Funil de Vendas: saiba o que é e como pode turbinar seus resultados

Com a internet, cada vez mais as ferramentas digitais potencializam processos, incluindo o das vendas. Técnicas de marketing como o Funil de Vendas, para atração e fidelização do cliente são cada vez mais empreendidas de modos inovadoras, otimizando a receita e a cartela de clientes. 

É nesse cenário que entra o funil de vendas definitivamente.

O chamado pipeline, também disponível em app funil de vendas, é uma das estratégias de marketing que mapeia a jornada do consumidor, desde o primeiro contato até a decisão da compra, podendo incluir o pós-venda.

Esse funil gera vários dados passíveis de análise, podendo contribuir significativamente para uma melhora nos mecanismos do negócio e, portanto, mais lucro para ele. 

O que é o Funil de Vendas?

O pipeline é um modo de organizar a jornada do cliente, de forma que a visualização, por meio de dados, permite concluir análises sobre a efetividade dos processos dentro da empresa.

Ele é usualmente aliado a plataformas e softwares, geralmente equipados com sistemas de crm gratuitos, de modo a centralizar os conteúdos e dados obtidos da jornada do cliente.

O funil tem como diferencial justamente a segmentação dos processos e, portanto,  é dividido em:

Topo do funil

O topo inclui o primeiro contato e as informações lançadas pelo negócio para atrair o potencial cliente. Isso inclui o disparo de e-mails, postagens em redes sociais, campanhas de anúncios e toda a forma de se lançar até o público-alvo.

O objetivo é mostrar para o cliente a existência de um problema, esclarecer a necessidade de uma solução e se consolidar como referência para a resolução da questão.

Assim, o topo do funil são as primeiras estratégias na busca pela atenção do cliente, e é daí que sairão os futuros compradores e consumidores fidelizados. 

Meio do funil

O meio é justamente o atendimento e o amadurecimento dos potenciais clientes, no auxílio em possíveis dúvidas e na abertura do leque de mais informações sobre seu negócio e porquê ele é necessário. 

Fundo do funil

O final do funil separa justamente os clientes captados dos que não foram convencidos. O fundo é a parte final do processo, que tem os clientes já imersos nas comunicações e sob influência da campanha do seu serviço. 

Quando se subdividem esses processos, é possível identificar a efetividade e pontos de dor que podem ser convertidos em ganho no final do funil.

Afinal, as técnicas de captação e fidelização de clientes precisam ser sempre testadas, revistas e aprimoradas, de forma a consolidar a empresa como referência. 

Como os softwares de CRM podem ser aliados nas vendas?

Os softwares de crm preço podem ser verdadeiros potencializadores junto ao uso do funil de vendas.

O sistema de CRM faz justamente a gestão do relacionamento com o cliente e possibilita centralizar todos os dados referentes ao processo da cadeia de produção. 

A experiência do consumidor é relevante nesse sentido e pode definir se ele será fidelizado ou não.

O CRM auxilia a compreender, por meio de sistemas que organizam e interpretam os dados, junto à funcionalidade do funil, e podem esclarecer ainda mais para o empreendimento onde estão localizados os pontos fortes e fracos do seu serviço.

Portanto, o CRM ajuda a organizar e contextualizar o funil de vendas. Ele é uma das ferramentas em seu enorme leque de gerir o relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até o fechamento e pós-venda do serviço. 

Quais os Benefícios do Uso do Funil de Vendas?

O funil de vendas torna as campanhas e estratégias empreendidas visando ao cliente mais precisas e efetivas. 

Ele permite definir onde está o problema: se é no topo, no meio ou no fim do funil. Assim, pode-se identificar com precisão os processos que precisam ser aprimorados.

Especialistas em marketing digital apontam a necessidade de conhecer o próprio público-alvo como forma de otimização, aumentando as vendas, alavancando resultados, principalmente por todas as ações só conseguirem resultados verdadeiramente positivos ao chegarem nos clientes certos.

Essa constatação torna o funil de vendas imprescindível para o sucesso de um estabelecimento.

Entre os benefícios do funil de venda estão:

  • Organização das atividades;
  • Consciência da jornada do cliente;
  • Otimização dos processos;
  • Centralização e integração da cadeia produtiva.

As plataformas de crm plano, que fazem o controle do setor de Customer Relationship Management, são vitais como complemento do funil de vendas, uma vez que centralizam as informações e dados necessários para organizá-los no funil, integrando a equipe e toda a cadeia produtiva em um só lugar. 

Tendo em vista todos os pontos abordados, fica claro que o funil de vendas é uma carta na manga para todos que desejam potencializar suas vendas.

Nesse sentido, o investimento é acessível, uma vez que existem muitos sistemas de crm gratis disponíveis e que podem ser testados e adequados à empresa e seu nicho.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.