Entenda como o Google Analytics pode transformar suas estratégias de marketing

Quando o assunto é marketing digital existem alguns pontos que merecem atenção, assim como conhecimentos estratégicos para que as campanhas sejam corretas e tenham bons resultados. Um desses conhecimentos necessários é o Google Analytics.

No ambiente digital é muito importante investir na mensuração de resultados, pois isso contribui para dar uma visibilidade sobre o que tem dado certo ou não nas estratégias. 

Dessa forma, o Google Analytics pode contribuir para a melhora da campanha no ambiente digital, apontando os resultados do que pode ser melhorado. 

Para mensurar os resultados é essencial fazer o acompanhamento das métricas que sejam relevantes para sua empresa. 

Por isso, neste artigo, falaremos sobre como você pode utilizar o Google Analytics em sua estratégia empresarial, levando em conta do planejamento de marketing digital, a identificação do que pode ser feito para melhorar suas ações, dentre outros.

Para entender mais sobre o assunto, acompanhe os resultados a seguir!

Entenda os motivos pelos quais você deve usar o Google Analytics

Antes de falarmos sobre as estratégias e ações que podem ser feitas dentro da sua empresa, no que se refere ao ambiente digital, precisamos falar sobre os motivos que levarão sua empresa a utilizar o Google Analytics. 

Dessa forma, apontamos neste artigo, alguns motivos e benefícios do uso dessa ferramenta. 

O primeiro motivo se dá pelo entendimento sobre quais ações devem ser realizadas em sua empresa, assim como qual é o melhor horário para isso. Ou seja, em que momento os visitantes da sua página promovem maior engajamento do site?

Outro motivo é que por meio do Google Analytics você consegue analisar a taxa de rejeição e descobrir quais são os motivos que estão provocando o abandono do site. 

Por exemplo, sua empresa pode estar gerando um serviço que não tem promovido vendas e isso é preocupante. 

Com a análise correta, é possível entender o problema e fazer os ajustes.

Além disso, o Google Analytics mostra quais são os dispositivos utilizados pelos clientes, se são móveis (como é o caso de celular e tablet) ou fixos (como é o caso dos computadores). 

Entender como esse acesso é feito de forma predominante é essencial para que sua empresa possa criar um site responsivo, ou seja, que se adapta a diferentes plataformas e dispositivos. 

O Google Analytics também traz dados importantes sobre os gostos e preferências dos clientes e o melhor é que tudo isso pode ser acessado de forma gratuita, desde que o seu site esteja vinculado ao programa. 

Métricas que devem ser analisadas no marketing digital 

Quando falamos sobre métricas, estamos nos referindo a dados que precisam ser analisados durante a criação de uma campanha no ambiente digital. 

É importante ressaltar que o ambiente digital fez com que as empresas precisassem se adaptar às inovações tecnológicas. 

Dessa forma, existem estratégias que podem ser utilizadas no ambiente digital, seja em sites ou em redes sociais. 

Seja qual for a ação ou estratégia utilizada, o uso do Google Analytics é essencial para que a análise de métricas básicas sejam realizadas. Antes disso, é importante ressaltar que a empresa precisa conhecer seu público-alvo. 

Por exemplo, se a empresa vende artefatos de cimento, roupas para criança ou até mesmo produtos de beleza, é essencial conhecer quais são as pessoas que ajudam a compor esse ambiente. 

Afinal, somente por meio da identificação do público, é possível criar uma campanha que seja assertiva dentro do marketing digital.

A partir dessa introdução, apresentaremos métricas que são indispensáveis dentro da sua estratégia. Confira a seguir!

Quais são as visitas e as páginas com maior número de acesso 

Uma vantagem bastante interessante do Google Analytics é o fato de que é possível visualizar quantas pessoas visitam sua página na internet dentro de um período de tempo.

Além disso, é possível verificar se esses visitantes são pagos ou orgânicos, assim como se eles são novos em sua página.

Ainda, é possível ver de onde eles vieram. Por exemplo, o acesso foi direto pelo Google, ou as pessoas vieram por meio das redes sociais? 

Inclusive, também é possível identificar quais dessas visitas se tornaram em conversão, seja de cliente em potencial ou de uma compra. 

O Google Analytics também mostra dentro de uma página o que mais está chamando a atenção do público. Dessa forma, a empresa consegue ter uma boa visualização de quais são os temas de interesse das pessoas e produzir mais assunto segmentado sobre isso. 

