Matriz BCG: saiba as características desse método

A Matriz BCG é uma estratégia usada pelas empresas para entender um pouco mais sobre seus potenciais produtos. 

Por meio dela, é possível saber em qual posição está o produto dentro do mercado, algo essencial para os lucros da companhia.

Os profissionais de administração, com certeza, já ouviram falar sobre a Matriz BCG, mesmo assim, é natural que apareçam algumas dúvidas ao colocá-la em prática.

Mesmo assim, estamos falando de uma técnica simples, que ajuda a compreender o desempenho da solução e seu potencial em meio aos concorrentes.

Também é um excelente método para embasar decisões estratégicas em relação aos investimentos em ações de marketing. E a melhor notícia é que esta metodologia é barata e fácil de aplicar.

No entanto, para trazer resultados precisos e impulsionar seu negócio, a Matriz BCG deve ser colocada em prática do jeito certo, caso contrário, talvez você não encontre as respostas que procura.

Para te ajudar quanto a isso, neste artigo, trazemos algumas informações importantes sobre BCG. Vamos explicar sua importância, seu conceito e suas características, além de falar um pouco sobre seus benefícios. Se você tem dúvidas, acompanhe o texto.

Qual é a importância da Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma ferramenta de análise poderosa que ajuda a elaborar boas estratégias de investimento e que ainda ajuda a mapear a corporação.

Você precisa entender em que fase o seu produto está para desenvolvê-lo bem ou simplesmente tirá-lo do mercado. Assim, quando a empresa começa a crescer, fica mais fácil tomar decisões importantes.

Toda corporação, como uma especializada em limpeza de estofados, pode ter dúvidas em relação em que investir seus esforços e seu dinheiro. Mas, ao usar a matriz, a companhia dispensa investimentos em soluções sem futuro.

As companhias de sucesso têm como característica em comum um catálogo amplo de produtos, e por meio de diferentes taxas de crescimento e participação do mercado, elas conseguem se estabilizar.

Se o catálogo é formado por produtos promissores e bem-sucedidos, a marca consegue se manter ativa no mercado e se livrar daquilo que não traz bons resultados.

É possível visualizar a situação atual dos seus produtos no mercado por meio de um gráfico, equilibrando melhor a carteira de produtos e fazendo investimentos naquilo que realmente importa.

Em linhas gerais, o gestor e o empreendedor conseguem compreender o que gera capital e o que consome os ganhos, o que acelera o crescimento do negócio de maneira saudável.

Mas, para usar a Matriz BCG de maneira eficiente, é necessário entender os produtos de um fabricante de portão de alumínio com vidro que possuem um ciclo de vida.

É preciso ter mente que os produtos são como os seres vivos, ou seja, eles nascem, crescem e morrem, e é muito importante levar isso em conta na hora de planejar sua empresa.

Pense se determinada solução terá uma vida limitada e se suas vendas passarão por diferentes estágios, já que cada um traz desafios e oportunidades.

Os lucros podem variar entre os estágios do ciclo de vida do produto, e pelo fato de existirem estágios diferentes, é fundamental variar as estratégias de marketing e os investimentos em produção.

Mas, afinal, o que é Matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta que ajuda a verificar o desempenho e o potencial futuro de um produto, e por meio da visualização dessas características, é muito mais fácil tomar decisões estratégicas.

Trata-se de uma análise que ajuda a construir um processo de gestão mais eficiente, e com base nos conhecimentos trazidos pela metodologia, você aumenta a competitividade do negócio e o mantém ativo no mercado em que atua.

Por meio da Matriz BCG, uma empresa identifica boas oportunidades, recicla o ciclo de vida de algum produto e consegue crescer.

Também conhecida como Matriz de Participação, ela ajuda uma empresa de instalação de piso vinílico a entender melhor sua carteira de negócios e assim melhorar o seu próprio planejamento.

De modo geral, ela auxilia na tomada de decisões em relação aos produtos que o seu negócio vende e decidir se vale a pena ou não continuar investindo neles. 

Por meio dela é possível, inclusive, saber quais produtos devem ser retirados do mercado.

O gestor ou empreendedor precisa pensar no portfólio de produtos como uma equipe de funcionários, em que aqueles que são melhores devem ser constantemente incentivados.

