Mercado Online é a principal tendência do setor de vendas no Brasil

O desenvolvimento tecnológico tornou as pessoas muito mais conectadas não só umas com as outras, mas também modificou as relações comerciais. Hoje, existem muito mais empresas interessadas em investir no segmento digital, do que se tinha há pouco mais de cinco anos. A ideia principal por trás do aumento dos investimentos está exatamente na praticidade.

A pandemia trouxe novos hábitos e procedimentos. A criação de sites que proporcionam a interação entre os usuários tornou-se uma tendência de mercado muito forte. Com isso, muitos negócios que existem sem espaço físico ganharam uma relevância considerável no mercado atual, startups ligadas ao setor digital tomaram de assalto a atenção dos investidores, como é o caso das plataformas de serviço online, como os sites de apostas (NetBet Roleta), que faturaram cerca de R$7 bilhões somente no ano passado.

Fazendo uma análise comparativa do primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, o número total de compras online passou de R$49,9 milhões para R$78,5 milhões.

 

Presença online será uma exigência para todos

Desde o ano passado, ficou claro que toda empresa deve ter presença no mundo digital, por menor que seja. Pode ser desde um aplicativo de mensagens na versão business, passando por mais ação nas redes sociais, participar de aplicativos de delivery até possuir uma loja virtual robusta e vender em marketplaces (plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar), o consumidor está esperando isso, até mesmo da mercearia da esquina. O e-commerce brasileiro deverá crescer cerca 56% até 2024, as pesquisas indicam, também, um fortalecimento dos e-commerces locais, ou seja, as pessoas estão admitindo comprar online, mesmo que seja de pequenos estabelecimentos.

Facilidades no pagamento e na logística

Graças à evolução contínua no setor de pagamentos, existem hoje diversas ferramentas e plataformas para o cliente escolher. Pix, carteiras digitais, smartwatches, entre outros. O fato é que existem inúmeras ferramentas que tornam o ato de pagar um produto, algo muito mais prático e rápido. Isso é o que tanto os vendedores, quanto os compradores desejam. Acabou a era dos pagamentos online complicados e demorados. A regra a partir de agora será a agilidade nos pagamentos eletrônicos, quem insistir em meios antiquados vai perder terreno.

A questão da logística também é profundamente beneficiada com a inserção de novas tecnologias, isso porque os clientes querem cada vez mais que o leque de opções seja farto: retirada em loja, entrega em um dia, ou mesmo frete grátis. Com a concorrência em alta, as parcerias, racionalização de custos e uso de tecnologias de otimização de fretes devem ser primordiais para os vendedores.

O Shopping Tijuca e o Plaza Niterói, ambos no Rio de Janeiro, são um grande exemplo de investimento em plataformas digitais. Recentemente, ambos disponibilizaram ferramentas online para os consumidores terem uma curadoria de produtos das lojas presentes. O cliente informa via WhatsApp o que busca e o profissional responde com as opções de produtos das lojas disponíveis em cada shopping.