Quanto tempo as pessoas ficam sua página e qual é a frequência de retorno

Para entender qual é a importância da sua página para as pessoas é importante entender o tempo de permanência delas. 

Além disso, é essencial visualizar a frequência com que sua página é visitada e se o cliente retorna para ela. Ou seja, os seguintes pontos precisam ser respondidos:

  • Quantas pessoas visitaram sua página?
  • Quanto tempo passam em seu site?
  • As pessoas voltam para a página?
  • Existe alguma taxa de rejeição?
  • Quais páginas apresentam mais entrada e conversão?
  • Quais páginas apresentam maior índice de saída?

Isso é essencial porque faz com que a equipe de comunicação e marketing da empresa fabricante de amaciante possa reestruturar suas ações e estratégias. 

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Você já deve ter percebido que o Google Analytics é muito importante para as empresas que atuam com estratégias no ambiente digital.

Isso porque ele traz importantes informações sobre o negócio e ajuda o gestor a avaliar o que pode ser feito para melhorar as estratégias nesse ambiente virtual. 

Ou seja, seu site tem atraído as pessoas? o que elas mais gostam de ver? Qual é o tempo de permanência? 

A partir disso, orientamos sobre como é possível criar uma estratégia de marketing digital e o que não pode faltar nela. 

  • Entenda quem é o público-alvo e o segmente 

O primeiro ponto para quem vai abrir um negócio ou até mesmo, criar um site e investir nas redes sociais é conhecer quem é o seu público-alvo. 

Isso envolve um conhecimento profundo sobre quem são as pessoas, a idade, gênero, estado, cidade, classe social e rendimentos. 

Ou seja, isso envolve a geolocalização, que são os dados sobre a região, assim como informações detalhadas sobre as pessoas.

Esse conhecimento é essencial porque o conteúdo produzido por sua empresa precisa ser atraente, ou seja, precisa despertar sua atenção e gerar motivação. 

As pessoas precisam se sentir envolvidas e interessadas. Somente assim, sua estratégia de marketing digital dará certo. 

Além disso, é muito importante que a empresa consiga segmentar os seus dados, a partir dos objetivos da sua empresa. Essa é uma maneira direta de saber quais são seus clientes em potencial e as pessoas que você deve direcionar sua atenção. 

Na segmentação, é possível produzir um conteúdo único e especial, a partir do direcionamento do conteúdo. Ou seja, essa é uma excelente oportunidade para sua empresa!

  • Analise a concorrência

Outro ponto importante é analisar sua concorrência. Se você vai abrir um negócio de sacolas personalizadas para loja é muito importante saber quem são seus concorrentes. 

O que ocorre é que existe uma competição no mercado e o Google Analytics faz com que você consiga analisar dados básicos sobre o tráfego da sua página, o que traz um entendimento sobre como é possível ampliar sua audiência.

Com esses dados é possível comparar com a audiência, o que ela tem produzido, o que faz com que seu site seja mais engajado, dentre outros aspectos. 

  • Conheça as palavras-chave

Para quem pretende criar qualquer estratégia no ambiente digital, sobretudo por meio do Google Analytics, é essencial conhecer quais são as palavras-chaves que vão trazer mais tráfego para o seu site. 

As palavras-chaves são aspectos essenciais durante a criação de uma estratégia paga ou orgânica, porque indica os principais termos que são pesquisados pelos clientes. Por exemplo, o cliente pode pesquisar sobre tinta epóxi preço ou qualquer tema. 

Dessa forma, sua empresa consegue produzir um conteúdo direcionado para o cliente, levando em conta os assuntos que são de seu interesse.

Por isso, o Google Analytics mostra se determinada palavra tem mais audiência, o que contribui para que seu site esteja nas primeiras posições do Google, como ao exemplo do nosso cliente que vende produtos de clareamento dental

Deste modo, a recomendação é que sua empresa consiga conhecer e descobrir quais são seus clientes em potencial, assim como os usuários da sua marca, como eles chegaram até o seu negócio, dentre outros aspectos. 

Essas são orientações que conseguem atrair mais clientes e são essenciais para que a equipe de marketing crie uma ação de sucesso. 

Dessa forma, não deixe de usar o Google Analytics e passe a verificar ações positivas dentro do seu site. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.