Criador de conteúdo: saiba mais sobre as ferramentas do Instagram

Ser criador de conteúdo no momento é uma profissão considerada muito em alta, e isso se deve à necessidade das marcas se comunicarem com o público, entregarem materiais de valor para as pessoas e melhorarem seu posicionamento nos diversos canais digitais.

Existem muitas oportunidades em diferentes áreas, e todas elas contam com uma boa remuneração. Com a chegada das redes sociais, criar conteúdo se tornou ainda mais importante.

Os consumidores estão ávidos por informações, e querem saber tudo sobre os produtos e serviços antes de fazer qualquer compra.

Assim, eles descobrem um pouco mais sobre as soluções e até mesmo sobre suas necessidades de consumo, por meio de canais digitais como o Google, sites institucionais, blogs e redes sociais.

Destas últimas, entre as mais utilizadas está o Instagram, que tem foco total no compartilhamento de imagens e vídeos, ao contrário do Facebook, que costuma variar mais o formato de mídia com textos.

Para criar conteúdos no Instagram, é necessário conhecer alguns pontos relevantes deste trabalho.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de criador de conteúdo, a importância dessa estratégia para o marketing digital, mostrar as principais ferramentas do Instagram e falar um pouco sobre as vantagens do criador de conteúdo.

Afinal, o que é criador de conteúdo?

O criador de conteúdo nada mais é do que um profissional que se responsabiliza pela produção de informações ricas, relevantes e atraentes para o público-alvo de uma marca.

O mercado de atuação desse profissional é muito amplo, uma vez que ele desempenha um papel fundamental para as estratégias de marketing, e isso se dá por meio da produção de materiais em vários formatos, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Logo, desde uma fábrica de capa para sapato até um escritório de coworking podem criar conteúdos audiovisuais para serem transmitidos no Instagram. Mas antes de entrar nesse assunto, é interessante compreender a importância da criação de conteúdos.

Por que criar conteúdos é importante?

Marketing de conteúdo é o nome da estratégia que abrange a criação de materiais ricos, completos e relevantes para o público-alvo de diferentes empresas.

Sua principal função é atrair os consumidores por meio de textos, vídeos, entre outros, que falem sobre assuntos de seu interesse.

A característica mais importante do marketing de conteúdo é que ele procura garantir a qualidade de tudo o que é produzido, falar sobre assuntos que agreguem conhecimento para as pessoas e que estejam relacionados à área de atuação do negócio.

Usar essa estratégia é essencial por diversas razões, dentre elas para fazer com que a marca apareça entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Como falamos anteriormente, as companhias, como no caso de uma empresa de lavagem de poltrona a seco, usam essa estratégia para chamar a atenção das pessoas e fazer com que mais consumidores se conscientizem sobre a marca.

Consequentemente, fica mais fácil ser encontrado na internet, principalmente quando os materiais contam com técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Ela otimiza os materiais publicados e faz com que as páginas sejam encontradas no momento em que as pessoas estão procurando por uma solução abordada na publicação.

Outra vantagem é o aumento do número de leads, além de atravessá-los por todas as etapas do funil de vendas. A melhor forma de atrair potenciais clientes é oferecer a eles recompensas digitais, como um e-book sobre determinado assunto.

Ele pode ser disponibilizado em troca de alguns dados do visitante, possibilitando que a marca inicie um relacionamento com ele.

Principalmente quando os materiais são veiculados nas redes sociais, fica mais fácil criar uma interação com a audiência. Isso melhora a imagem da marca e faz com que as pessoas se identifiquem com ela.

Os conteúdos podem ter a intenção de informar ou entreter o usuário. Portanto, tenha em mente que o foco é falar sobre assuntos do interesse das pessoas e não sobre os produtos e serviços que o seu negócio vende.

Isso mostra que uma empresa de limpeza de poltronas não tem a intenção de vender seus serviços a qualquer custo, mas sim, de ajudar o consumidor a resolver algum problema, mesmo que ele não compre nada.

Se a companhia consegue fazer isso por meio de um criador de conteúdo, então ela mostra autoridade naquilo que faz, e essa construção de autoridade é essencial para fazer com que as pessoas confiem no negócio.

Principais funcionalidades do Instagram

O Instagram é uma das plataformas mais importantes para os criadores de conteúdo. Não é à toa que ele já deu origem a tantos influenciadores digitais por aí. Dentre as mais importantes ferramentas estão:

1 – Reels

Esse recurso permite a gravação de vídeos curtos sobre qualquer assunto de até 30 segundos, desde uma dica rápida de maquiagem até informações sobre persiana madeira com fita.

