Processo usado para atrair consumidores pode impulsionar suas vendas
Você consegue dissociar uma empresa de seu site? Quando pensamos em comércio, isso está cada vez mais difícil. Hoje, a reputação de uma marca muitas vezes depende da qualidade de seu site e loja virtual. A razão é simples: usuários da rede não confiam em sites que parecem desatualizados e amadores. Empresas que não se importam em manter um e-commerce moderno e utilizável com o desenvolvimento VTEX correto de sua loja virtual acabam por gerar desconfiança dos consumidores. Isso significa que manter um e-commerce moderno e focado na experiência do usuário é fundamental. Porém, um site perfeito não terá validade se os usuários não conseguirem encontrá-lo. É justamente por isso que as técnicas de marketing de busca são cada vez mais importantes para poder aumentar suas vendas.
O que é marketing de busca?
Marketing de busca (Search Marketing) é um termo que se refere a atividades de pesquisa pagas e não pagas dentro das páginas de pesquisa, especialmente o Google. É usado, principalmente, para SEO e Marketing de Mecanismos de Pesquisa (search engine marketing ou SEM). Ambas são técnicas online para aumentar a visibilidade de uma marca ou produto para o público, usando mecanismos de pesquisa para encontrar informações. Por isso, quanto melhor for o desenvolvimento VTEX de sua loja online, mais fácil fica de adotar essas técnicas.
Como é feito o marketing de busca?
As táticas de marketing de busca paga incluem listagens PPC (pay-per-click), anúncios contextuais e inclusões pagas. A publicidade paga por clique opera de forma semelhante ao SEO porque é baseada em palavras-chave. Embora a otimização do mecanismo de pesquisa funcione organicamente (ou seja, que não precisa pagar por isso), os resultados do PPC aparecem em caixas de anúncios no Google. As empresas pagam para serem representadas por palavras-chave específicas e pagam um valor definido cada vez que um usuário clica em um desses links chamados de ‘patrocinados’. Caso seu e-commerce tenha um desenvolvimento VTEX correto, é possível realizar essa ação de forma mais efetiva, inclusive de forma orgânica não-paga.
Isso porque a otimização de mecanismos de busca, mais conhecida como SEO, é uma das partes mais críticas do marketing de busca. Abrange ajustes de palavras-chave, otimização de conteúdo e o chamado link baiting, que são links para atrair usuários à sua página. O SEO é baseado em algoritmos especiais que analisam as instâncias de palavras-chave específicas em um site. Uma campanha de SEO eficaz pode posicionar um site de comércio eletrônico no topo do ranking do Google. Essas palavras-chave precisam estar presentes também dentro de todas as suas páginas de conteúdo, o que exige um um desenvolvimento VTEX bem feito.
Como usar SEO?
Para mostrar às pessoas que você é um especialista do setor, sua loja online precisa abrigar muito conteúdo. Além dos produtos, você pode usar conteúdos exclusivos para atrair visitantes ao seu site e mostrar a eles que você é uma empresa confiável. O SEO ajuda as pessoas a encontrar o conteúdo do seu site e isso pode ser feito usando desenvolvimento VTEX e ajustando o back-end da sua loja.
O SEO, assim, é vital para conduzir as decisões de compra. Antes de pressionar “comprar”, a maioria das pessoas realiza pesquisas. Elas querem ter certeza de que estão escolhendo uma empresa que possa atender às suas necessidades com o preço certo. De acordo com o Google, 39% das pessoas fazem uma compra com base em pesquisa. Em outras palavras, você pode influenciar a decisão de um comprador ao fornecer as informações que os consumidores procuram quando realizam essas pesquisas.
Disponibilizar essas informações e sustentar um marketing de buscas efetivo depende do quanto seu desenvolvimento VTEX é eficiente o suficiente para extrair tudo o que a plataforma pode oferecer. Esse trabalho demanda ações de um profissional especializado, que consiga entender as ações necessárias para sua loja. Saiba mais como a Maeztra possibilita isso com desenvolvimento VTEX profissional.