Geração de leads no mercado imobiliário: aprenda como funciona

Começar como um agente imobiliário pode parecer assustador. Como você conquista seu primeiro cliente quando não tem experiência? Como você gera leads quando não tem histórias de sucesso de clientes para compartilhar? 

A boa notícia: todos os outros corretores começaram exatamente onde você está, e milhares deles tiveram sucesso na construção de prósperos negócios imobiliários. Há muito conhecimento a ser aprendido com eles. 

Nesta postagem, aprenda o passo a passo para gerar leads como um novo corretor de imóveis em Ribeirão Preto! Acompanhe!

1) Entenda de onde vêm os melhores leads

Antes de falarmos sobre táticas, há uma coisa importante que você precisa saber sobre leads: os melhores não são leads da web (o tipo que você compra por meio de publicidade paga). As melhores oportunidades vêm de pessoas com quem você desenvolve relacionamentos significativos. O cultivo dessas relações gerará negócios repetidos e de referência (que, em média, respondem por 89% de todas as transações imobiliárias), indiferentemente se estiver querendo negociar um apartamento ou casas em condomínio à venda em Ribeirão Preto.

2) Comece com pessoas que você já conhece

Fale com pessoas que já conhecem e gostam de você e diga que você está começando uma nova carreira como corretor de imóveis. Conte aos membros da família, amigos, ex-colegas, tratador de cães, etc.

Lembre-se de que, embora sua família, amigos e conhecidos possam confiar em você como ser humano, vai levar algum tempo para que eles confiem em você como um corretor imobiliário – pode levar meses, ou até anos. Seja paciente com seus relacionamentos “pré-imobiliários”. Não seja agressivo.

3) Conhecer novas pessoas

Você precisa expandir sua rede, portanto, comece a tornar sua missão conhecer novas pessoas. Não se esconda atrás da tela do computador – faça logoff do Facebook e saia pela porta! Fique cara a cara com as pessoas todos os dias. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso: 

  • Faça voluntariado;
  • Junte-se a um grupo Meetup;
  • Junte-se à sua câmara de comércio e participe de eventos;
  • Fale com seus vizinhos;
  • Leve seu cachorro ao parque de cachorros;
  • Entre em uma academia;
  • Faça uma aula de arte;
  • Fale com estranhos.

Deixe as pessoas saberem que você é um corretor de imóveis, mas concentre-se principalmente em construir relacionamentos. Saia pelo mundo com o coração aberto e um interesse genuíno em conhecer pessoas e ganhar terreno pessoal e profissional.

Assim que houver bastante confiança, esses novos amigos ficarão felizes em fornecer referências ou até mesmo trabalhar com você para comprar ou vender suas casas.

4) Crie uma rede de contatos e faça o gerenciamento de relacionamentos 

Cada empresa tem suas ferramentas para chegar aos clientes. No ramo imobiliário – o negócio de relacionamento – sua ferramenta é um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Além de armazenar informações sobre seus contatos, um CRM pega esses conceitos intangíveis como “relacionamentos” e “confiança” e os coloca em um formato quantitativo.

Você pode ver quantos contatos você tem, quando você os contatou pela última vez, se eles já forneceram uma indicação, o quão perto estão de querer se mudar, etc. Para cada pessoa que você conhece e para cada nova pessoa que conhecer, adicione suas informações ao seu CRM. (Certifique-se de obter a permissão para contatá-los.)

Diga a eles que deseja enviar-lhes algumas informações sobre o que está fazendo e que espera ajudá-los um dia com uma mudança. O pior que pode acontecer é eles dizerem não, e o melhor é que eles dêem a você a informação que um dia leva a uma venda. Invista nisso!

5) Crie uma estratégia para fortalecer seus relacionamentos

Foque em ficar sempre em primeiro lugar. Ok, você tem um CRM cheio de contatos … e agora? O próximo passo é montar uma estratégia para fortalecer esses relacionamentos e permanecer na memória.

Além de chamadas telefônicas e bate-papo cara a cara ocasional, você pode nutrir seus contatos por meio do marketing de conteúdo. Compartilhe conteúdo valioso que seja útil e relevante para seus contatos e que demonstre sua experiência. Aqui estão alguns exemplos do tipo de conteúdo que você pode compartilhar: 

  • Para proprietários de casas: quanto a casa deles aumentou de valor desde que a compraram Informações sobre as condições do mercado local que podem afetar o valor de suas casas 
  • Para locatários: atualizações sobre novos empreendimentos habitacionais chegando à sua área Informações sobre propriedades acessíveis Você pode compartilhar conteúdo por e-mail, mídia social, postagens em blogs, cartões postais e até mesmo mensagens de texto. 

Descubra como cada um de seus contatos prefere ouvir de você. Então, como você garante que toda essa construção de relacionamento e permanência no topo da mente realmente seja realizada?

6) Coloque tudo em fluxos de trabalho (crie seu processo)

Depois de desenvolver sua estratégia de geração de leads, é hora de torná-la um processo. Um processo é uma série de atividades que são executadas exatamente da mesma forma continuamente.

Para garantir que sua estratégia de geração de leads se torne um processo, você precisa colocar tudo em fluxos de trabalho. Fluxos de trabalho permitem automatizar seu processo e definir lembretes para que nada passe despercebido.

Com fluxos de trabalho, você pode criar modelos de email para usar em uma campanha automática de gotejamento. Você pode definir lembretes para quando postar no Facebook, quando fazer ligações para checar seus contatos (“Ei, estou ligando para avisar que agora sou um corretor de imóveis!”) E assim por diante.

Você pode até configurar um fluxo de trabalho para delegar automaticamente uma tarefa ao seu assistente. Os fluxos de trabalho permitem que você permaneça no processo. E o processo é crucial para fazer decolar o seu negócio imobiliário incipiente.

7) Diga \”obrigado\”

Quando as referências começam a chegar, a PRIMEIRA coisa que você deve fazer é enviar uma nota de agradecimento manuscrita para a pessoa que fez a referência. Uma rápida nota pessoal ajudará muito a mostrar sua gratidão e fortalecer esse relacionamento. Dê um passo adiante e inclua um cartão-presente, por exemplo, para um café numa prestinaria ou uma sessão de cinema. Recompense o comportamento que você deseja mais.

Não há solução instantânea para gerar seus primeiros leads imobiliários. Você tem que trabalhar muito para nutrir seu relacionamento com as pessoas. Você precisa processar um processo e investir tempo e energia na criação de fluxos de trabalho. E mesmo depois de terminar seu primeiro ano, o trabalho ainda não foi concluído (embora se você tiver criado seus fluxos de trabalho, deve ser um pouco mais fácil). É uma jornada longa e contínua, mas vale a pena. Porque você estará administrando um negócio imobiliário sustentável e de sucesso.

 

Gostou destas dicas sobre como fazer uma geração de leads no mercado imobiliário? Compartilhe este post em suas redes sociais!