Estratégia de blog para o sucesso do marketing de conteúdo sustentável

Não há como negar que o marketing de conteúdo é a base sobre a qual as estratégias de marketing de muitas marcas são construídas.

Não há como negar que o marketing de conteúdo é a base sobre a qual as estratégias de marketing de muitas marcas são construídas. Envolve a criação e distribuição de diferentes tipos de conteúdo informativo e divertido para um público com o objetivo de atrair, converter e mantê-los como clientes. 

Diferentes tipos de conteúdo são usados ​​na criação de conteúdo. Eles incluem escrita, vídeo, áudio e muito mais. Entre os tipos de conteúdo, marcas e profissionais de marketing de conteúdo usam principalmente conteúdo escrito para comercializar indiretamente seus produtos/serviços.

Existem diferentes formas de conteúdo escrito. Eles incluem artigos, estudos de caso, e-mails, infográficos, e-books, postagens em blogs e white papers. Entre essas formas, as postagens do blog são as mais adotadas pelas marcas. Os blogs são responsáveis ​​por cerca de  86%  do conteúdo utilizado para comercialização hoje. Isso é fortemente causado pela relativa acessibilidade das postagens do blog, entre outras razões.

Utilizar o conteúdo do blog para o sucesso do marketing de conteúdo sustentável é uma façanha viável; tudo que você precisa é a abordagem certa. Ao incorporar as etapas e processos descritos abaixo na criação e distribuição de conteúdo do seu blog, você definitivamente obteria uma alta taxa de sucesso, não importa o seu tipo de nicho, desde um blog de receitas até um blog de tecnologia.

Definição de metas

A importância de estabelecer metas em qualquer projeto não pode ser subestimada. Há uma necessidade de saber para onde você está indo e medir seu progresso à medida que você se aproxima de seus objetivos. Não há estratégia sem fim de jogo; portanto, é importante ter um alvo específico ao embarcar em uma estratégia de conteúdo de blog.

Quando perguntados sobre o que exatamente eles pretendem alcançar ao embarcar no marketing de conteúdo, muitos proprietários de marcas respondem como “Eu só quero fazer vendas” ou “Eu gostaria de obter novos leads”. Embora seja certo querer melhorar o seu negócio, é melhor ter um objetivo específico. Isso ajuda você a planejar de forma eficaz e aumenta as chances de progredir.

Tenha conhecimento do seu público-alvo

O marketing de conteúdo é uma forma de inbound marketing. Por isso, visa reunir leads válidos e transformá-los em conversões de longo prazo. Um passo importante para alcançar isso é conhecer sua persona de comprador. Uma persona de comprador é um personagem fictício que é uma representação da pessoa média em seu público-alvo, todo nicho possui uma persona, desde o nicho de caça vazamento até no ramo de tecnologia. Essa pessoa irreal é basicamente seu público-alvo em um personagem, criado para simplificar. Existem muitos benefícios envolvidos na criação e identificação de uma persona de comprador ideal. 

Eles incluem experiência de marca personalizada, identificação de leads de alto valor, alinhamento de marketing cruzado, experiência de marca personalizada e melhor segmentação de clientes.

Os especialistas  propõem as seguintes etapas para identificar/criar sua persona de comprador:

  • Obtenha dados de clientes/leads existentes.
  • Reúna dados de persona do comprador da pesquisa.
  • Combine a persona do comprador com as táticas de marketing certas.

Se você conhece seu público-alvo, está um passo mais perto de criar uma estratégia de conteúdo de blog que certamente gerará leads e conversões continuamente, mesmo a longo prazo.

SEO (otimização para mecanismos de busca)

SEO é uma das bases sobre as quais o marketing de conteúdo do blog é construído hoje. É um meio eficaz de criar blogs que atrairão o público certo. É um meio de aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego direcionado ao seu site.

Existem muitas áreas e processos em SEO. Em relação ao conteúdo do blog, o uso de palavras-chave é o mais popular e sem dúvida o mais importante. O uso de palavras-chave fornece uma estrutura através da qual os redatores de conteúdo do blog incorporam certas palavras relevantes em seus posts. 

Como essas palavras são relevantes para o tópico, os leitores do blog poderão encontrar as postagens do blog executando uma simples pesquisa na Internet. Por exemplo, ao escrever um blog sobre “Como correr mais rápido”, um redator de conteúdo inclui palavras associadas à corrida, como cadência, ritmo, respiração, velocidade e muito mais.

Com base nisso, as palavras-chave devem ser criadas de acordo com o que as pessoas provavelmente digitarão na caixa de pesquisa da internet sobre o tema.

