É verdade que toda empresa deseja obter sucesso na venda dos seus produtos. Diante disso, é preciso investir em ações, como é o caso do merchandising, para garantir que a ação se torne mais promissora e efetiva.
Muito já se ouviu falar sobre as técnicas de vendas em diferentes produtos, serviços, locais e períodos.
De fato, o marketing é uma área que rende muitas possibilidades, o que exige um estudo aprofundado para conquistar maiores conhecimentos.
Quem já atuou na área, quem atua ou quem está se preparando para isso sabe que não se trata apenas de inventar slogans ou de criar novas artes para vender mais produtos.
Existe toda uma ciência por trás, que precisa ser desvendada para ser aplicada com sucesso.
Esses conhecimentos vão sendo adquiridos com a experiência, mas também com uma série de testes e de novos aprendizados que a área promove.
Afinal, é possível ter um número muito maior de vendas quando se tem subsídios para atuar no mercado.
Um exemplo disso pode ser o de uma loja que oferece uma sacola kraft alça vazada enquanto outras disponibilizam sacolas de papelão. A primeira pode ter um maior número de clientes justamente porque oferece uma embalagem mais reforçada.
Mas, para que seja possível compreender os motivos pelos quais um estabelecimento vende mais do que outro, é preciso fazer análises assertivas sobre o que acontece em um e no outro, de modo a entender melhor o cenário.
Quando se trata de produtos específicos, o processo é o mesmo. Pode ser que um determinado produto venda mais do que outro pelo simples fato de estar exposto no local certo e na hora certa. Isso é o que se chama merchandising.
Sendo um termo muito importante para a área do marketing, é também um conceito que exige estudo e preparação para que possa trazer os resultados desejados na venda de um ou de mais itens.
Para esclarecer melhor o assunto, basta seguir na leitura deste artigo, que traz a definição de merchandising, explica a sua importância e as suas vantagens. Por isso, não deixe de completar a leitura deste conteúdo.
O que é e como funciona o merchandising?
Muitas vezes, ao entrar em uma loja de autopeças, o cliente se depara com uma enorme variedade de produtos. Mas, ao ver uma bateria heliar 70 amperes em um ponto de venda (PDV) diferenciado, é possível que ele dê mais atenção à ela.
De fato, isso é natural, uma vez que um ponto de venda é um local de destaque dentro de qualquer estabelecimento.
Sendo assim, o posicionamento de um produto no PDV pode ser um meio prático de garantir o aumento das vendas do item.
Todo esse processo é o que se chama merchandising. Ele trata de questões simples, que envolvem o passo a passo de uma venda.
Sendo assim, está relacionado a pontos como:
- Exposição do produto;
- Quantidade certa;
- Preço adequado;
- Tempo certo;
- Apresentação impecável;
- Posicionamento correto.
Sendo assim, a palavra merchandising pode ser traduzida como operação com mercadorias.
Ela envolve uma série de questões que podem fazer toda a diferença na quantidade de itens comercializados em um estabelecimento.
O merchandising funciona de modo simples. Isso porque ele é a ação ou a técnica que envolve o uso de materiais promocionais em um ponto de venda.
O objetivo disso é proporcionar aos clientes a quantidade ideal de informações para que ele se volte para o produto. Além disso, a visualização deve estar adequada, tornando a experiência mais agradável e interessante.
Diante disso, marcas de diferentes segmentos, como o de forno de pizza ou de biscoitos recheados, investem em merchandising como um modo de tornar o seu produto conhecido e de fazer com que o público se interesse pela compra.
De fato, uma ação de merchandising bem aplicada pode ser a responsável por influenciar ou mesmo motivar a decisão de compra de uma pessoa que tenha ido ao supermercado, por exemplo, mas que não estava pensando em adquirir um determinado produto.
Além disso, para quem já estava em busca de um item, o merchandising aplicado em um PDV pode ser o modo mais efetivo de fazer com que um cliente faça a escolha por aquele produto e não por outro.
Qual é a importância de um merchandising?
O merchandising pode ser usado por empresas de diferentes segmentos, principalmente, porque ele é uma ferramenta de grande importância para uma estratégia de marketing eficiente.
