderá usar no header, ao lado da logo, é um local com bastante visibilidade e pode acabar gerando muitos cliques. Acima dos artigos, entre o header e os artigos, exatamente onde está o banner da Wix aqui no blog. Footer. Você colocando no footer ele não vai ter tanta visibilidade, mas você pode acabar aumentando o CPC por isso. Não aconselho a colocar dentro dos artigos, pois quase 1000 px é muita coisa, o texto fica até ruim de se ler.
  • 300×600 – Fantástico banner para colocar na sidebar do projeto. A grande vantagem desse formato é que ele é bastante grande, então, acaba entrando vários blocos de texto, com vários anunciantes diferentes, o que gera maior interesse por parte das pessoas. Fora que acaba ficando quase como um menú do blog, aumentando o CTR substancialmente.

CONCLUSÃO

O meu conselho é o seguinte: simplesmente teste todos os formatos, em todos os locais possíveis, depois basta deixar os que mais renderem. Esse é o grande segredo 😉