Comunicação visual: Como essa estratégia pode te ajudar a obter mais clientes

A comunicação visual é uma estratégia importante para qualquer tipo de empresa, principalmente quando pensamos que ela é capaz de gerar uma interação completa entre as pessoas.

Inclusive, atualmente, existem diferentes formas de se comunicar, então, no que diz respeito às organizações, uma das mais importantes é a comunicação visual.

Diariamente, vemos propagandas em ônibus, estações de metrô, outdoors e em muitos outros lugares, sendo que todas elas contam com a tão famosa comunicação visual.

São imagens que conseguem passar uma mensagem, levando-a até um público-alvo certo. Estamos falando de algo que vai além do marketing e da propaganda, mas, sim, de uma maneira de expressar de forma rápida qualquer tipo de informação.

É algo prático, mas também importante, que já se estabeleceu entre as empresas e que elas não abrem mão. Isso porque é dessa forma, também, que se atrai o público e que são geradas novas oportunidades de negócio.

Só que é necessário saber desenvolver a comunicação visual e trabalhar com ela nas mais diversas ações da companhia. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é comunicação visual, sua importância e dar algumas dicas para desenvolvê-la. Confira!

Entenda o que é comunicação visual

A comunicação visual é uma estratégia que se utiliza, como o próprio nome sugere, de elementos visuais para representar uma marca. 

Entre os principais, podemos citar:

  • Ícones;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Gráficos;
  • Desenhos;
  • Animações.

Esses e outros elementos transmitem e recebem uma informação por meio da visão, fazendo uso de linguagem visual, ou, como também chamamos, signos visuais.

A mensagem é transmitida pelo modo como esses signos são dispostos em uma fachada para loja ou em outras estratégias da marca, por exemplo, folders, banners, flyers, entre outros.

Quando o público entra em contato com esses elementos, analisa suas perspectivas, envolvendo questões pessoais, técnicas, históricas, étnicas, dentre outras.

Pensando por esse lado, quando uma empresa vai desenvolver sua comunicação visual, buscando atingir um bom número de pessoas, precisa considerar as tendências, demandas e bases que possui em comum.

Agora que você já entende o conceito dessa estratégia, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre sua importância. Acompanhe o artigo!

A importância da comunicação visual

A comunicação visual é importante por diversas razões, sendo que uma delas é o fato de que consegue reforçar o branding e aumentar a autoridade da marca.

Aliás, ela deve ser usada para trabalhar melhor o briefing da companhia, porque está diretamente relacionada à impressão que os consumidores têm dela, sem falar que é um agente importante na construção de opinião.

Então, quanto melhor uma organização trabalhar a sua comunicação visual em diversos aspectos, como nos rótulos adesivos dos produtos, ou até na divulgação deles, melhor será sua autoridade de marca.

Isso cria uma imagem de unicidade e uniformidade nas propagandas, harmonizando diferentes elementos que a constituem, como fachada de loja, propaganda, embalagens, dentre outros.

A comunicação visual também é importante para atrair mais clientes, devido às facilidades de sua aplicação, por exemplo, em peças publicitárias. Para atrair clientes, uma empresa tem diversas opções, como:

  • Customização de fachada;
  • Distribuição de flyers;
  • Personalização de embalagens;
  • Outdoors;
  • Visual do site;
  • Redes sociais.

No que diz respeito ao último tópico, aplicar estratégias de comunicação visual, por exemplo, no Facebook, permite que a marca alcance uma padronização, agregando mais personalidade.

Lembre-se, todas as práticas de uma companhia, desde a distribuição de adesivos de parede personalizados até postagens nas redes sociais precisam contar com a comunicação visual.

Assim, o conteúdo será facilmente identificado pelo consumidor, a identidade da marca é melhorada, a empresa consegue se destacar nessas plataformas, as estratégias se tornam mais profissionais e com isso a companhia é mais valorizada.

Tudo isso com um bom custo-benefício, visto que todo o investimento valerá a pena em médio e longo prazo.

Isso acontece porque uma comunicação visual bem estabelecida, associada a boas ações de marketing é o que difere uma marca conhecida de outra desconhecida.

Saber se comunicar visualmente também é o melhor caminho para impactar o público-alvo. Isso porque além de levar a mensagem até as pessoas certas, é uma forma de educá-las acerca do produto ou serviço que a empresa oferece.

Pense, por exemplo, que antes de o toldo para loja ser amplamente usado como é hoje, as pessoas precisavam aprender e entender um pouco mais sobre ele, sua funcionalidade, importância, vantagens, dentre outros aspectos.

