Grama para gatos: quais são os benefícios?

Planta pode ser cultivada em casa a um baixo custo

Uma alimentação saudável é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, e essa regra vale também para os nossos animais de estimação. Mas e quando o pet come algo aparentemente incomum, como grama?

Em se tratando de gatos (e por incrível que pareça), a ingestão de gramíneas é algo que faz parte da alimentação felina. Há também casos em que o bichano acaba recorrendo aos “matinhos” para ajudar a driblar desconfortos gastrointestinais.

Seja qual for a situação, ter grama própria para gato é algo indispensável para esses felinos. A boa notícia é que, independentemente do tamanho do seu lar, dá para criar essa plantinha em casa a um custo relativamente baixo. Confira!

Por que os gatos comem grama?

Cultivada a partir de sementes, como aveia, centeio, milho e trigo, a grama é um alimento de grande valia para os pets. Ela é fonte de fibra, potássio e outros nutrientes, que vão auxiliar na digestão de cães e gatos. Em se tratando destes últimos, porém, o ato de comer grama é algo que vai além.

Cientistas da Universidade da Califórnia concluíram que essa prática entre os gatos é bastante comum: na pesquisa, 71% dos felinos participantes já haviam comido grama, segundo seus próprios tutores. Um dos fatores é a tentativa de se livrar do incômodo gerado pelas “bolas de pelo” engolidas durante os banhos de gato.

Isso sem mencionar um instinto carnívoro ancestral, no qual as partes mais fibrosas, como as vísceras, eram devoradas antes do restante da presa. Logo, se o gato não se alimenta de tal forma (caçando grilos ou passarinhos, por exemplo), ele acaba procurando essa fonte de fibra na grama.

O ato de comer grama só pode ser considerado algo anormal quando o animal passar a ingerir a planta de forma contínua e em grandes quantidades. Má nutrição, desidratação e verminoses são alguns dos motivos que levam a esse comportamento. Nesses casos, o médico veterinário deve ser consultado o quanto antes.

Benefícios da grama para gatos

Como já pudemos observar, a grama é um alimento bastante comum e que deve fazer parte da dieta de gatos domésticos. Entre os benefícios estão a melhora na digestão, já que a grama serve tanto como um laxante natural quanto como indutor de vômito quando o animal ingere materiais inadequados.

A presença de clorofila nas gramas é um grande aliado, pois tal substância atua como uma espécie de medicação para o tratamento de problemas como anemia, doenças de pele, dores, infecções e até mesmo úlceras. A clorofila também ajuda a melhorar o hálito do animal.

Outro ponto positivo da grama é a presença de ácido fólico em sua composição. Essa vitamina é de extrema importância, já que ajuda na produção da hemoglobina, responsável pela oxigenação do sangue. Além disso, a grama contém minerais e vitaminas A e D que fazem muito bem aos gatos.

Ter grama específica para gatos, além de ajudar a preservar o seu jardim (caso tenha um), elimina os riscos do pet recorrer às plantas com substâncias tóxicas, que podem causar envenenamento e até morte.

Como ter grama em casa

Se você tem um espaço como um jardim, basta separar uma porção de terra para cultivar a grama de sua preferência. Caso contrário, você pode criar essa planta em vasos ou como uma espécie de estufa, usando apenas água.

Uma das opções mais baratas é a grama de milho de pipoca. Você vai precisar de alguns grãos (do milho tradicional, jamais do de microondas), um recipiente, como um vaso ou uma bandeja, terra, adubo e água. Forme uma base com terra e adubo e coloque separadamente os grãos de milho, cobrindo depois com o adubo.

Regue no dia do plantio e repita a operação em dias alternados. Em alguns dias, os brotos aparecerão, mas só ofereça ao gato quando a grama estiver com uma altura de quatro dedos. Outras opções são grama de trigo, alpiste e aveia, mas lembre-se de hidratar essas sementes na água um dia antes do plantio. O seu gato vai adorar!