Como ter sucesso no marketing jurídico: dicas essenciais

Afinal, como ter sucesso no marketing jurídico? Se você deseja aumentar a quantidade de clientes do seu escritório de advocacia ou se tornar uma autoridade na web, não pode deixar de responder a essa pergunta.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas dicas para advogados que desejam utilizar o marketing a seu favor, sem infringir as normas do Código de Ética da OAB. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

Toda estratégia de marketing deve começar por um estudo das dores e expectativas do público-alvo.

Sem esse conhecimento é praticamente impossível entender as necessidades desse público e oferecer um serviço que esteja à altura delas.

Nesse sentido, a melhor maneira de direcionar com ainda mais eficiência os trabalhos de um escritório de advocacia é desenvolvendo um estudo de persona. Esse estudo deve compreender as seguintes variáveis de um público:

  • Interesses pessoais e profissionais;
  • Hábitos e estilo de vida;
  • Problemas e dificuldades;
  • Objetivos que possui.

Com esses dados levantados, pode-se elaborar um personagem que representa o perfil de cliente ideal de um advogado ou escritório.

Invista em identidade visual

Uma marca forte precisa de uma identidade que fortaleça a comunicação com seu público e reforce o posicionamento de um advogado ou escritório.

Deve-se pensar não somente o logotipo, como, também, a imagem dos materiais a serem exibidos e distribuídos e o design e layouts de sites e páginas.

Todos esses aspectos devem ser pensados de maneira coesa, enfatizando a missão e os valores dos profissionais de advocacia.

Ademais, deve-se evitar o desleixo tanto quanto possível. O cuidado na aparência deve dar a tônica em toda a apresentação de um advogado.

Mantenha vários canais de comunicação

Um dos grandes objetivos do marketing jurídico é facilitar a comunicação entre clientes e advogados.

E uma das principais formas de se fazer isso é otimizar os canais de acesso dos clientes, de maneira a possibilitar esse contato e evitar as desistências.

Por isso é tão importante manter as vias de comunicação sempre abertas e ativas, seja em redes sociais e e-mails, seja por meio de telefone ou WhatsApp.

Não podemos esquecer das ferramentas digitais que agilizam o atendimento ao público que chega até um escritório, como os bots de atendimento.

Elas evitam que mensagens sejam esquecidas na caixa e podem atender a diversas demandas a qualquer hora ou dia, mesmo fora do horário comercial.

Outra ferramenta que pode ser usada com muito proveito no marketing jurídico digital é o e-mail marketing.

Além de poder compartilhar conteúdos, essa ferramenta possibilita o estreitamento das relações entre advogados e clientes (ou leads).

Atenção às limitações

Por fim, não se pode deixar de lado o que está proibido pelo Código de Ética da OAB.

Esse código estabelece o que não pode ser aplicado no marketing jurídico. Por exemplo, há a proibição expressa da publicidade em veículos de comunicação da TV ou do rádio.

Também não é permitido o uso de jargões comerciais mais apelativos, comumente usados pelos varejistas.

Os preços dos honorários também não podem ser anunciados. Essa informação deve ser passada de maneira pessoal, a cada cliente.

Marketing jurídico: aproximando advogados e clientes

Para concluir, podemos dizer que utilizar as dicas que oferecemos nesse artigo é uma excelente forma de aproximação entre os profissionais da advocacia e seu público-alvo.

Não podemos esquecer que o sucesso no marketing jurídico somente é possível com uma boa gestão de escritórios de advocacia, na medida em que essas áreas atuam de maneira integrada na busca por soluções que potencializam resultados.