15 formas de ganhar dinheiro de forma online

Com as dificuldades financeiras e do mercado de trabalho atual, ganhar dinheiro pela internet tem se tornado uma grande opção. Ter uma aptidão sempre pode levar a uma renda extra.

Descobrir os pontos fortes pode gerar um lucro adicional que vai ajudar nas despesas do dia a dia. Trabalhar online tem sido uma das maneiras mais corriqueiras e utilizadas para quem não consegue alguma atividade fixa.

Ganhar dinheiro de forma online tem sido fácil ultimamente porque existem diversas opções disponíveis, que podem se encaixar no perfil de quem procura. É possível trabalhar sistema home office, vender produtos, prestar serviços e outros.

1- Responder pesquisas

Quem trabalha com costura, por exemplo, pode vender avental personalizado criando um site para expor o produto, descrevendo o tipo de material utilizado, tamanhos e outras informações importantes para quem quer comprar.  

Responder pesquisas remuneradas é uma forma prática de lucrar com o tempo que estiver online. Muitos sites recompensam os usuários com vouchers, vales-presente e dinheiro.

Quando o usuário compra bateria estacionária para som, ele pode fornecer informações nos questionários da pesquisa, como foi o atendimento do SAC, ao tirar dúvidas a respeito do produto, por exemplo.

Fazer inscrições em sites como Metroopinion, The Panel Station e Survey Rewards direcionam para o ganho extra. São locais que sempre estão à procura daqueles que têm interesse neste tipo de trabalho.

2- Indicar aplicativos

Indicar apps, sites e redes sociais é uma forma de receber comissões pelas indicações na internet.

Uma maneira de fazer isto é quem possui animal em casa, indicar um site de telas de proteção gatos, pode ser feito através das redes sociais.

Alguns exemplos são o Programa Indique e Ganhe da Méliuz, Promoção de indicação PicPay e Programa de Bônus da TikTok Brasil. 

3- Usar sites para ganhar dinheiro

Existem sites para conseguir dinheiro online, sites de cashback, produtos digitais, de pesquisa e outros, como: 

  • Cashback no Shopping do Inter;
  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Monetizze;
  • PiniOn;
  • Ame Digital.

Por exemplo, para ganhar dinheiro no Cashback no Shopping Inter, basta acessar o Shopping do Inter, selecionar uma loja parceira, e clicar em “Ir para a loja”.

Após isso, preencha os dados, e depois de ser redirecionado para a loja escolher os produtos, finalize a compra, e receberá o dinheiro de volta direto na sua conta.

Já para lucrar na Ame Digital, lembrando que é possível receber cashback (retorno de dinheiro) em compras online nos seguintes locais:

  • Americanas;
  • Submarino;
  • Shoptime;
  • Sou barato;
  • Lojas parceiras.    

Na sequência, o leitor terá mais formas e dicas de como obter renda extra por meio da internet. São maneiras de aproveitar o tempo em casa, mesmo que tenha um trabalho convencional.

4- Abrir um negócio virtual

Abrir uma loja virtual, o próprio negócio, é uma forma de ganhar dinheiro. É necessário uma boa plataforma de e-commerce, um domínio e  serviço de hospedagem.

 Para lucrar na internet há também a possibilidade de vender produtos em um Marketplace que são shoppings online. Eles fazem a comercialização de produtos usados ou novos.

 Aproveitando todos os recursos de divulgação, pagamento e envio, em troca eles oferecem uma comissão por venda. 

Mercado Livre, Shopee e Amazon são opções de ganho extra, pois é possível comprar porta de loja de ferro por meio destes Marketplaces, por exemplo.

Quem não está preparado financeiramente para ter uma loja online e não pode investir no estoque, tem como dica terceirizar este serviço, com o dropshipping. Ele também realiza toda a logística do e-commerce.

A venda de produtos pode ser realizada pelo marketplace do Facebook, que é a maior rede social que existe e pode alcançar um número maior de pessoas interessadas, através dos anúncios.

Andaime tubular galvanizado tem como ser encontrado pelo Facebook, pois são muitas as propagandas deste produto e atinge muitas pessoas que lidam com ele, para compra ou venda. 

Optar por compras pelo Instagram dá a possibilidade de criar uma vitrine virtual que mostre os produtos dentro da rede social, como quem trabalha com recarga extintores co2. A venda pode ser feita através de fotos e de vídeos e com isso lucrar com os seguidores.

5- Vender pelo WhatsApp  

Vender produtos pelo WhatsApp tem ganhado relevância, basta abrir uma conta comercial no WhatsApp Business, criar um catálogo e divulgar ofertas interessantes para os clientes potenciais. Recebe ainda pagamentos com o WhatsApp Pay.