Terceirização de mão de obra

Se você administra uma empresa individual, escrever seu próprio conteúdo pode ser uma tarefa hercúlea. Nessa situação, terceirizar sua redação e criação de conteúdo pode ser a melhor coisa a fazer. Existem muitos sites freelancer por meio dos quais você pode encontrar bons redatores e criadores de conteúdo, como Fiverr, Upwork e Freelancer.

Encontrar grandes escritores em sites freelancer pode não ser muito fácil. É importante realizar entrevistas e distribuir tarefas de teste para garantir que um freelancer seja qualificado o suficiente para o trabalho.

Divida a redação do conteúdo do blog entre os membros da equipe

Muitas startups têm reuniões regulares com seus funcionários nas quais são geradas ideias para a criação de conteúdo. Quando todos se juntam para esfregar as mentes, os resultados tendem a ser melhores. 

Algumas marcas chegam a dividir o trabalho de redação de conteúdo entre diferentes membros da equipe da empresa. Também é uma boa ideia se forem fornecidos incentivos adequados para incentivar os funcionários.

Empregar um criador de conteúdo

Empregar os serviços de um criador de conteúdo interno em tempo integral pode ser muito vantajoso para o seu negócio. Criar conteúdo de blog, ao contrário do que muita gente pensa, geralmente requer habilidade e experiência. 

Os criadores de conteúdo têm isso porque são treinados na área. Eles também conhecem o mercado e têm a habilidade de escrever blogs atraentes para influenciar o público-alvo e aumentar o público da sua marca.

Ter um criador/escritor de conteúdo dedicado exclusivamente à sua marca ajuda bastante a aumentar a qualidade das postagens do seu blog. Se você tem uma marca que busca criar conteúdo ao qual a maioria das pessoas não está exposta, contratar um freelancer pode não ser a melhor escolha. 

Os freelancers teriam que pesquisar e produzir postagens de blog com base no pouco que sabem. Mas se você tiver um redator/criador de conteúdo que seja bem versado em seu campo específico, ele terá mais conhecimento sobre o tipo de conteúdo do blog a ser publicado.

Para muitas marcas, essa ideia não é muito viável por falta de fundos. Assim, eles trilham o caminho de contratar freelancers e dividir a criação e redação de conteúdo entre os funcionários – uma abordagem que também pode render bons resultados.

Curadoria de conteúdo de outras marcas

Passar pelo processo de identificar a persona ideal do comprador e determinar seu público-alvo pode ser uma tarefa para a qual você ainda não tem recursos. De fato, muitas startups não passam pelo processo de determinar sua persona de comprador por conta própria. 

Eles simplesmente dão uma olhada no conteúdo do blog de outras marcas e criam seu próprio conteúdo com base nessas ideias. Há mais de uma abordagem para criar conteúdo de blog com base na curadoria. Algumas marcas lêem as ideias que obtêm de outras marcas e simplesmente criam seu próprio conteúdo original a partir delas. 

Outros, no entanto, usam backlinks e se referem aos sites originais em quase todas as frases de seus posts. Além disso, algumas marcas incorporam ambas as estratégias.

É importante tomar cuidado com o plágio ao selecionar o conteúdo do blog de outras marcas. No processo de produção de conteúdo de blog com curadoria, você deve citar autoridade e fornecer backlinks onde e quando devidos. Além disso, observe que a curadoria de conteúdo é uma espécie de último recurso. Se você puder se dar ao luxo de passar pelos processos descritos acima, é conveniente fazê-lo.

Crie conteúdo de qualidade

Há muitos fatores a serem incorporados na criação de conteúdo de qualidade; muitos deles foram mencionados acima. Este título é uma referência ao esboço de suas postagens de blog; como seus blogs devem parecer para a máxima compreensão dos leitores. 

Um bom conteúdo de blog envolve fatos. É extremamente importante verificar se o que você coloca para consumo público é verdadeiro.

Além disso, você deve prestar atenção à compartimentação. Ao escrever, há todas as chances de você ficar confuso e organizar as ideias de forma errada. É sempre aconselhável dividir efetivamente seu trabalho em seções como parágrafos, títulos, listas e muito mais. 

Isso permite que o leitor e o escritor entendam melhor a postagem do blog. Escritores profissionais na  indústria de serviços de redação de dissertação  postulam que é conveniente prestar atenção a esta área ao escrever postagens de blog.

Conclusão

Criar uma estratégia de blog para o sucesso de marketing sustentável é o objetivo da startup/marca média. O conteúdo do blog é conhecido por criar resultados positivos para muitas marcas e pode fazer o mesmo pela sua se você incorporar as etapas acima. 

Observe que levará algum tempo até que o marketing de conteúdo do seu blog comece a gerar leads e conversões. Além disso, aconselho que você incorpore diferentes abordagens ao seu blog para obter o máximo de resultados.