Head Tail: o que são e como usá-las de forma correta

Head Tail trata-se de um tipo de palavra-chave, mas antes de entender esse tipo de palavra, primeiro é necessário compreender o conceito de palavra-chave em si.

Uma boa estratégia de marketing, tanto paga quanto gratuita, precisa usar as palavras-chave corretas, pois esse elemento desempenha um papel fundamental e que garante o sucesso do investimento.

Trata-se do termo usado pelos usuários para pesquisar assuntos relacionados ao negócio, e utilizá-lo é fundamental para que a empresa seja facilmente localizada e consiga boas oportunidades de negócios.

A palavra-chave é responsável por ranquear a página nos resultados de pesquisa e atrair audiência qualificada. A marca vai usar um termo pesquisado por seus clientes e potenciais clientes para criar suas páginas, conteúdos e anúncios.

Isso é imprescindível em qualquer estratégia de marketing digital, mas mesmo sendo algo necessário, ainda existem muitos gestores e empreendedores que não sabem como escolher ou utilizar as palavras-chave.

Tampouco sabem que existem tipos diferentes, como no caso da Head Tail, que costuma ser mais curta, geralmente formada por uma ou duas palavras, referindo-se a assuntos mais amplos.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai explicar o que é palavra-chave Head Tail, o conceito de palavra-chave, como ranquear um termo Head Tail e quais são as ferramentas para encontrá-los.

O que é Head Tail?

As palavras-chave Head Tail são mais curtas é trabalham temas generalizados. Elas abrangem uma quantidade maior de pessoas estão relacionadas a termos gerais.

Justamente por ser algo mais generalizado, o volume de buscas acaba sendo maior, e essa é uma das maiores diferenças entre a Head Tail e a Long Tail.

Um bom exemplo de termo Long Tail pode ser ” cambio AL4 Peugeot 208 “, e como se pode observar, é mais específico, por isso também é procurado por pessoas que já estão um pouco mais avançadas no funil de vendas.

A situação é diferente com os usuários que estão procurando palavras Head Tail, como “sofá-cama”, “marketing digital”, entre outras, pois essas pessoas estão no primeiro estágio do funil.

Em outras palavras, são consumidores que ainda não sabem o que precisam ou desejam, e por isso estão procurando assuntos mais genéricos.

O que é palavra-chave?

Para elucidar ainda mais o assunto, é necessário explicar um pouco mais sobre o conceito de palavra-chave. Ela pode ser considerada como o instrumento mais importante de uma pesquisa, além de parte essencial de qualquer estratégia.

Os termos usados pelos usuários durante as pesquisas são as palavras-chave, e a intenção dessas pessoas ao é fazerem suas pesquisas é encontrar respostas e resolver problemas.

Basicamente, se alguém deseja fazer preenchimento a laser, pode pesquisar uma clínica especializada nesse procedimento usando termos como preenchimento peeling a laser marcar .

Toda busca se origina de uma palavra e ela é usada para apresentar o problema do indivíduo para o buscador. Um profissional de marketing sabe da importância de saber empregar as palavras-chave para criar boas páginas, sites e publicações.

A partir do momento em que se define um termo para determinada página, a plataforma vai passar uma mensagem para o Google sobre o tipo de assunto que é abordado e os termos usados para isso.

Se o negócio souber fazer a escolha certa, o material será exibido para as pessoas que fizerem suas pesquisas usando a mesma palavra-chave do conteúdo.

Isso significa que a plataforma vai mostrar para o buscador que oferece exatamente a resposta que o usuário está procurando.

Como ranquear uma Head Tail?

Os profissionais de marketing costumam utilizar palavras-chave mais longas porque fica mais fácil conseguir um bom ranqueamento.

São termos mais longos, por isso também são mais específicos, e consequentemente a quantidade de pessoas que procuram por eles é muito menor. No entanto, as Head Tail não devem ser deixadas de lado porque vão ajudar a trabalhar clientes no topo do funil.

Em alguns casos, pode ser que o lead esteja no topo do funil, e ainda assim faça uma pesquisa mais detalhada, como alguém que procura por clínica veterinária mais próxima de mim .

Porém, independentemente disso, toda marca precisa ser um pouco mais abrangente se quiser impactar uma quantidade maior de pessoas. Mas para ranquear com esse tipo de palavra, primeiro é crucial conhecer o segmento de atuação.

O gestor precisa ter plena consciência sobre como está o mercado, o que as pessoas estão procurando, quais são as estratégias usadas pelos concorrentes, entre outras questões pertinentes.