 Pessoas que vendem, por exemplo, ribbon para impressora argox, podem divulgar o produto pelo Whatsapp, mostrando preços e formas de pagamento, com a divulgação a entrada de dinheiro acaba acontecendo.

6- Postar de conteúdo

Quem é fotógrafo, músico e videomaker pode vender as imagens, as músicas e vídeos. Algo que passa a valer a pena porque são pagas comissões pelos conteúdos utilizados. Sites como o Getty Images, Shutterstock e Artlist oferecem espaço. 

7- Abrir um brechó online

Existe também a opção de abrir um brechó online oferecendo roupas usadas em bom estado e garimpar outras. A venda pode ser feita pela plataforma Enjoei ou por meio do próprio site de vendas criado.

8- Jogar

Os gamers profissionais ganham dinheiro quando participam de competições online. O jogador até pode ser um profissional na área e ter uma carreira lucrativa. O início pode ser fazendo lives (apresentações ao vivo) em plataformas.

 9- Ser influencer

Ser um influenciador digital é para quem tem carisma e sabe focar no público-alvo adequado, é uma perspectiva de lucro. Quanto maior o número de seguidores e fãs, mais dinheiro entra. 

10- Monetizar o conteúdo de um blog ou site autoral 

O conteúdo é monetizado com anúncios do Google Adsense, programas de afiliados, venda de produtos, serviços e posts (postagens) patrocinados.

 O Google AdSense é uma forma dos editores ganharem dinheiro com o conteúdo on-line. Ele relaciona anúncios do site com base nos visitantes e no conteúdo. Os anúncios são criados e pagos pelos anunciantes, os ganhos são variáveis.

11- Trabalhar como um promotor

Outra opção é trabalhar como um promotor, que divulga links de produtos e serviços digitais. Ele ganha comissões atuando desta forma e promove cursos online, e-books, plataformas de conteúdo e com isto gera vendas.

12- Assistentes  e atendente virtual  

Muitas empresas estão contratando assistentes virtuais para trabalharem pela internet. São tarefas administrativas, realizadas em home-office, produzindo relatórios e planilhas, dentre outras atividades, e o pagamento feito pelas funções desempenhadas.

O atendente virtual para empresas, atuando no SAC de uma organização ou como um promotor ativo no telemarketing, gera renda extra e o tempo de trabalho muitas vezes é reduzido, favorecendo uma segunda opção de ganho financeiro.

13- Professor online

Na área da Educação, aulas de idioma, instrumentos musicais ou reforço escolar pela internet é uma ótima oportunidade. 

Além de facilitar o controle da agenda diária, existe a vantagem de procurar os próprios alunos e oferecer as aulas.

14- Consultoria     

A prestação de serviços de consultoria e de atendimento a pacientes é 100% online. Otimiza o tempo e ganha mais dinheiro.

Sendo assim, as funções como enfermeiros, médicos, terapeutas, médicos é autorizada a prática.

15- Redator freelancer

Quando se trata de escrever bem, trabalhar como redator freelancer abre grande possibilidade de gerar grana adicional. A função tem como base escrever textos pela internet.

Quem trabalha com esta opção realiza pesquisas e compõe textos de acordo com o conteúdo recebido. A criação do texto pode ser sobre guia de cabos superior fechado.

 Na área de Educação Física, quem tiver a formação adequada, pode ganhar dinheiro, sem sair de casa, como um personal trainer. As aulas podem ser ministradas por videoconferência, onde o professor auxilia o aluno nos exercícios.

Dominando o mercado financeiro, investir na bolsa de valores pela internet, pode também gerar fonte de renda. É preciso ter consciência dos riscos e ser experiente no assunto. Mais à frente, ser assessor de investimentos e auxiliar outras pessoas.

Considerações finais 

Portanto, seja qual for a área de desempenho em que a pessoa atue, ela precisa mostrar o trabalho no qual tem as maiores experiências e conhecimentos. 

Descobrir os pontos fortes, facilita na escolha em que caminho prosseguir para ganhar dinheiro online.

Existem diversos caminhos para isto, com dezenas de opções para quem quer ganhar dinheiro na internet, mas algumas delas são muito mais procuradas e o caminho tende a ser mais complicado para ser atingido.

Portanto, é possível ganhar dinheiro pela internet, porém, infelizmente nem todas as pessoas conseguem porque não tem acesso à rede. 

Contudo, quem possui habilidades específicas e pode navegar online, certamente encontrará uma opção adequada.

Se o caminho para isto é fácil ou não, é uma opinião particular de cada um, quem precisa de uma renda extra e tem habilidades, pode realizar este sonho e obter ajuda financeira.

Pela internet é possível vender ou comprar areia média fina, pode ser com anúncios em redes sociais como o Facebook, por meio do Whatsapp, Instagram ou até mesmo assistindo vídeos pelo YouTube.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.