Marketing médico: tráfego orgânico ou tráfego pago. O que é melhor?

O marketing médico é uma importante ferramenta para profissionais de saúde que desejam atrair mais pacientes para seu consultório, mas pode gerar inúmeras dúvidas em relação à melhor estratégia para conseguir os resultados esperados. As diferenças entre tráfego orgânico e pago estão entre as principais questões levantadas. 

O que é tráfego orgânico? 

Resumidamente, o tráfego orgânico é aquele gerado a partir de uma ação espontânea do usuário. É o caso, por exemplo, de quando uma pessoa faz uma busca no Google e entra no site médico, quando vê uma publicação nas redes sociais ou digita o endereço do site diretamente na barra de navegação. 

A maior parte dos links em que os usuários clicam é composta por respostas orgânicas, e este tipo de tráfego geralmente passa uma impressão de confiança ao paciente. Isso porque ele estava buscando por alguma informação específica e chegou ao site médico que responde às suas dúvidas, criando assim uma relação de confiança. 

Outra importante vantagem deste tipo de tráfego é que ele não demanda custo direto, mas isso não significa que não é necessário investir em conteúdo de qualidade e possíveis melhorias no site. Na maioria das vezes, este tipo de otimização é mais bem executado por uma empresa especializada em marketing médico

Entenda o tráfego pago

Este tipo de tráfego é resultante dos cliques realizados em anúncios que você pagou nas ferramentas como Google Ads ou Facebook Ads. Essas plataformas permitem a criação de campanhas em que se paga toda vez que alguém clica no anúncio, garantindo um bom posicionamento nos resultados de busca. 

O tráfego pago pode gerar uma importante taxa de visitação para seu site e, quando a campanha está com configurações adequadas, todo este público é considerado qualificado, isto é, todos realmente se interessam por aquilo que você tem a oferecer. No marketing médico, esta pode ser uma eficiente maneira de atrair pacientes. 

Por outro lado, é preciso saber analisar cuidadosamente os custos dos cliques e elaborar uma campanha de tráfego pago que seja eficiente para o atrair o público certo. Para quem ainda tem pouco orçamento para trabalhar com marketing médico, esta é uma estratégia que demanda cuidado e planejamento. 

Qual a melhor estratégia para o marketing médico?

A resposta é: depende. O ideal é que as duas estratégias trabalhem conjuntamente para conquistar resultados orgânicos e pagos, otimizando assim os resultados da estratégia de marketing. Porém, isso nem sempre é possível, especialmente quando há pouco orçamento disponível ou pressa por resultados. 

Quem deseja resultados rápidos deve optar pelo tráfego pago, enquanto o tráfego orgânico é mais indicado para quem busca por posicionamento duradouro entre os primeiros resultados. Neste caso, é importante adotar outras estratégias essenciais para o marketing médico, tais como:

    • Criação de um site informativo e atualizado, de fácil navegação;
    • Elaboração e divulgação de conteúdo informativo;
    • Estabelecimento de uma relação de confiança com o cliente;
    • Presença nas redes sociais;
    • Site e conteúdo otimizados, de acordo com as melhores estratégias de SEO.