Uma das primeiras razões que mostra a importância do merchandising é justamente a de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
No caso, é fundamental que a empresa invista em ações que sejam capazes de oferecer uma boa comunicação, de forma que sejam positivas para criar um bom posicionamento no mercado.
Para comprar uma cerca elétrica, por exemplo, o cliente pode se deparar com um modelo em uma prateleira na loja, mas não saber se aquele produto atende às suas necessidades.
Nesse caso, um merchandising de sucesso é capaz de oferecer as informações que podem ser esclarecedoras para o comprador, o que gera confiança e assertividade na compra do produto.
Além disso, essa técnica bem aplicada pode ser um dos impulsionadores de venda. Afinal, ele realiza a comunicação visual ideal, garantindo uma boa exposição.
Sendo assim, utilizá-lo com contexto é essencial, e pode fazer diferença nos resultados.
As vantagens do merchandising
Qualquer marca que deseja otimizar o seu desempenho com as vendas, seja de produtos para um banho e tosa delivery ou mesmo para toalhas de banho, deve apostar no merchandising como um meio de garantir melhores resultados.
De fato, há várias vantagens para isso, que precisam ser levadas em conta, para que o cenário de vendas de produtos de uma marca seja melhorado de forma expressiva. Conheça alguns dos principais benefícios a seguir.
1. Dar destaque ao produto
Diante de tantas opções de compra, o cliente pode ficar confuso e em dúvida sobre qual produto adquirir. Diante disso, o merchandising pode ser uma maneira simples e eficaz de atrair a atenção dos compradores.
Isso porque ele garante um destaque ao produto, de modo que se diferencia dos demais em uma gôndola ou prateleira. Por isso, é de grande importância utilizar o recurso para melhorar a visibilidade do item.
2. Fortalecer a marca e criar um relacionamento
É cada vez mais comum perceber que a concorrência, em qualquer setor do mercado, cresce de forma incontrolável.
Nesse cenário, fortalecer uma marca é indispensável para garantir uma boa visibilidade no segmento de atuação.
Nesse sentido, o merchandising pode ser eficaz para tornar uma marca mais forte e estabelecer um relacionamento com o público.
Afinal, ao ver um portão de ferro galvanizado em destaque em uma loja, o cliente passa a se familiarizar com a marca.
Em futuros processos de compra, é possível que ele identifique a empresa com maior facilidade, o que gera um aumento de vendas.
Portanto, outro benefício do merchandising é fortalecer a presença de uma marca e promover um contato maior com o público.
3. Diminuir momentos de crise
Muitas companhias enfrentam períodos de crise no mercado. Nesses momentos, é fundamental que algumas estratégias sejam colocadas em prática, pois são o caminho mais efetivo para aumentar as vendas.
O uso do merchandising é uma delas, pois faz com que os clientes notem mais a marca e passem a adquirir mais produtos dela. Com isso, os resultados mudam, e é possível superar um problema de vendas com maior facilidade.
De fato, alguns investimentos precisam ser realizados mesmo em períodos de contenção de gastos. Por isso, nada mais importante do que utilizar o merchandising a favor do seu negócio.
4. Agregar maior valor ao produto
É inegável que uma oficina mecânica que promove mais vezes o seu serviço de conserto de módulo de injeção eletrônica consegue atrair mais clientes.
Com isso, a sua agenda enche, o que faz com que o valor do serviço possa aumentar de maneira coerente.
Essa também é uma das vantagens do merchandising. Quanto maior a exposição, maior será o número de pessoas interessadas, o que agrega maior valor ao produto e faz com que ele se torne um desejo de consumo mais frequente nos clientes.
Diante de motivos como esses, é possível perceber os benefícios que o merchandising pode oferecer para uma marca, o que faz com que ele seja um dos melhores investimentos de marketing para qualquer negócio.
Considerações finais
Sendo assim, todas as empresas, em algum momento, precisam se preocupar em aplicar ações de marketing que possam alavancar o seu negócio.
Isso serve tanto para um serviço de fonoaudiologia domiciliar quanto para uma fabricante de pneus.
O merchandising é uma dessas possibilidades, que merece destaque pelos resultados que pode trazer. Portanto, não deixe de considerá-lo para trazer melhores desempenhos de venda para os seus produtos ou serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.