Confira as principais tendências das redes sociais e entenda o comportamento dos usuários
As redes sociais são um dos maiores espaços de interação atualmente e, por isso, aprender sobre mídias sociais se tornou importante para quem se interessa sobre o trabalho nas redes, seja pessoalmente ou para a vida profissional.
No entanto, as redes sociais estão sempre em mudança e, por isso, é preciso estar de olho nas tendências de conteúdos e usabilidade para se adequar às novidades e conseguir ter mais alcance e engajamento.
Entenda mais sobre as tendências de mídias sociais para 2023 e comece a se planejar.
Tendências nas mídias sociais para 2023
A maneira como as pessoas utilizam as mídias sociais está muito relacionada com o momento em que vivem e com seus hábitos pessoais. Para dar um exemplo, a Live Shopping, que começou como uma tendência de pandemia, conquistou seu espaço e continua como uma tendência.
Além disso, com o avanço das tecnologias e também de novas redes sociais, a maneira como as pessoas interagem entre si também muda com o tempo. Veja algumas das próximas tendências nas redes sociais.
Novos formatos
Os vídeos rápidos estão dominando as redes sociais e não é à toa. Com a intensa produção de conteúdo, os vídeos de apenas alguns segundos acabam sendo mais interessantes para quem assiste, que quer algo rápido para se entreter.
As fotos, que antes eram os conteúdos principais nas redes sociais, ficaram um pouco de lado depois da chegada dos aplicativos exclusivamente de vídeos, que caíram no gosto dos usuários.
A tendência é que os vídeos continuem em alta, mas que novas maneiras de criá-los surjam com o tempo, trazendo ainda mais interação.
Inteligência artificial
A inteligência artificial vem chamando a atenção das pessoas e, por isso, a tendência é que ela seja cada vez mais aplicada dentro das redes sociais. Enquanto não é completamente aplicada, aplicativos que desenvolvam algum tipo de conteúdo a partir dela ganham destaque.
Apesar de ser uma das tendências para o próximo ano e o futuro, ainda há muito o que se pode fazer com a IA, sendo que muitas redes planejam criar funcionalidades com essa tecnologia.
Nos próximos anos, tudo indica que a IA será uma tecnologia utilizada não apenas para software, mas também para uso pessoal.
Live Shopping
Essa é uma tendência que surgiu principalmente durante a pandemia, mas se tornou tão popular que até hoje é um dos formatos realizados por lojas e marcas.
Na Live Shopping, os produtos são apresentados, e o consumidor pode solicitar o que deseja tanto na própria live (muito utilizado por pequenos comerciantes) ou no site da loja. Assim, a live consegue fazer o papel de uma vitrine.
Ou seja, os produtos são apresentados ao vivo, fazendo com que os consumidores consigam ver mais opções. Além disso, essa ferramenta chama a atenção para produtos nem sempre vistos pelas pessoas e atrai aqueles que não entram tanto no site ou na loja para comprar.
Microinfluência
Os influenciadores com milhões de seguidores conseguem alcançar mais pessoas, mas tudo indica que a partir dos próximos anos as marcas vão confiar mais nos microinfluenciadores.
Mesmo com alcance menor, eles conseguem converter mais, pois contam com uma comunidade bem construída, que realmente confia no que está sendo divulgado — o que aumenta as chances de engajamento.
Os microinfluenciadores também conseguem ter uma participação mais ativa com seus seguidores, o que será cada vez mais desejado pelas pessoas nas redes sociais.
Em tempos de redes sociais que impulsionam conteúdos tanto de pessoas conhecidas quanto desconhecidas, as chances de alguém se tornar um microinfluenciador aumenta, o que torna essa tendência ainda mais forte.