Tendo as informações mais relevantes sobre as estratégias de utilização usadas pela concorrência, a empresa vai encontrar as melhores opções em palavras curtas para suas páginas.

Para se certificar de que a escolha foi assertiva e que todas as informações necessárias foram incluídas, é interessante contar com a atuação de profissionais de marketing.

Ferramentas para encontrar Head Tails

Independentemente um negócio quer utilizar Head Tail, Long Tail ou as duas opções em sua estratégia, ele precisa contar com as ferramentas certas para encontrar esses termos.

Nesse sentido, uma loja que vende abadá masculino personalizado precisa investir em marketing de conteúdo e em campanhas de anúncios para alcançar bons resultados, mas só vai chegar lá se usar as seguintes ferramentas:

  • Keyword Planner;
  • SEMrush;
  • Keyword Tool;
  • Google Trends.

O Keyword Planner é uma plataforma desenvolvida pelo próprio Google em sua plataforma Ads. O uso é muito simples porque, depois de criar a conta e acessar a ferramenta, basta digitar o termo pesquisado.

Ao fazer isso, o usuário vai obter dados interessantes, como o volume de buscas para uma palavra e o nível de competitividade.

O SEMRush é uma ótima opção para fazer essas pesquisas, pois se trata de uma ferramenta completa e com os bastante simples.

O gestor só precisa inserir a palavra, como curso de aeromoça , e fazer sua pesquisa, pois logo em seguida o canal vai indicar termos relacionados.

Trata-se de um recurso muito interessante para conhecer variações que podem ser aplicadas na estratégia, e para cada termo mostrado, o recurso também traz informações sobre o volume de busca e o custo por clique.

Já no caso do Keyword Tool, é um recurso excelente para criar sugestões completas de palavras-chave relacionadas.

Ao digitar um termo dentro da ferramenta, o negócio terá acesso a uma lista com outras opções, constando volume de busca, custo por clique e competitividade.

Quanto ao Google Trends, trata-se de uma ferramenta gratuita que explora informações e tendências de pesquisas em tempo real.

Com ela, a empresa consegue descobrir o que está em alta em diferentes partes do mundo, baseando-se em amostras e consultas de pesquisa do próprio Google.

Se a organização perceber que os clientes estão buscando muitas informações sobre demolição de casas preço , vai se basear nessa informação para planejar seus conteúdos, obter insights sobre o público e criar campanhas sazonais.

O recurso também é ótimo para identificar novas tendências e descobrir quando o interesse por determinada palavra está diminuindo. Todos os dados trazidos são provenientes de amostras não filtradas com informações reais de pesquisa no Google.

Os dados são totalmente anônimos, categorizados e agrupados em tópicos, período ou região, permitindo analisar as informações relevantes de maneira mais precisa.

Também existem muitas outras ferramentas que podem ser usadas pelas empresas para pesquisar e encontrar palavras-chave.

Outra boa opção é conhecida como QuestionDB, é uma plataforma que, ao invés de se concentrar nas palavras-chave unicamente, também mostra as perguntas que as pessoas costumam fazer em fóruns e sites.

Portanto, um fabricante de parede divisória MDF pode usar esse recurso para criar os conteúdos, depois ele conta com um grande banco de dados com informações específicas sobre o público que realmente importam para a companhia.

São dados que podem ser aplicados no desenvolvimento de conteúdo útil para responder às perguntas das pessoas. Os dados do programa encontram perguntas em fóruns, trazendo um contexto fundamental sobre como as pessoas interagem com as palavras.

Também é um recurso muito útil para mostrar o que os usuários aprendem com os termos pesquisados. Por isso, se um produtor de pia em aço inox para cozinha industrial quiser utilizá-lo, deve criar uma lista de palavras-chave.

Esses termos devem estar relacionados ao que o negócio deseja segmentar, logo em seguida, devem ser inseridos na plataforma, garantindo que sejam bem amplos, uma vez que a ferramenta vai retornar com perguntas específicas sobre o top.

Considerações finais

Investir em marketing digital é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, mas a base para o funcionamento dessas estratégias é o uso da palavra-chave.

Os termos pesquisados pelos usuários precisam ser de conhecimento do negócio, se quiser alcançar bons resultados com seus investimentos.

Eles são a base para qualquer ação, tanto os anúncios pagos quanto a produção de conteúdo, entre outras práticas.

Para facilitar esse trabalho, a organização pode contar com algumas ferramentas voltadas especificamente para o uso das palavras-chave nas estratégias de marketing digital e potencializar seus retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.