Marketing de Busca: visibilidade, tráfego qualificado e conversões

Marketing de Busca: visibilidade, tráfego qualificado e conversões

Marketing de Busca é uma das estratégias de marketing digital que ajudam a usar melhor a abrangência oferecida pelos motores de busca, como no caso do Google. O intuito é fazer a divulgação da marca e dos conteúdos produzidos por ela.

Suas estratégias podem ser pagas ou orgânicas, pois independentemente disso, estarão totalmente de acordo com as características do consumidor moderno.

Antigamente, quando alguém queria encontrar um produto ou serviço, precisava recorrer às listas telefônicas ou aos anúncios em jornal. Atualmente, com as facilidades da internet, é difícil imaginar essa situação.

Pelo smartphone, uma pessoa encontra o que precisa, independentemente do dia ou do momento. Mas ao mesmo tempo em que esse cenário facilitou a vida dos consumidores, também aumentou a competitividade entre as empresas.

Isso porque está mais difícil conseguir um local de destaque nos resultados de pesquisa, e é justamente nesse cenário que entra o marketing de busca.

Estar entre os primeiros resultados é muito importante para atrair uma quantidade maior de pessoas, mas o empreendedor precisa saber como fazer isso.

Este artigo vai falar sobre o que é marketing de busca, suas estratégias, fatores que podem influenciar as taxas de conversão, entre outros assuntos relacionados que vão melhorar os resultados do negócio.

O que é marketing de busca?

Quando o usuário procura alguma coisa na internet, visualiza os resultados em uma página repleta de links com as respostas que procuram. Esses resultados são classificados como pagos ou orgânicos.

Ao trabalhar o marketing de busca, o objetivo é utilizar técnicas que ajudam a alcançar a maior quantidade possível de usuários, melhorando o posicionamento da empresa nos buscadores.

Para isso, uma empresa especializada em som para festas e eventos tem duas opções. Uma delas é investir em links patrocinados e a outra é trabalhar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Estratégias que podem ser usadas

Existem diversas estratégias que podem ser usadas para aumentar as conversões com o marketing de busca. Uma delas é avaliar a relevância do conteúdo, uma vez que ele precisa estar de acordo com vários aspectos do público, como:

  • Circunstâncias;
  • Hábitos;
  • Dores;
  • Desejos;
  • Valores;
  • Linguagem.

Também é muito importante que o material consiga alinhar tom de voz e linguagem em todas as plataformas usadas, como as redes sociais, blogs e anúncios pagos.

Isso é importante porque o consumidor moderno não enxerga muitas diferenças nesses ambientes de interação, então em todos os pontos de contato a organização deve ter o mesmo comportamento e comunicação.

As técnicas de persuasão também são bem-vindas, como no caso do copywriting, gatilhos mentais, CTAs e neuromarketing. Eles são muito efetivos e conseguem aumentar a taxa de conversão, desde que sejam usados com sabedoria.

Uma marca de plataforma pantográfica hidráulica também precisa trabalhar boas práticas de SEO. Entre elas estão a pesquisa e o uso de palavras-chave relevantes, incluir a palavra-chave principal no título e usar heading tags.

Além disso, é muito importante pensar na experiência do usuário, por meio de páginas rápidas e leves, além de atentar-se ao estilo dos botões, disposição do conteúdo, localização das imagens, entre outros elementos que garantem um bom desempenho.

Importância para o tráfego qualificado

O marketing de busca contribui para direcionar tráfego qualificado à página do negócio, e faz isso porque se baseia em estratégias como a criação de conteúdo relevante.

O consumidor moderno não se preocupa apenas com preço e qualidade, na verdade, ele está em busca de informações para esclarecer todas as suas dúvidas antes de comprar, e são os conteúdos que vão ajudá-lo.

O marketing de busca também ajuda a entender o comportamento da persona nos canais digitais, bem como as informações que ela procura. Dessa forma, a marca consegue facilitar a produção dos conteúdos e planejar melhor suas estratégias.

Se uma pessoa estiver pesquisando sobre headset Bose A20 preço, o fabricante vai entregar um conteúdo compatível com isso porque os materiais sempre estão de acordo com a jornada de compra do cliente ou prospecto.

Assim, a empresa consegue atrair o público em diferentes momentos, consequentemente, vai manter o lead sempre atualizado. Isso é fundamental para facilitar o tráfego orgânico e melhorar a experiência do usuário.

O que influencia as taxas de conversão?

