E se o Google e o Facebook morrerem?

\"249-artwork-focus\"

Você já parou para pensar no seguinte: o Google e o Facebook simplesmente desaparecem \”das internets\”, o que você faria? Pois é, eu entendo que a pergunta seja um pouco complicada. Muita gente, nos dias de hoje, se o Facebook ou o Google acabassem, sumissem, ele simplesmente iria ficar pobre, e sabe porque? Porque ele não tem uma forma real e funcional de prender os leitores interessados em seus blogs. Muitas pessoas usam o Google Adsense para monetizar seus blogs (isso não é nada errado), mas geralmente essas pessoas não tem costume de fidelizar seus leitores, importando somente que os caras cliquem em seus banners e nunca mais voltem.
Esse pessoal gera tráfego usando o Google Adsense e/ou o Facebook. Muitos ganham MUITA grana com esse tipo de tráfego pois recebem muitos cliques. Agora imagina só se acontecer o que falei no título deste artigo? Essas pessoas vão de grandes publishers para um \”zé ninguém\” rapidinho.

O QUE EU FAÇO PARA NÃO TER ESSE PROBLEMA?

Eu também uso o Google Adsense nos meus projetos, embora prefira muito mais trabalhar com infoprodutos pois rendem infinitamente mais em determinados nichos de mercado. Mas independente de como se monetiza um projeto, ter tráfego constante é extremamente importante, e é por isso que eu dependo o menos que eu puder de fontes de tráfego que eu não controlo, vide Facebook e Google.

O segredo aqui está na captação de emails. Eu tenho atualmente (estou escrevendo este artigo no dia 28/06/2013) uma lista com 2500 assinantes no Blog na Carteira (meu principal projeto), e cada envio que eu faço tem cerca de 30% de abertura, e dos que abrem cerca de 30% clicam para acessar o artigo que eu divulgo. Ou seja, cada envio que eu faço eu gero, em média, 200-250 acessos no projeto.

Isso é fantástico, pois esse é um re-tráfego, é um tráfego que eu jamais teria se não estivesse criando minha lista de emails. Outro ponto importante para frizar é que é um tráfego \”a mais\”, já que o tráfego que eu tenho do Adsense ou Facebook continua acessando o projeto normalmente.

Para resumir: não dependa de fontes de tráfego que você não controla! Se amanhã ou depois o Google e o Facebook acabar, eu ainda vou ser capaz de gerar tráfego para o meu projeto e fazer muitas vendas, pois nem 5% da galera que está na minha lista já consumiu algo que eu recomendo. Isso é fantástico, e não tem como dizer o contrário.