Confira alguns sinais de que está na hora de trocar de emprego

Tomar a decisão de mudar de emprego não é fácil, ainda mais com o Brasil enfrentando altos índices de desemprego, desequilíbrios políticos e econômicos, o que gera muita sensação de insegurança para você. O Brasil terminou o ano de 2021 com 12 milhões de brasileiros desempregados. Isso já é motivo o suficiente para ser assustador tomar a decisão de mudar de emprego, em um cenário de incertezas.

No entanto, se você não está em um trabalho em que dá o máximo de seu potencial, além de se sentir estressado sempre, entediado, desvalorizado e estagnado profissionalmente, são alguns motivos para você considerar mudar de emprego.

Não é nada saudável se sentir assim com relação à sua profissão, já que você passa muitas horas de seu dia nessa ocupação. Você precisa realmente avaliar se é necessário mudar de emprego imediatamente ou se você pode esperar mais um pouco.

1. O ambiente de trabalho é tóxico

Seu trabalho não é limitado a sentar em uma mesa de escritório, realizar certas tarefas e ir embora para receber um salário no final do mês. Ainda há outros fatores envolvidos, como a convivência com os colegas de trabalho.

E é impossível se sentir bem profissionalmente se o seu ambiente de trabalho for tóxico. Isso pode incluir má qualidade de relações com os colegas ou os superiores, fofocas, muitas conversas superficiais e muito mais. Se você não se sente bem com as pessoas com as quais você trabalha, é um sinal muito claro que está na hora de trocar de emprego.

2. Falta de alinhamento de sentido

É muito ruim ocupar um cargo em que suas tarefas profissionais não tenham nada a ver com seus valores. Dessa forma, se o trabalho que você está exercendo não faz o menor sentido, você se sente entediado, frustrado e decepcionado com seu cargo e suas tarefas, é hora de buscar um novo emprego. O mesmo vale caso você não se sinta à vontade com as regras da empresa.

3. Acúmulo de funções

Se você foi contratado para exercer determinada função e agora está com outras tarefas profissionais ou até acumulando atividades, isso pode gerar frustração da sua parte. Você pode sentir que quer mudar de tarefas profissionais ou até estar cansado ou estressado por tanta demanda. Nesse caso, primeiro você pode ter uma conversa com seus superiores sobre a oportunidade de mudar de cargo ou até diminuir suas tarefas. Se nada adiantar, repense na possibilidade de mudar de emprego.

4. Falta de motivação

É fundamental sentir que você pode crescer profissionalmente na empresa. No entanto, se você está no mesmo cargo e não há perspectiva de uma promoção, isso pode deixar você desmotivado. Dessa forma, você precisa de uma mudança.

O mesmo pode ocorrer quando você faz as mesmas tarefas há muitos anos e não há nenhuma mudança nisso. Você também pode sentir que é desvalorizado na empresa, que faz um trabalho bem qualificado, mas ninguém valoriza isso. A desmotivação pode ser o primeiro passo para você pensar em mudar de emprego.

5. Falta de reconhecimento na empresa

Em uma empresa, você precisa sentir que está fazendo a diferença por cumprir bem suas atividades profissionais. No entanto, você pode se sentir desvalorizado se não há feedbacks positivos, uma promoção ou aumento no salário. 

Uma boa dica é pesquisar o salário atual de seu cargo em algumas vagas de emprego na internet. Caso seu salário seja muito baixo, vale a pena negociar um valor mais alto com seu superior. Isso é uma demonstração de reconhecimento por parte da empresa.

Se a tática não der certo, é hora de procurar um emprego novo.

6. Seu corpo está sentindo

Você pode começar a ter dores de cabeça, de estômago, dores nas costas, ansiedade, preocupações em excesso, tristeza, desânimo e muito mais ao ficar em um emprego que não agrada você. Se os problemas de saúde começaram a surgir e a causa é seu emprego, é um aviso de que você precisa mudar de emprego.

Isso porque todos esses sintomas só deixarão você menos produtivo e podem afetar outras áreas de sua vida, como a pessoal e a acadêmica. Isso pode afetar desde pessoas que trabalham em um escritório até uma top travesti.