Guia de limpeza para pisos de madeira

Conheça algumas dicas valiosas para preservar o piso de madeira por mais tempo.

Quem deseja ter um ambiente sofisticado, elegante e aconchegante em casa, certamente pensa em ter um piso de madeira. Essa é uma escolha que alia conforto e estética, aplicável tanto em projetos rústicos quanto modernos, conquistando fãs de todos os gostos.

Entretanto, esse é um tipo de piso que demanda cuidados especiais para preservá-lo. Para que ele tenha mais durabilidade, não basta utilizar aspirador de pó para limpá-lo. Para sanar as suas dúvidas, o texto abaixo apresenta as principais recomendações de como cuidar e preservar revestimentos dessa natureza.

Cuidados essenciais

Além da limpeza, existem vários cuidados delicados essenciais para preservar a durabilidade do revestimento. Adotar esses cuidados no dia a dia é importante para evitar que o piso seja arranhado ou que as tábuas sofram com o desgaste, prejudicando também a estética tanto do material quanto do ambiente. A seguir, conheça alguns dos principais.

Limpe utilizando vassoura ou aspirador de pó

Dois aliados fundamentais para limpar esse tipo de piso são a vassoura e o aspirador de pó, capazes de tirar “o grosso” da sujeira acumulada, sobretudo a poeira. Para essa tarefa, use vassouras que tenham cerdas macias. Você pode fazer essa limpeza todos os dias, retirando o pó acumulado. Caso deseje mais praticidade e agilidade, também pode utilizar o aspirador de pó.

Saiba quais produtos utilizar

Os cuidados também incluem saber quais produtos você pode ou não utilizar. Por exemplo: em nenhuma hipótese deve-se utilizar produtos de limpeza à base de silicone, uma vez que eles podem deixar o piso manchado, com camadas de difícil remoção. Portanto, para evitar estragar o piso e ter uma dor de cabeça desnecessária, não utilize-os na faxina.

O mesmo vale para produtos que sejam altamente abrasivos, como é o caso da água sanitária, saponáceos e esponja de aço. Eles são capazes de acelerar o desgaste do revestimento, fazendo com que perca o brilho mais rapidamente, além de riscar o chão.

Da mesma forma, o uso de ceras deve ocorrer apenas em casos em que é indicado o uso do produto no piso, garantindo que ele não seja prejudicado. É importante lembrar que, caso seja aplicada a cera, ela deixará o chão escorregadio (o que exige mais atenção das pessoas para evitar escorregões) e criará uma camada que dificulta a limpeza com o tempo.

Aplique um pano úmido e outro seco

Além dos cuidados em relação aos produtos utilizados, também é importante ter atenção aos panos que são utilizados após você retirar o pó do piso. Na faxina do dia a dia, passe um pano úmido apenas com água para acabar de vez com a sujeira do revestimento. Já nas limpezas semanais, você pode umedecê-lo em uma mistura de água com desinfetante.

Porém, lembre-se de passar um segundo pano, que esteja seco, limpo e macio, para secar o piso. O revestimento de madeira não pode ficar umedecido, de forma que esse segundo pano é fundamental para preservá-lo em bom estado por mais tempo.

Solução caseira

Para higienizar esse tipo de piso é sempre recomendável utilizar métodos de limpeza menos agressivos. Uma boa sugestão é preparar uma solução caseira que mistura 1 litro de água com 30 mL de detergente neutro e 10 mL de vinagre de álcool, formando uma solução homogênea. Assim, é possível tanto depositá-la em um balde ou em um borrifador para ir umedecendo o pano.

Preservação

Além de saber o que fazer durante a limpeza, outro ponto para manter o piso de madeira bem cuidado é adotar medidas que preservem sua integridade. Uma das dicas dos especialistas é limpar tudo que cair no piso imediatamente, evitando que o revestimento fique úmido e se danifique.

Também é bom pesquisar para entender se o piso da sua casa precisa ser lustrado e encerado. Em casos positivos, aprenda a fazer isso corretamente, lembrando de evitar andar no local por um intervalo de 30 minutos após o término do procedimento.

Para evitar que o piso seja arranhado ou riscado, aplique feltros auto adesivos nos móveis do ambiente, tais como mesas, sofás e cadeiras. Também é uma dica valiosa usar tapetes nesses cômodos, principalmente se for um de grande circulação, protegendo o revestimento do impacto de sapatos de salto alto.