Existem alguns fatores que influenciam as taxas de conversão no marketing de busca, e entre eles está a persona. Trata-se de um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal da empresa.

Todas as estratégias devem ser direcionadas a ela, assim, conteúdos e anúncios estarão sempre de acordo com seus interesses e necessidades.

É importante mencionar que o conteúdo em si é outro fator, pois se encarrega de atrair o visitante e atender suas carências e necessidades. Ele deve ser produzido para cumprir diferentes funções e atender audiências distintas.

Um fabricante de placa vermelha MERCOSUL também precisa estar atento ao clickbait, para evitar títulos sensacionalistas e conteúdos que não entregam aquilo que o usuário espera.

Trabalhar dessa forma não colabora com a conversão e ainda produz efeitos negativos para a imagem da marca. Além disso, o atendimento oferecido também conta e precisa ter qualidade.

Mais do que isso, hoje em dia, o atendimento ao cliente precisa ser personalizado e realizado em canais que estejam de acordo com as características da persona.

Importância de monitorar o desempenho de campanhas

As estratégias de marketing precisam se basear em métricas, e elas devem ser avaliadas em todas as etapas do planejamento para se certificar de que o investimento está trazendo os resultados esperados.

Trata-se, portanto, de um trabalho essencial para que a marca consiga atingir seus objetivos de maneira satisfatória, além de embasar o planejamento de novas ações.

Monitorar o desempenho das campanhas de marketing de busca também é importante para uma empresa de PGR construção civil porque ajuda a analisar dados demográficos e comportamentais dos usuários.

Também é uma forma de acompanhar os pontos positivos e negativos das estratégias, identificar o retorno sobre os investimentos, mensurar a performance das campanhas e analisar o retorno por parte do público-alvo.

Métricas do marketing de busca

Existem algumas métricas que são essenciais para medir o sucesso das estratégias do marketing de busca. São elas:

Número de visitantes

O número de visitantes nada mais é do que a quantidade de pessoas que acessaram o site institucional, independentemente da quantidade de vezes que fizeram esse acesso.

Essa métrica é essencial porque reflete a audiência do site ou blog da empresa, e é natural que as organizações esperem seu crescimento.

Quando o site se estabiliza em termos de número de visitantes, significa que não está atraindo usuários novos, por isso, pode ser um momento de melhorar as estratégias de SEO para que o site volte a se destacar nos resultados de pesquisa.

Vendas e taxa de conversão

Esta é a métrica mais importante para qualquer negócio, como no caso de uma empresa de cartonagem caixa. A taxa de conversão de oportunidades para vendas se refere à quantidade de oportunidades que são realmente transformadas em clientes.

Trata-se de uma métrica de marketing porque é somente com o volume de vendas gerado a partir do trabalho desenvolvido pelas estratégias de marketing que a organização vai conseguir comprovar suas estratégias.

Se a taxa estiver muito baixa, é necessário avaliar o que pode estar dando errado, como uma abordagem equivocada por parte dos vendedores, seus produtos estão sendo oferecidos para as pessoas certas e como quebrar objeções.

Custo por lead (CPL)

O custo por lead é uma prática que ajuda a determinar o quanto a organização está gastando para atrair leads novos, e seu cálculo se baseia na divisão da quantidade investida e marketing digital pelo número de leads gerados.

Uma empresa especializada em restauro de fachadas, por sua vez, precisa medir e comparar esse valor para que o setor de marketing tenha mais credibilidade em relação aos investimentos.

Custo por mil impressões (CPM)

O custo por mil impressões também é muito importante porque ajuda a identificar o valor que a empresa pagou para que seu anúncio aparecesse para mil usuários.

É uma forma de ter mais controle sobre o valor investido em cada ação de divulgação, otimizando os investimentos para obter resultados cada vez melhores.

Custo por clique (CPC)

Por fim, uma oficina mecânica especializada em suspensão precisa analisar o custo por clique porque se trata de um indicador muito usado nas campanhas de mídia paga.

No marketing de busca, ele apresenta o valor médio investido para que os anúncios recebam cliques dos usuários.

Considerações finais

Investir em marketing digital é, de forma conclusiva, uma necessidade para qualquer tipo de negócio, seja qual for seu segmento de atuação.

Existem várias maneiras de trabalhar esse tipo de marketing, e um dos mais importantes é o marketing de busca.

Seu objetivo é aumentar a visibilidade da marca, trazer tráfego qualificado para o site institucional e aumentar as conversões.

Por meio das ações e métricas certas, a companhia consegue obter excelentes resultados e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.