Só que ninguém vai se sentar e ler um texto enorme que explique como o seu negócio funciona. A comunicação visual assume esse papel e transmite essa mensagem de maneira rápida e efetiva.

Isso porque, quando bem trabalhada, direciona melhor os esforços da companhia, chamando a atenção do público e despertando a curiosidade das pessoas acerca dos produtos e serviços que você vende.

Agora que você já entende a importância dessa estratégia, precisa saber como trabalhar com ela do jeito certo, então, é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Continue lendo e confira.

Dicas para trabalhar a comunicação visual do seu negócio

Para trabalhar bem essa estratégia, é necessário investir em suas melhores práticas. Para facilitar esse processo, elencamos os pontos principais. Sendo que entre eles temos:

Definir um objetivo

O primeiro passo é fazer um planejamento que envolva os objetivos do negócio. Não importa se você vende uniforme profissional ou brinquedos, é necessário definir o que se pretende antes de tomar qualquer decisão.

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e pense em maneiras de oferecer suas soluções de um jeito diferente. Então, pense nas razões que levariam alguém a procurar a sua marca ao invés do concorrente.

Simplificar

Um erro comum de quem está criando sua identidade visual é cometer excessos e tornar a imagem da companhia muito extravagante.

Usar muitas cores ou imagens para chamar a atenção do público acaba por comprometer conceitos básicos, causando uma impressão desagradável.

Vamos pensar em grandes marcas famosas. Note que a identidade visual delas é simples, transmitindo bem seu conceito. Pensando assim, uma fabricante de brindes personalizados, por exemplo, consegue definir melhor sua tipografia, formas, elementos e cores.

Apostar nas cores certas

Por falar em cores, algumas possuem características específicas e indicam determinados segmentos de negócio.

Sendo assim, é preciso pesquisar a estudar quais são as cores ideais para o seu mercado, usando os tons de maneira racional e representativa.

Ser coerente

Provavelmente você já criou o logo da sua marca ou já tem alguma ideia de como ele será. Ele deve ser usado desde a fachada, passando pelo site e pelos perfis da empresa nas redes sociais, até os uniformes que seus funcionários usam.

É dessa forma que você consegue fortalecer a comunicação visual do seu negócio, sendo coerente em todas as suas estratégias e trazendo à tona todas as estratégias dele.

Conhecer seu público-alvo

Somente conhecendo bem o público-alvo sabemos para quem vamos vender e como melhorar a qualidade das soluções.

Além disso, as empresas, como uma de tendas para eventos, conseguem desenvolver produtos e serviços, de acordo com as demandas de seus clientes.

Quanto mais você conhece o público, mais fácil fica de gerar engajamento e aumentar o número de conversões. A companhia sabe do que os consumidores gostam e o que precisam suprir.

Conhecer diferentes formatos

Tudo o que é feito em comunicação visual deve ser de fácil entendimento, ou seja, sem excessos de texto ou imagem. Aliás, cada estratégia, como banners, placas, dentre outras, tem um propósito e não deve ser usada aleatoriamente.

Trata-se de um conhecimento necessário que nem sempre está ao alcance dos empreendedores. Sendo assim, é importante contar com um profissional da área para te ajudar nesse sentido.

Pensar no layout

Um bom layout pode fazer muita coisa pelo negócio e tornar sua comunicação visual mais eficiente. Por meio dele, uma empresa de sistema de segurança eletrônica consegue criar peças de boa aparência, alinhadas ao seu estilo de publicidade.

Lembre-se de que o layout é o primeiro contato entre empresa e cliente, então, ele precisa ser atrativo e despertar o interesse genuíno das pessoas pelo seu negócio.

Conclusão

Você já conheceu alguma marca apenas lendo sobre como ela funciona e o que oferece, em um longo texto? Com certeza, não!

Os consumidores descobrem uma nova empresa de várias maneiras, mas, geralmente, tendo contato com sua identidade visual em algum momento e por algum canal.

Mais do que divulgar uma marca, essa estratégia consegue estabelecê-la no mercado e consolidar seus produtos e serviços. A partir disso, ela pode encontrar novas oportunidades de negócio.

A comunicação visual ajuda as companhias a falarem com seu público, o que traz benefícios para as organizações, mas também para os próprios consumidores.

Isso porque eles têm a oportunidade de conhecer novas opções em soluções para as suas necessidades, melhorando o seu dia a dia em muitos sentidos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.