Marketing Multicanal: o que é esse conceito?

O ato de utilizar diversas plataformas de divulgação para uma campanha ao mesmo tempo é chamado de marketing multicanal

A ideia desse tipo de difusão é alcançar o maior público possível e com adaptação a qualquer meio de propagação, sem estar limitado a uma única plataforma. 

Graças ao mundo digital, hoje em dia, é cada vez mais fácil estar por todo o lugar com seu marketing, uma vez que dentro desse universo, ainda existem inúmeras formas e sites para se conectar com o público-alvo e atrair novos consumidores. 

Além do mais, o mundo digital surgiu como um novo espaço para a propagação de sua publicidade.

Uma vez que antes já existiam os meios mais básicos, como o rádio, a televisão, os outdoors, e até mesmo um banner academico, dependendo da área de atuação da empresa.

Sendo assim, a maior função desse tipo de marketing é chegar ao público-alvo de qualquer forma, garantindo que ele tenha acesso ao seu conteúdo, mesmo que não tenha contato com todos os meios de propagação que foram escolhidos. 

Portanto, os meios online e offline se completam, uma vez que pessoas que não façam uso de assinatura de jornal ainda consigam ver o anúncio por meio de redes sociais.

Assim como os indivíduos que tenham levado o aparelho ao conserto de celular possam ver a propaganda na televisão, por exemplo. 

Além dessa função, existe a necessidade de causar diferentes impactos no consumidor de acordo com a plataforma escolhida.

Uma vez que a empresa adequa cada tipo de publicidade para cada meio escolhido para que o impacto causado continue de grande tamanho.

Entretanto, sempre seguindo a estratégia desejada para não perder o objetivo da publicidade.

Como utilizar esse marketing?

É necessário realizar um planejamento sobre o projeto. 

Portanto, primeiramente, decida qual será a campanha, lembrando que ela deverá ser única e invariável, mantendo o objetivo dela não importando o meio que o consumidor a receberá.

Por exemplo, se a empresa decidir que a campanha será realizada para a venda de uma balança de precisao digital, eles devem se certificar de que essa mensagem será entendida por todos os recebedores da mesma forma. 

Sendo assim, não se deve esquecer de estabelecer um padrão geral e seguí-lo em todos os meios, pois o que muda são detalhes, mas a ideia principal deve ser sempre mantida. 

Em seguida, para aumentar o engajamento da sua campanha é favorável adequar a campanha para cada canal de divulgação escolhido.

Por exemplo, outdoors precisam de impacto rápido, já a televisão é interessante uma história que prenda a atenção dos telespectadores, enquanto no rádio uma música contagiante para que os ouvintes se lembrem depois.

Ressaltando o fato de que a ideia principal da campanha deve ser preservada. 

As propagandas são realizadas por diversos funcionários envolvidos, portanto, é necessário explorar cada característica marcante, e o ponto forte de cada um deles para que se torne uma campanha de peso. 

Dessa forma, a equipe precisa estar integrada, com tarefas bem divididas para sempre somar na campanha e não haver imprevistos de tarefas. 

Por fim, a empresa deve criar uma persona, que seria o comprador ideal da campanha, com dúvidas e valores, assim como os consumidores.

Definida de forma que ela saiba o que fornecer para agradar o público-alvo e obter sucesso com a campanha. 

Esse ponto é importante, porque o marketing multicanal precisa que o público receba a mensagem corretamente e possa desfrutar de todos os entendimentos desejados pela empresa, além da interação deles. 

Quais os benefícios desse marketing?

Além de todas as informações acima é preciso ter ciência dos benefícios que a utilização do marketing multicanal traz, e entre eles estão: 

 

  • Alcance de público diferente;
  • Expansão da marca;
  • Relação mais próxima com o cliente;
  • Conhecimento de novos meios;
  • Rede de indicações;
  • Maior especificidade em atingir para atingir o público.

Explicando-os mais a fundo, com a utilização de diversos canais, maior público chega até a sua campanha, de forma que sempre haverá pessoas novas para conhecer o trabalho. 

Como, ao utilizar um outdoor na estrada, mesmo pessoas que não costumam passar por lá, mas por uma situação específica viram a publicidade, podem se identificar com a campanha e passar a consumir os conteúdos da empresa. 

Outra situação em que novo público pode chegar aos seus produtos é por meio de sites de pesquisa. 