Os materiais podem contar com múltiplos cortes, efeitos, acelerar e desacelerar, conter áudios e realidade aumentada.

Os vídeos costumam ser animados e com música ao fundo, além das famosas dublagens, que viralizam bastante no aplicativo.

Os criadores de conteúdo podem aproveitar esse recurso para atrair mais seguidores e crescer o perfil do negócio.

2 – IGTV

Essa ferramenta foi criada para concorrer diretamente com o YouTube, depois os usuários podem publicar vídeos mais longos e conteúdos mais densos.

É ideal para quando a empresa quer se aprofundar em determinado assunto, e os materiais publicados ficam armazenados em uma aba específica, podendo ser agrupados em séries e até mesmo divididos por temas e editoriais.

Outra opção é salvar as lives nessa aba, fazendo com que permaneçam disponíveis para os seguidores que não conseguiram acompanhar a transmissão ao vivo.

3 – Lives

Por falar nelas, as lives se popularizaram entre os criadores de conteúdo de vários segmentos, desde um fabricante de ribbon para impressora argox até influenciadores digitais, que focam em variados assuntos.

Os formatos podem variar, como shows, bate-papos, entrevistas, aulas, tutoriais, entre outras possibilidades. Para os criadores de conteúdo, é uma excelente oportunidade de fazer com que a marca interaja com seu público.

Durante as transmissões, as pessoas podem enviar suas dúvidas, fazer comentários, dar sugestões, entre outras possibilidades de interação.

4 – Stories

Os stories são excelentes para causar uma impressão de urgência nos seguidores, e os criadores de conteúdo podem aproveitar para falar sobre promoções, eventos, dentre outros acontecimentos importantes para a marca.

As publicações podem ser feitas em série e despertar a atenção das pessoas para as soluções oferecidas pela empresa.

Por que contratar um criador de conteúdo?

Esse profissional gera impactos positivos para os negócios, independentemente de seu setor ou porte.

Dentro de uma empresa de estamparia para camisetas, por exemplo, o departamento de marketing pode trabalhar de maneira mais alinhada com o setor de vendas e de atendimento.

Consequentemente, as falhas de planejamento são reduzidas consideravelmente. Ele sempre estará disponível, principalmente se fizer parte do quadro de funcionários, cumprindo uma jornada de trabalho comum.

Caso surja a necessidade de criar um conteúdo de última hora, fica muito mais fácil resolver a questão. Todos os materiais criados transmitem credibilidade e profissionalismo para os usuários.

Muitas vezes, os gestores e empreendedores não têm tempo para se dedicar à criação de conteúdos para as redes sociais e outros canais usados pelo negócio, o que acaba prejudicando a qualidade deles.

Erros de ortografia, materiais que não se aprofundam no tema ou que não estejam relacionados com os interesses da audiência têm potencial para prejudicar a imagem da companhia.

Por outro lado, ao contar com um criador de conteúdo, uma empresa de cursos NR pública materiais realmente valiosos nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde a qualidade da imagem é fundamental.

Lembre-se de que os consumidores estão cada vez mais exigentes e prezam pela qualidade da empresa, desde seu primeiro contato com ela.

Se ao visualizarem suas publicações eles perceberem que foram feitas às pressas, as chances de se interessar por seus produtos e serviços são muito pequenas.

Por fim, outro grande impacto positivo é que a equipe terá muito mais facilidade para se adaptar ao crescimento do negócio.

O profissional criador vai conviver no dia a dia de um fabricante de troféu acrílico, e saberá tudo o que está levando ao crescimento da corporação, com isso, fica mais fácil elaborar conteúdos compatíveis com sua nova realidade.

Conclusão

Na era da comunicação, quem cria materiais valiosos é rei. A boa notícia é que existem profissionais especializados neste trabalho, que levam a comunicação entre o negócio e os consumidores a um novo patamar.

Seja no Instagram ou em qualquer outro canal, as pessoas vão se sentir mais seguras ao consumir esses conteúdos, pois vão perceber que a empresa realmente se preocupa com os seus problemas e necessidades.

Contar com a ajuda de um criador de conteúdo é posicionar a sua marca como autoridade naquilo que faz, dentro das principais plataformas da web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.