O marketing de conteúdo é uma eficiente estratégia para atrair clientes e estar bem posicionado nos principais mecanismos de busca digital. Para quem trabalha na área médica, investir neste segmento é fundamental, já que as pessoas têm o hábito de procurar informações de saúde na internet.
O marketing de conteúdo envolve justamente a produção e distribuição de conteúdo informativo para atrair pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer. Os materiais também podem cumprir as funções de:
- Educar o público;
- Orientar a respeito de sintomas, procedimentos e cuidados;
- Estabelecer uma relação entre profissional de saúde e internauta;
- Posicionar-se como referência em sua área de atuação.
Confira a seguir algumas dicas de como fazer isso de maneira eficiente!
5 dicas de marketing de conteúdo para a área médica
Algumas das principais dicas para ter sucesso com o marketing de conteúdo na área médica são:
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Entenda as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM)
A área médica é bastante sensível e exige cuidado quando o assunto é marketing de conteúdo. O Conselho Federal de Medicina tem regras muito específicas sobre o que pode ser realizado e o que é proibido nas estratégias de divulgação, e isso deve ser seguido cuidadosamente para evitar multas e suspensões.
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Conheça seu público-alvo
Por mais que a saúde seja um assunto que interessa a todas as pessoas, o marketing médico também precisa de segmentação adequada para ser eficiente. É necessário prestar atenção aos pacientes que são atendidos em sua clínica, entendendo seus interesses e perfil geral. Com base nisso, você poderá elaborar conteúdo relevante para este público.
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Tenha um blog
O blog é um espaço dentro de seu site que abriga conteúdos sobre seus serviços, sua especialidade e tratamentos oferecidos. Todas as estratégias de SEO e marketing de conteúdo podem ser aplicadas no seu blog, desde que as regras do CFM sejam cumpridas.
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Aposte nas redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para você divulgar todos os conteúdos do blog, aprimorando assim a estratégia de marketing de conteúdo. Elas também permitem que você mantenha um contato mais direto com o público, acompanhe os comentários, colha dúvidas e entenda os assuntos de maior interesse.
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Crie conteúdo relevante
O conteúdo é, certamente, o principal recurso dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é fundamental que ele seja elaborado com bastante cuidado e atenção para que os objetivos sejam conquistados de maneira satisfatória. Todos os textos do seu blog e postagens nas redes sociais devem ser feitos com o intuito de educar e orientar as pessoas.
Dessa forma, é possível conquistar o público, se posicionar como autoridade em sua área de atuação, construir um relacionamento de confiança com os internautas, ser lembrado quando necessário e atrais mais pacientes para sua clínica.
Em geral, o mais adequado é que todas essas estratégias de marketing de conteúdo sejam aplicadas por profissionais especializados. O investimento necessário certamente trará o retorno esperado para sua clínica.