Ao colocar a sua campanha em um desses sites e relacioná-la a certo tema, há grande chance de um novo público descobrir seus serviços mesmo sem intenção. 

Por exemplo, ao pesquisar nesses sites “painel elétrico chapa de aço”, sua empresa for relacionada ao assunto e você tiver fechado marketing multicanal com a plataforma usada, há maior chance de interesse surgir e atingir um novo público que era antes desconhecido.

Além disso, quanto mais meios de propagação são utilizados, maior alcance é gerado, e dessa forma, a quantidade de venda também aumenta. 

Assim, a empresa pode se expandir cada vez mais e ir sempre alcançando maior público, como em um ciclo. 

Pelo fato de o consumidor já ser multicanal, ao utilizar essa ferramenta, o cliente fica cercado pela sua campanha, sempre sabendo sobre seus produtos e serviços. 

Dessa maneira, é criado um laço de interesse na produção e venda da empresa. 

Por exemplo, se a empresa for sobre mobiliario urbano em Sao Paulo e utilizarem uma campanha multicanal, com meios online e offline.

Nesse caso o consumidor quando utilizar um dos meios de propagação e tiver acesso a campanha poderá se interessar e procurar mais sobre a empresa.

Visto que, ao entrar nas redes sociais, ele tem acesso à publicidade, e ao sair para trabalhar, tem acesso por outdoors

Quando a firma passa a utilizar novos meios para propagar uma campanha, ela começa a entender como esse funciona e poderá utilizá-lo novamente no futuro. 

Com isso, ela ganha novo público, pois ganha conhecimento de novas maneiras de estar perto dos consumidores e de novas formas de dissipar suas vendas. 

Pelo fato de inundar o consumidor em diversas plataformas com os serviços, é criada uma rede de indicações. 

Portanto, caso sua empresa venda computador completo e faça publicidade nas redes sociais, é muito mais fácil para um usuário indicar o serviço a algum conhecido que deseje comprar seu produto com apenas um clique.

Dessa forma, as indicações são passadas de usuário em usuário. 

Por fim, para adicionar a campanha às diversas plataformas de divulgação, é necessário o uso delas. 

Com isso, existe maior conhecimento com o público a ser atingido e em como alcançar cada meio. Dessa forma, a divulgação será mais certeira, o que preservará tempo e trabalho.

Por exemplo, uma empresa que realiza instalacão eletrica completa e estiver presente em meios online e offline de propagação, já saberá como o público aceitará melhor a publicidade nas redes sociais, como com influenciadores digitais que indicam o serviço. 

Porém, ela também saberá que no modo offline seria bom investir em indicações de pessoa em pessoa, ao invés de utilizar um outdoor.

Todavia, a empresa só terá conhecimento de como acertar na campanha se estiver presente em todos os meios que utilizará.

Por que trocar para o marketing multicanal?

O marketing multicanal é uma vertente do marketing tradicional, porém, tem como objetivo atingir um número de pessoas muito maior e um mercado mais amplo de consumidores. 

O do tipo tradicional é a base para o multicanal, uma vez que todas as estratégias de marketing são baseadas no modo tradicional. 

Com a diferença sendo o número de pessoas que serão atingidas com a campanha. Dessa forma, a organização é essencial. 

Porém, com organização focada, as empresas estão muito mais sujeitas a maior desenvolvimento, já que o trabalho é direcionado a situações que trarão resultados de fato. Assim, a firma se expandirá efetivamente. 

Como aproveitar ao máximo o multicanal?

Primeiramente, é aconselhável que sua campanha por meio do marketing multicanal seja divulgada corretamente, ou seja, é necessário entender como divulgá-la para que o resultado seja o máximo possível. 

Portanto, divulgue um conteúdo direcionado para os perfis que se deseja atingir, algo que os faça querer entender mais sobre. 

Por exemplo, ao se vender um produto de controle de acesso biometrico, seria interessante direcionar a campanha exatamente para pessoas que desejam investir na moradia.

Por exemplo, uma publicidade sobre casas novas e maior segurança que cative a atenção do potencial consumidor.

Considerações finais

Por último, o principal objetivo desse marketing é fazer com que a marca seja levada até o cliente. Portanto, a campanha deve ser de fácil acesso aos possíveis consumidores. 

É importante lembrar disso para sempre fazer com que o cliente tenha sua marca em volta. Sendo assim, em locais que tenham grande fluxo de pessoas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.