Falha no download do WhatsApp: O que fazer?

O WhatsApp é inovador porque não serve apenas para manter conversas e áudios com seus contatos. Através do aplicativo você pode mandar arquivos de imagem, vídeo e outros tipos pelo smartphone. Isso facilita muito a vida de todos os usuários.

Além disso, pela sua crescente popularização no ambiente empresarial, até pelo lançamento em 2018 do WhatsApp Business e do WhatsApp API, ficou muito mais fácil trocar arquivos apenas com alguns cliques no celular até com empresas. 

Falha no download do WhatsApp: O que fazer?

Isso é possível até no GBWhatsApp, que é a versão não oficial mais popular do WhatsApp. O GBWhatsApp traz mais funcionalidades do que a versão original, mas seu uso não é recomendado por comprometer sua segurança e privacidade.

No entanto, mesmo com essa facilidade de troca de arquivos, pode ser que ocorra falha no download do WhatsApp. Descubra no artigo soluções para esse problema.

1. Você está sem conexão com a internet

Talvez a causa da falha de download do WhatsApp seja porque sua conexão com a internet esteja instável ou inativa. 

Caso você esteja usando dados móveis, verifique a estabilidade de sua conexão e se você ainda tem franquia para utilizar. Em último caso, faça a conexão em uma rede WiFi para solucionar o problema.

Caso você esteja em uma rede WiFi, faça a verificação da estabilidade da conexão e/ou reinicie o modem. Se não der certo, passe para dados móveis para conseguir realizar o download do arquivo.

2. Seu smartphone está com a memória lotada

O problema da falha de download do WhatsApp pode ocorrer se o seu dispositivo estiver cheio de arquivos. Dessa forma, não é possível baixar outro arquivo de mídia no celular.

Caso esse seja o caso, apague pastas de aplicativos, desinstale aplicativos que não são utilizados e force a parada de aplicativos de fábrica que podem consumir memória sem utilização. Assim, tente realizar o download do arquivo novamente.

Existe também a opção de liberar espaço no seu celular por um caminho específico no Android que é Configurações > Armazenamento > Liberar Espaço. Já no iOS o caminho é Configurações > Geral > Armazenamento do Iphone.  Você encontrará opções para liberar espaço na memória de seu aparelho.

3. Seu celular está com o horário errado  

Uma falha comum em um smartphone que pode ocasionar em problemas no WhatsApp é o celular não estar com a hora correta, de acordo com o fuso horário local. Isso acontece quando seu celular é reiniciado para as configurações de fábrica.

Para solucionar o problema, entre em Configurações > Sistema > Definir data/Definir Horário. Outra opção é ativar o modo de “Data e hora automáticas” que atualizará o horário e a data de acordo com a rede de internet.

4. Você precisa atualizar o WhatsApp

Pode ser que você perdeu alguma atualização do WhatsApp e isso pode causar falhas nos downloads de arquivos. Para corrigir o problema, entre no Google Play Store (para Android) ou no App Store (para iOS), busque pelo Whatsapp e verifique se não há uma atualização disponível.