Por outro lado, aqueles que já não oferecem o mesmo desempenho devem ser analisados e, se necessário, demitidos.

Além disso, é fundamental intensificar algumas atividades ao passo que outras são eliminadas. 

Portanto, tudo isso funciona com a classificação dos produtos de 4 maneiras, sendo:

  • Estrela;
  • Vaca leiteira;
  • Interrogação;
  • Abacaxi.

Assim, é possível visualizar a situação de cada produto de maneira simples. Para entender melhor, na posição estrela estão os produtos com boa rentabilidade, mas que também precisam de investimentos altos.

A vaca leiteira, por sua vez, são produtos consolidados e que por isso precisam de pouco investimento, mesmo tendo uma forte participação no mercado.

O ponto de interrogação engloba produtos e serviços de uma oficina de conserto de parachoque de plástico que são inovadores ou que estão explorando um nicho novo. 

Pelo fato de ainda não estar estabelecido, a adesão por parte dos consumidores é baixa.

Por fim, o abacaxi diz respeito aos produtos que estão em declínio, que não acompanham a qualidade necessária ou que têm volume de vendas muito baixo. Por essa razão, podem trazer prejuízos para o negócio.

Sabendo qual é o conceito da Matriz BCG e suas características, não é difícil entender por que vale a pena investir nela. Mas, vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Vantagens de investir na Matriz BCG

Uma empresa de limpeza de estofados tem acesso a várias vantagens ao implementar a Matriz BCG, que justificam o investimento. E dentre as que mais se destacam estão:

Ajuda a variar os produtos no mercado

As empresas de mais destaque no mercado são aquelas que possuem uma ampla variação de produtos. 

Se você quer que o seu negócio conquiste estabilidade, precisa de uma carteira que englobe todas as fases de desenvolvimento.

Ao passo que uma solução começa a declinar, a marca lança outra novidade que conquista o mercado. 

Além disso, outro produto garante o capital necessário para investimento, possibilitando que a empresa sempre evolua.

Uma vez que o gestor entende as características de seus produtos, consegue melhorar bem suas decisões em relação a eles.

Para uma empresa de paisagismo jardim externo, aplicar a matriz reduz erros estratégicos e decide como eliminar ou trabalhar melhor os custos.

Fácil de ser implementada

É muito fácil implementar essa metodologia, pois ela conta com conceitos muito simples e apenas quatro categorias de produtos com os quais você precisa se preocupar.

A classificação das soluções é muito rápida, por isso, a corporação não gasta muito dinheiro colocando essa análise em prática.

Maior vantagem competitiva

A marca consegue entender melhor seus próprios produtos, saber em que fase de desenvolvimento eles estão, dentre outras informações importantes.

Assim, uma loja de produtos de informática que também vende impressora de crachá consegue identificar o rumo que as mercadorias estão tomando, no que diz respeito ao declínio, crescimento ou estabilidade.

Essas informações tornam as tomadas de decisão mais assertivas, estratégicas e mensuráveis. 

Por isso, trata-se de uma metodologia que traz mais vantagem competitiva para a organização.

Se você sabe onde deve investir, consegue crescer o negócio e garante a saúde financeira dele por muito mais tempo.

Além dessas três vantagens que mencionamos acima, uma empresa também tem muitas outras razões para investir na matriz.

Por exemplo, ela consegue manter foco total naqueles que trazem mais competitividade, reduz os custos com aqueles que atrapalham o crescimento da marca e alinha as estratégias por meio de itens que realmente atraem o consumidor.

Um fabricante de etiqueta de validade personalizada também consegue eliminar produtos que estejam parados no estoque e melhorar suas tomadas de decisão com base em itens que trazem mais crescimento para a companhia.

Ademais, por meio de ações inteligentes e assertivas, é possível aumentar a participação dos produtos no mercado e aumentar o faturamento, quando as decisões e ações são realmente assertivas.

Conclusão

Portanto, a Matriz BCG é fundamental para que a empresa conheça um pouco mais sobre seus produtos e como está o desempenho de cada um deles no mercado.

Isso direciona melhor as tomadas de decisão em relação a eles, garantindo que os investimentos em soluções sempre tragam bons retornos.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa metodologia e todas as vantagens que só ela pode trazer para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.