Como transformar seu blog em uma empresa – Parte 1

\"\"

Ter um blog extremamente profissional ao ponto de ser considerado uma empresa não é simples, pode ser caro, mas pode trazer excelentes resultados para a sua vida. Confira algumas dicas de como transformar seu blog em um empreendimento.

Marketing viral baseado no conteúdo diferenciado

Ter um conteúdo de qualidade e de preferencia ÚNICO é um caminho certo para o sucesso. Procure trabalhar com temas ainda não trabalhados ou mal trabalhados na web e aproveite esse diferencial para criar virais.

“Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.”

Por: Wikipédia

Marketing viral é mais barato e atinge milhões de usuários. Claro, não é fácil, é necessário ter criatividade e presença na internet. Gaste seu tempo em pesquisas, estudos e relacione-se com “personalidades” da internet.

Mantenha contato com o cliente e com as estatísticas

\"\"

Seus visitantes são seus clientes. Mantenha o máximo de contato com eles através de comentários, caixa de e-mail e redes sociais. Interagir e ver como estão os números é indispensável. Entenda os números de acessos do seu blog e analise o crescimento em suas redes sociais.

Comece com o simples

Grandes sites geralmente são lançados em fase “beta”, isso não é atoa. Ter um blog mais simples (simples não significa desleixado) é bom, pois aos poucos você vai melhorando todos os detalhes do blog e deixando seus visitantes surpreendidos com tanta evolução.
Realmente eu gosto de ver grandes ideias se transformando, liberando novas funções, layouts mais bonitos e funcionais, novidades e mais interação.

Obs.: Não deixe tudo para depois. O Orkut é beta até hoje e agora é meio tarde pra pensar em uma identidade permanente.

O Design é a primeira impressão

Um design bonito, simples e usual não é luxo, é pré-requisito. Veja seu blog como se você fosse um visitante e veja o que é necessário e o que é bonito.
É importante trabalhar usabilidade junto com beleza. Não adiantar ter um layout bonito e ter uma navegação ruim onde não se encontra nada. Investir nessa área é necessário e isso é trabalhamos para profissionais e não para o seu sobrinho.

Leia também:

Tenha sócios e funcionários

Sim, é possível ter funcionários, investidores e parceiros. Ter uma pessoa responsável pelo design, um editor, um investidor, um especialista em marketing, etc. Tudo isso pode fazer parte do seu blog. Quanto mais pessoas especializadas melhor o resultado.

Como eu sempre aprendi: Procure pessoas diferentes para seu negócio. Você não precisa de pessoas que saibam fazer a mesma coisa que você e sim pessoas que fazem o que você não sabe. Dessa forma seu negócio cresce ocupando espaços diferentes e tomando forma no mercado.

Procure novas soluções e tecnologias

Esteja por dentro do mercado e procure soluções inovadoras. Caso o investimento seja necessário, invista! Não deixe seu blog ficar para trás com tecnologia e ideias ultrapassadas.

Considerações

Essas dicas acima são baseadas em empreendedores da web. Existem várias e várias formas de investir e transformar seu projeto em um sucesso, acima citei caminhos mais trabalhosos, todavia caminhos mais garantidos e certos.

E você: O que está fazendo em seu blog que está dando resultado?

Leia a continuação: Como transformar seu blog em uma empresa – Parte 2