Criar um site de sucesso? Veja 7 dicas práticas

Um website é uma plataforma online através da qual se dá a conhecer uma montra numa praça movimentada que acolhe cada vez mais utilizadores. Uma oportunidade de crescer o seu negócio online também. Mas o que fazer para ter um site de sucesso?

Freelancer, dono de um pequeno negócio ou comercial, apaixonado por arte e fotografia… não importa, hoje a web se tornou uma ferramenta útil e indispensável em muitos setores, uma necessidade empresarial mas também pessoal.

7 dicas para criar um site eficaz

Como já mencionado em alguns posts antigos, um bom site muitas vezes é resultado do equilíbrio certo entre vários fatores: ideia, gráficos, conteúdo, navegabilidade, bom posicionamento no Google e muito mais, você pode tirar o exemplo de sites bem elaborados como o site da Bet20.

Mas antes de tudo é importante que cada site tenha sua própria direção clara e precisa. Deve ser um site de vendas online ou um site de vitrine, deve apenas apresentar o meu negócio ou deve ser um veículo de publicidade completo, conseguindo coletar leads?

Qual alvo ele deve abordar? Público em geral, especialistas do setor…

Antes de começar, portanto, é importante ter uma ideia clara … então podemos começar a trabalhar e seguir alguns conselhos práticos:

# 1 Use a tecnologia certa

Não há mais sites difíceis de gerenciar, mas uma plataforma CMS como o 1 Minute Site que permite criar um site mesmo que você não tenha habilidades técnicas e permite atualizá-lo como e quando quiser.

# 2 Escolha um domínio que corresponda ao seu negócio

Use o nome da sua empresa ou da sua marca ou, se você é freelancer ou deseja criar um site pessoal, pode usar um nome que indique sua profissão (como \”serralheiro\”) combinado com o nome da sua cidade.

De qualquer forma, o nome de domínio do seu site deve ser fácil de lembrar, único e curto.

# 3 Escolha gráficos limpos

Simplicidade, minimalismo, linearidade são os conceitos-chave que também dominam as tendências do web design. Nos sites há uma tendência a privilegiar os conteúdos: estes devem ser facilmente acessíveis, pesquisáveis, os fluxos de navegação devem ser bem desenhados e o utilizador deve conseguir encontrar a informação que procura em poucos cliques. No 1 Minute Site você pode escolher entre vários modelos gráficos cativantes, também projetados para setores específicos.

# 4 Escreva conteúdo útil para seus usuários

Os conteúdos são a verdadeira riqueza de um site. Estes devem ser de qualidade, originais e podem ser atualizados rapidamente.

Evite copiar e colar no folheto corporativo. Não há nada pior do que conteúdo chato, desinteressante e sem alma. Sempre pergunte a si mesmo o que seus usuários querem. Responder às suas perguntas com respostas relevantes e claras é o seu objetivo. Se suas respostas forem apreciadas, as pessoas ficarão felizes em compartilhar seu conteúdo em seus canais sociais.

Tenha em mente que as respostas para uma determinada pergunta podem mudar ao longo do tempo. Portanto, você precisará poder fazer alterações, inserir links para sites de parceiros ou simplesmente atualizar a foto da empresa, talvez repintando as paredes e criando um ambiente mais fresco.

# 5 Pense em conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa

Quais são as palavras-chave para as quais você gostaria de ser visível no Google? Dentro de suas páginas da web é essencial que elas existam. Mas não otimize demais o texto. Use sinônimos e palavras relacionadas para tornar seu conteúdo relevante para o tópico sobre o qual você escreve. Com o 1 Minute Site você pode criar um site amigável para os motores de busca, mas acima de tudo simples de otimizar graças às \”configurações avançadas\” que você encontra em cada página. Ainda não viu este painel?

# 6 Escolha um modelo responsivo

Mais e mais usuários estão optando por se conectar à Internet, mesmo a partir de dispositivos móveis. É por esse motivo que recomendamos que você crie um site que possa ser facilmente navegado mesmo em tablets e smartphones. No 1 Minute Site você pode escolher entre inúmeros templates gráficos responsivos, ou seja, que se adaptam ao dispositivo a partir do qual são utilizados.

# 7 Conteúdo único, de qualquer ponto de vista

As redes sociais têm um peso crescente no posicionamento nos motores de busca. Torne seu conteúdo atraente e útil para os usuários para que eles possam compartilhá-lo facilmente. Às vezes, para criar conteúdo exclusivo, você não precisa ser o único a fornecer determinadas informações. Em vez disso, torne seu conteúdo único, encontrando uma nova interpretação, um novo ponto de vista, uma nova forma de apresentar um conceito. Se o seu conteúdo tiver essas características, fica mais fácil compartilhá-lo.

Para facilitar essa operação para o seu público, decidimos dar a você a possibilidade de inserir botões de compartilhamento social em cada página do nosso CMS.

O que você está esperando para escrever um ótimo conteúdo? Com a nossa ajuda, você também pode ter um site de sucesso.