Dicas para garantir a segurança do seu blog

\"18096.31499-Seguranca-online\"

Você já se questionou em algum momento se o seu blog está seguro contra as inúmeras ameaças existentes? Certamente você investe horas do seu tempo diário na construção de conteúdo atraente e de qualidade e precisa protegê-lo, assim como, você protege suas propriedades e a privacidade na internet.

Hoje, vamos tratar dos quatro assuntos que mais preocupam os criadores de conteúdo quando a questão é a segurança do blog. Siga as dicas abaixo e mantenha-se a salvo:

1 – Faça backups regularmente

Aqui no Códigos Blog já destacamos técnicas para fazer cópias de segurança do seu blog no WordPress e Blogger. Esta é a dica mais simples e a que é a mais ignorada por todos. Um backup do seu blog é como fazer um seguro do carro, você o faz torcendo para que não precise, mas é de suma importância ter um.
Qual foi a última vez que você fez uma cópia do seu blog? Não deixe tudo a mercê da sorte o do seu provedor de hospedagem. Esse procedimento é fundamental para fazer uma restauração do seu conteúdo em caso de invasão ou falha grave do servidor. Por isso, programe-se para criar uma rotina de backup com o seu conteúdo.

Leia também: Como Investir em Ações

 

2 –Proteja seu blog de invasões

Proteger seu blog de invasões é uma questão que envolve uma série de pequenos procedimentos, mas que combinados, são eficazes. O primeiro (e mais simples deles) é proteger seu painel utilizando um perfil de ADM diferente do autor. Proteja o administrador com cuidado extremo e utilize o autor para pequenas operações no seu blog.

Outra dica fundamental é pesquisar mais sobre os plug-ins que você instala no seu WordPress. Um plugin mal intencionado pode redirecionar seu visitante para outros sites, espalhar códigos maliciosos e identificar seu blog como uma ameaça no filtro de navegadores como o Google Chrome.

Outro risco é a de uma invasão gerada por meio de um vírus direcionado ao seu computador. Neste caso, vale o mesmo conselho empregado ao usuário comum. Atualize seu antivírus com frequência, tenha um navegador protegido de phishing e outras pragas virtuais, além de prestar atenção nos seus hábitos de navegação e no que você compartilha e indica ao seu visitante. Conheça também, o Site Blindado, um serviço que presta a blindagem de sites e tem um serviço gratuito para verificar malwares no seu blog.

3 – Declare guerra aos plagiadores

No passado, já escrevemos um artigo sobre o assunto. Neste link, você confere três ferramentas muito eficazes para evitar o plágio e qual é o procedimento que você deve seguir para solicitar a exclusão do conteúdo plagiado.

 

Vale 1 clique: Mãe de Menino