Como usar o Instagram para conseguir mais clientes para o seu negócio

Todo empreendedor de qualquer área, tamanho ou tipo de negócio, atualmente precisa aprender como usar o Instagram para conseguir mais clientes para o seu negócio. É claro que é possível contratar uma boa agência de marketing digital para cuidar desse tipo de assunto, mas é vital saber fazer por conta própria para poder montar as próprias estratégias e conseguir mais sucesso.

O Instagram conta com 66 milhões de usuários brasileiros atualmente – um crescimento de 230% apenas nos últimos anos. Enquanto isso, outras redes sociais estão perdendo público. Portanto, o Instagram vem se posicionando como a principal rede para quem quer fazer negócios, especialmente para certos segmentos que são mais visuais, como restaurantes e outros.

Portanto, é muito importante saber como usar o Instagram para conseguir mais clientes para o seu negócio, fechar mais vendas e se posicionar melhor no mercado. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

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Como usar o Instagram para conseguir mais clientes para o seu negócio em 4 passos

1. Faça um estudo de público

Entender o público do seu negócio é essencial para fazer marketing de forma eficaz, e no marketing digital não é diferente. Ao estudar quem é seu cliente, você pode trabalhar o conteúdo de sua conta do Instagram de acordo com as necessidades de seu público, e assim, atrair mais seguidores.

O ideal é entender qual dor do seu público o seu produto pode resolver. Por exemplo, se você vende papel sulfite, seu produto pode solucionar vários problemas, desde o gerente de compras de uma empresa que precisa reduzir custos até um artista que precisa do papel para suas obras. No entanto, você não irá se comunicar da mesma forma com essas duas personas, correto? Assim, precisa entender qual público atingir para poder montar uma estratégia de conteúdo adequada.

2. Seja consistente

Para sua conta se destacar em meio a tantas outras, é necessário ter consistência tanto na linguagem quanto na rotina de postagem para que seus seguidores saibam o que esperar quando visitarem seu conteúdo. Fazer postagens no mesmo horário e mesmos dias todas as semanas faz com que seu público crie um vínculo emocional com sua empresa e anseiem por conteúdo novo ao longo dos dias.

Isso ajudará o público a entender, mesmo que de forma inconsciente, para entrar no Instagram no mesmo horário para ver o seu conteúdo. Aos poucos, um elo de ligação interessante se formará aí.

3. Tenha conteúdo interessante

Contas que focam apenas em fazer propaganda dos seus produtos tendem a ser esquecidas facilmente pelo público. Para atrair potenciais clientes, você deve oferecer conteúdo de qualidade para eles. Busque criar vídeos, textos e imagens que conectem seus seguidores a seus produtos ou serviços, enquanto oferece entretenimento ou informação em retorno a eles. Dessa forma eles se sentirão compelidos a conhecerem mais sobre sua empresa e divulgarem seus posts.

Uma das dicas mais fáceis para criar conteúdo interessante é pensar na dor da sua persona, ou seja, do seu público ideal. Por exemplo, suponha que sua empresa seja uma loja de games e o seu público quer um jogo legal para se divertir. Vale a pena criar listas de sugestões de títulos e tudo mais.

Além disso, é importante sair só da ideia de compra, compra, compra… e produzir conteúdo que entregue valor sem ser comercial. No exemplo da loja de games, alguns memes e até assuntos complementares (como filmes, animações e outros) podem ser publicados sem problema.

4. Crie uma estratégia narrativa

Histórias sempre atraíram seres humanos, e até hoje as pessoas consomem aquilo que as transportam para uma narrativa. Por isso o storytelling faz tanto sucesso em redes sociais, pela habilidade de entreter o público. Para trabalhar o storytelling com sucesso, é necessário montar uma estrutura de conflito e resolução de conflitos. Você pode utilizar essa técnica nos Stories do Instagram, contando problemas do dia a dia e solução para eles, por exemplo:

“Hoje acordei pronto para ir ao trabalho quando notei que havia algo estranho no meu carro”. Uma frase não necessariamente relacionada a nenhum produto da empresa, mas que intriga seu público a entender o que aconteceu em seguida, e cria empatia e preocupação em um nível pessoal.

Após despertar a curiosidade de seus seguidores, você pode desenrolar essa história da maneira que for mais conveniente. O importante é finalizar a história em até 3 ou 4 Stories para que não percam o interesse. Se for uma narrativa de longo prazo, mantenha-os atualizados a cada duas horas para instigar até o desfecho da história.

Esses são os principais passos para quem quer aprender como usar o Instagram para conseguir mais clientes para o seu negócio. Lembre-se de focar em despertar o desejo nos usuários com fotos, vídeos e outros conteúdos que façam sentido. Além disso, esquente o público com conteúdo engajante e que o torne mais disposto a interagir com você. Esses cuidados ajudarão a fechar mais vendas em curto, médio e longo prazo.

E aí, gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!