Confira as nossas dicas para diminuir os travamentos do seu notebook.
Um dos problemas que mais prejudicam quem trabalha com o notebook são os travamentos frequentes. Isso indica que há algum tipo de problema com o sistema do computador e é importante saber o que fazer para identificar e solucionar o problema.
Os travamentos podem acontecer em qualquer situação, mas são mais comuns em notebooks de uso diário, utilizados para trabalho e jogos. Existem diversos motivos que podem causar o travamento. Confira abaixo o que fazer quando o seu notebook travar:
Mantenha seu sistema operacional atualizado
O notebook está sujeito à entrada de vírus, malwares ou mesmo ao travamento por falha do sistema ou por HD cheio, então um passo importante é manter o sistema operacional atualizado.
A Microsoft costuma lançar diversas atualizações do Windows ao longo do ano, então mantenha o seu notebook atualizado. Sempre abra o Windows Update e veja as avaliações disponíveis. Assim, você garante que seu notebook se mantenha sempre atualizado e diminui as vulnerabilidades do sistema.
Desinstale programas pouco utilizados
Um dos motivos de travamentos no notebook é o acúmulo de arquivos e softwares que não são muito utilizados, mas consomem espaço do sistema. Dessa maneira, uma das dicas é desinstalar esses programas.
Assim, sempre que o notebook travar, faça uma limpeza nos programas do seu notebook. A dica para evitar travamentos é fazer uma limpeza periódica, eliminando os softwares que vão sendo baixados ao longo do tempo. E, claro, pense bem antes de baixar novos programas.
Exclua arquivos inutilizados e temporários
Além dos softwares, outra dica para diminuir as chances de travamento é eliminar os arquivos inutilizados e temporários. Assim, é importante fazer uma limpeza de arquivos que você não precisa mais, a fim de liberar espaço no HD ou SSD do seu notebook.
O acúmulo desses arquivos pode deixar o sistema operacional mais pesado. Outro ponto é excluir arquivos temporários como o cache do histórico de navegação do seu navegador, por exemplo. Para facilitar o processo, você pode utilizar programas especializados na limpeza do notebook. Isso deve agilizar bastante!
Identifique os programas que prejudicam o desempenho do notebook
Se o seu notebook está travando, o problema pode ser programas que acabam consumindo boa parte da memória RAM, o que pode causar o travamento. Nesses casos, a dica é abrir o Gerenciador de Tarefas e clicar nas categorias de CPU, memória e disco e identificar os softwares que consomem bastante recurso. Assim, será possível clicar na opção Finalizar Tarefa para forçar o fechamento do programa. Com toda certeza, o notebook ficará com o sistema bem mais leve e fluído.
Use antivírus para eliminar malwares e spywares
Com a navegação em diferentes sites da web e a instalação de programas diversos no notebook, abrimos a possibilidade de instalarmos malwares e spywares no sistema sem que percebamos. Esses vírus podem prejudicar o desempenho do notebook e, claro, causar travamentos.
A melhor maneira de identificar se o seu notebook está com vírus de qualquer tipo é baixar um antivírus para fazer uma varredura no sistema. A dica é programar varreduras automáticas e frequentes no notebook para eliminar as chances de vírus se instalarem no sistema.
Mais armazenamento e um SSD
Se o seu notebook está pesado, o problema pode ser o disco rígido muito cheio. Isso afeta a fluidez do sistema e gera travamentos. Em muitos casos, mesmo com a limpeza, o sistema continua pesado, já que, dependendo do tipo de uso, o usuário pode precisar de programas pesados para trabalhar, por exemplo.
Nesses casos, a saída é comprar mais armazenamento para o seu notebook. Verifique a possibilidade de trocar o seu HD por outro com mais espaço e de instalar um SSD, que é um tipo de disco de armazenamento que roda softwares muito mais rápido que um HD. Com as nossas dicas, você vai conseguir evitar travamentos no seu notebook e ter um sistema bem mais fluído e que atenda às suas necessidades.